quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Importâcia Da Dieta Para Quem Tem Câncer






A medicina ortodoxa quer que você acredite que 95% dos casos de câncer se originam nos genes que você herdou. Acontece que mais importante que sua herança genética, nesse caso, é saber como os seu genes vão reagir a certas influências ambientais. Essa é uma área de pesquisa conhecida como epigenética.

Alguns alimentos têm a capacidade de fazer com que alguns genes combatentes do câncer reduzam muito suas funções. Da mesma maneira, há alimentos que fazem o contrário: tornam os genes combatentes do câncer ainda mais fortes.


Alimentos causadores de câncer ou alimentos que fortalecem seu sistema imunológico são assuntos de váriso livros ou mesmo sites que só tratam desse assunto. As informações são inúmeras e no final é tanta coisa na nossa cabeça que chega um ponto que não se sabe mais o que é bom ou ruim.





Sem querer me alongar muito vou passar apenas duas dicas que são poderosas para quem tem câncer ou para aqueles que se preocupam em preveni-lo. A primeira dica é bem fácil de fazer e a mesmo tempo dificílima. Com certeza são poucos que vão conseguir fazê-la, mas quem a fizer vai dar um salto gigantesco para a cura:


Dica 01: Evite ou reduza ao máximo o consumo de açúcar:
Nâo disse que ia ser difícil? E tem mais: isso não quer dizer que você tenha que substituir o açúcar pelo aspartame ou outros adoçantes artificiais que são verdadeiros venenos. Nessa caso você está saindo de canto nenhum para chegar em bulhufas! Isso inclui também os xaropes de milho que são riquíssimos em frutose (HFCS) e os grãos refinados.

Essa dica você encontra com mais detalhes no livro do Dr.David Servan Schreiber, "Anticâncer". É uma leitura que recomendo a todos. Inclusive, evitar o açúcar é um dos melhores remédios para Acne! Mas essa descoberta cabe ao Dr. Otto Warburg, ganhador do Prêmio Nobel. Ele descobriu que as células cancerosas se multiplicam em ambientes com glicose e morrem em ambientes ricos em oxigênio.

As células cancerosas são células que perderam sua capacidade de usar oxigênio para metabolizar como as células normais. Então, elas passam a fermentar a glicose para metabolizar e se multiplicar. E como é que a indústria do câncer respondeu a esta descoberta do doutor ganhador do Prêmio Nobel? Ela simplesmente ignorou o doutor...Afinal, pra que dar uma notícia dessas? Qual é o lucro de uma informação como essa?

O Dr.David Servan Schreiber no seu livro Anticâncer diz que todos nós temos células canceroras. O que acontece é que alguns organismos perdem a capacidade de se defender contra elas, e ai a doença, cada vez mais forte, a doença se alastra. E um organismo vivo, seja bom ou ruim, precisa se alimentar. Retirando a alimentação, o organismo morre ou fica muito fraco. É o que o Dr. Schreiber quer dizer com a expressão matar as células cancerosas de fome. Mesmo assim existem muitos médicos que afirmam que a nutrição não é importante e deixam seu pacientes comerem pudins, biscoitos, bolos açucarados...chega!!! Eu mesmo já estou com água na boca!! É duro, mas há momentos em que devemos fazer opções nada fáceis. E esse é um dos momentos.

Radioterapia e quimioterapia também resolvem. Fazem um estrago maior no corpo, mas...gera lucro. Uma redução ou abstinência do açúcar pode até ser um aliado nesses tratamentos. As seções poderiam ser menores com melhores resultados.

Dica 02: Consuma curcumina (cúrcuma):
O pesquisador médico Dr. Ajay Goel, PhD, descobriu que a maioria dos cânceres surgem a partir de influências epigenéticas. Assim ele procurou pesquisar alimentos que inibem o crescimento de células cancerosas. E um desses alimentos pesquisados é a curcumina que é a base do curry. É um tempero extremamente barato e fácil de se encontrar. Até em supermercado você encontra. Vá na seção de temperos que você acha.

O Dr.Ajay descobriu que a curcumina é uma grande "assassina" de células de câncer de cólon.

Já um outro médico, o Dr.Goel tem pesquisado a curcumina em outros tipos de câncer e viu que ela é também eficiente na destruição das células cancerosas de outros órgãos. Além disso o Dr.Goel está pesquisando outros codimentos e temperos que podem destruir células cancerosas. Ou seja, vem novidade por aí!

A Índia é um país com gente saindo pelo ladrão, e o índice de casos de câncer é baixíssimo! O curry é uma comida típica de lá, e o Dr.Goel começou a ligar uma coisa com outra. E foi aí que começou a pesquisa. Como disse, a curcumina é um dos principais ingredientes do curry. Além disso outros médicos e pesquisadores estão constatando que a curcumina ajuda na reposição de células cerebrais de pessoas que tiverem AVC além de aliviar os efeitos do Alzheimer.

Outra coisa: se ao procurar curcumina e não achar, procure por açafrão. É a mesma coisa! Além disso a curcumina é um excelente anti-inflamatório. Só que nesse uso há um problema de absorção. A curcumina vai precisar de uma ajudinha da piperina. E o que é isso? É o alcalóide responsável pela sensação picante da pimenta preta. Assim ela consegue chegar mais intácta ao intestino.

Eu não sei quanto a você, mas eu adoro curry! Caso você não goste, existe no mercado cápsulas de curcumina. E qual a dosagem? Bom, isso quem vai lhe dizer será o profissional como um nutricionista, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário