segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Como germinar GRÃOS ?



Saiba tudo sobre grãos e sementes germinadas neste artigo. Quanto tempo cada semente deve ficar de molho? É seguro comer germinados? Quais as propriedades nutricionais?  

Como germinar?
O primeiro passo e saber o tempo que cada semente ou grão deve ficar de molho na água, seja num copo, num pode te vidro ou tijela. segue abaixo o tempo que cada broto ou semente fica de molho:


Leguminosas comuns:


Grão de bico – 12 horas
Lentilhas – 12 horas
Feijão azuki – 8 horas
Moyashi (feijão mungo) – 8 horas



Cereais:
Trigo – 8 horas
Cevada – 8 horas
Trigo Sarraceno – 8 horas
Girassol com casca – 8 horas
Quinua/quinoa – 3 horas
Girassol cru sem casca -  3 horas



Outros que podem ser hidratados (jogar a água do molho fora):


Nozes – 6 horas
Amêndoas – 8 horas
Macadâmias – 2 a 6 horas
Sementes de linhaça – 3 horas
Gergelim  – 3 a 6 horas
Castanha do pará – 6 horas

O segundo passo é deixar as sementes no ar, de forma que fiquem húmidas.

Veja no gráfico ao lado todo o procedimentos para germinar grãos. É necessário apenas um pote de vidro, um elástico e um filó ou voal (aquela telinha usada para fazer queijo, véu de noiva, etc).

Propriedades Nutricionais
Um punhado de cereais e um punhado de leguminosas
germinadas são capazes de fornecer todos os aminoácidos essenciais.
Ainda durante a germinação, ocorre a transformação de aminoácidos não essenciais em aminoácidos essenciais.



Um copo de leite de gergelim (apenas 10g de gergelim hidratado e água) possui mais Cálcio que 100ml de leite e com um porém: o leite de vaca acidifica o sangue, logo o organismo acaba perdendo cálcio para alcalinizar o sangue, o que não ocorre quando nos deliciamos com o leite de gergelim. Além disto pouquíssimas pessoas tem acesso a leite de vaca fresco. O leite de caixinha é um veneno desprezível. A quantidade de proteínas no leite de gergelim é a mesma que do leite porém estas proteínas são facilmente digeridas pelo corpo, ao contrário das proteínas do leite.
Geralmente janto uma fatia de pão essênio (trigo germinado) e um homus de grão de bico. Uma refeição destas oferece mais de 500Kcal e mais de 20g de proteínas altamente bio disponíveis para o corpo, sem contar com as enzimas (que são destruídas pelo cozimento do grão de bico) e vitaminas e mineirais em sua totalidade.
É seguro comer germinados?
A higiene é essencial na hpra de germinar grãos e sementes. Lave bem seus utensílios e esterelize com água fervente. Após os grãos ou smenetes terem germinado, lave-os bem em água corrente e deixe-os de molho em uma tigela com algumas gottas de hipoclorito ou água oxigenada e pronto! Veja o artigo O que há de errado em cozinhar? para ver a tabela que mostra a contagem de patógenos em um prato cozido e um prato vegano, você ficará pasmo!
Queridos, não percam seu tempo, as sementes foram criadas por Deus para serem germinadas e nos ofertar amorosamente sua energia vital para animar este corpo para praticar boas ações e cultivar bons pensamentos. Sri Krishna nos diz no Bhagavad Gita (bíblia Hindú) que os grãos germinados, verduras e frutas elevam a nossa mente e ações enquanto os alimentos como ovos, carnes e alimentos cozidos nos trazem a doença e pensamentos não desejáveis.
Caso tenham dúvidas sobre o processo de germinação de sementes, peço que por gentileza deixem um comentário utilizando a caixa abaixo.


Abraços fraternos,
Krishnaprem (Nilson Dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário