quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Abobrinha no suco da Luz do Sol - Por Conceição Trucom‏

Fui convidada para estar na TV Gazeta junto com a Claudete, falando um pouco sobre o Suco de Luz do Sol, o puro leite da natureza, um coquetel de clorofila (nutrição e desintoxicação), e, preparando receitas e comentando sobre a Abobrinha, suas propriedades e benefícios...
As abóboras, inclusive a abobrinha, base da alimentação dos maias, incas e astecas, todas as variedades são ótimas para preparar sucos vivos, ricos em vitamina A, B1, B2, fósforo, cálcio, ferro e triptofano, aminoácido essencial que age contra a depressão.
Contém altíssimo teor de betacaroteno, antioxidante poderoso, indicado na prevenção de problemas cardiovasculares, de visão como catarata, de memória e câncer. O suco natural de abóbora age como estimulante suave dos rins, diminuindo a retenção de água, sem efeitos colaterais. Por sua natureza alcalinizante, seu suco é excelente para os que sofrem de artritismo. No preparo do suco de abóbora, deve-se aproveitar também suas sementes cruas. Trata varizes em cataplasma.
EM DOSE DUPLA
A abobrinha é um fruto colhido ainda verde, pertencente à família Cucurbitaceae, assim como a melancia, o melão, o pepino e a moranga. Quando deixado na planta, o fruto se desenvolve até formar a abóbora madura.
Originou-se no continente americano, do Peru até sul dos EUA. É um fruto de fácil digestão, rico em niacina, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Possui poucas calorias.
Por ser rica em fibras, assegura ao intestino um bom funcionamento, evitando a prisão de ventre e diminuindo o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, a presença de betacaroteno (provitamina A) oferece proteção antioxidante, ou seja, protege as células de ataques de radicais livres e da oxidação, prevenindo diversas doenças.
INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
Destaca-se na abobrinha o elevado teor de tiamina (vitamina B1).
Entre outros benefícios à saúde, a abobrinha auxilia no bom funcionamento do intestino e é ligeiramente diurética.
100 g contêm, em média:
Macrocomponentes
             Glicídios (g)                 4
             Proteínas (g)                 2  
             Lipídios (g)                 0
             Fibras alimentares (g) 0
Vitaminas
              Vitamina A1 (mg)         23
              Vitamina B1 (mg)         230
              Vitamina B2 (mg)         80
              Vitamina B3 (mg)         0
              Vitamina C (mg)        2
Minerais
              Sódio (mg)                29
              Potássio (mg)       186
              Cálcio (mg)               20
              Fósforo (mg)       15
              Ferro (mg)                 0
Conteúdo energético (kcal) 28
COMO COMPRAR
Os melhores preços de abobrinha italiana são encontrados de julho a dezembro e de abobrinha menina de setembro a janeiro.
Dois tipos de abobrinha são mais comuns no mercado brasileiro: a abobrinha tipo menina, que tem o fruto com pescoço e a tipo italiana, com o fruto alongado sem pescoço. As cores vão do verde bem claro, quase branco, até verde médio com faixas de cor verde mais escuro. Em alguns mercados, pode-se encontrar fruto de cor amarela forte e uniforme, que não deve ser confundido com o fruto verde amarelecendo por estar velho.
Os frutos são muito sensíveis e se machucam com facilidade, apodrecendo rapidamente nas partes machucadas. Por isto, escolha-os com cuidado, sem apertá-los ou danificá-los com as unhas, e compre-os por último evitando que sejam amassados pelos demais produtos no fundo do carrinho.
Escolha os frutos firmes, com a casca de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas. As abobrinhas devem ter no máximo 20 cm de cumprimento. Quando menores são mais tenras e saborosas.
Quando já picada e embalada em filme de plástico deve obrigatoriamente estar em expositor refrigerado. Preste atenção no prazo de validade e não compre se houver formação de líquido amarelado no fundo da embalagem, o que indica que o produto está começando a se deteriorar.
COMO CONSERVAR
Prefira comprar somente a quantidade necessária para consumir logo, pois a abobrinha se estraga rapidamente, ficando murcha, com a casca sem brilho ou apodrecendo.
Quando em condição natural, os frutos devem ser mantidos em local fresco e sombreado, por até 2 dias, sendo que na época seca do ano este tempo pode ser ainda menor.
Na geladeira, podem ser conservadas por no máximo 5 dias. Coloque os frutos sem lavá-los dentro de saquinhos de plástico, na gaveta inferior da geladeira. Se preferir lavá-los antes de guardar, não se esqueça de secá-los com papel toalha ou com um pano limpo. Se houver formação de gotículas de água dentro da embalagem, recomenda-se perfurá-la com um garfo.
Para congelar, lave bem os frutos, seque-os e corte-os em rodelas ou cubos. Coloque os pedaços sobre uma bandeja ou vasilha aberta e leve-os ao congelador até que endureçam. Em seguida, coloque os pedaços congelados em sacos ou vasilhas de plástico rígido e retorne-os ao congelador.
COMO CONSUMIR
Não há necessidade de descascar os frutos para utilizá-los. Sua casca é rica em fibras. Pequenos ferimentos na casca, sem apodrecimento, não comprometem sua utilização. Remova a parte ferida com faca e utilize o restante. Os frutos são consumidos com as sementes quando estas estão bem pequenas e macias.
Não há necessidade de cozinhar a abobrinha em excesso pois ela fica mais saborosa e mais nutritiva quando mais consistente. Também não é preciso acrescentar água a não ser em sopas e caldos, pois a própria água da abobrinha é suficiente para cozinhá-la.
Quando a abobrinha está bem nova e pequena, pode ser servida crua e ralada em salada ou como base para canapés. 
DICAS
Prefira comprar frutos com o cabinho, pois eles se conservarão por mais tempo.
Os seguintes temperos combinam com a abobrinha: alho, cebola, pimenta, cebolinha verde, azeite, limão, gergelim, manjericão.
RECEITAS
SUCO DE LUZ DO SOL - Receita Básica para 1 pessoa 
Ingredientes: 1 maçã média picada com casca e sem semente (a maçã irá dar o tom de doçura do suco). Iniciantes precisam colocar mais maçã (tipo 1 grande ou 2 pequenas) para irem se adaptando aos novos sabores, principalmente das folhas. 
1 abobrinha média. Sua principal função é ser o socador para forçar os ingredientes a entrarem no fluxo do liquidificador.
3 folhas de couve (manteiga, do brócolis ou da couve-flor) ou outra hortaliça verde escura (escarola, folha da beterraba, rama da cenoura).
3 ramos de hortelã, capim limão ou erva cidreira.
1 mão de sementes de girassol (sem casca) acordada (4 – 8hs).
cenoura média. 
Suco fresco de 1 limão médio (responsável pela rápida alcalinização e assimilação dos minerais). 
Preparo: Coloque a maçã picada no liquidificar, acrescente o suco fresco do limão e use abobrinha como socador até que o primeiro líquido se forme. Coe num coador de pano e volte para o liquidificador. Acrescente as sementes germinadas, as folhas verdes, o legume e a raiz. Coe e beba imediatamente.

Lasanha de abobrinha: prepare uma pasta com 1 xícara (chá) de amendoim + sal + suco de limão + folhas frescas de hortelã pimenta. Fatie a abobrinha em lâminas finas e marine (sal e limão) com as mãos. Monte alternando as camadas com as fatias de abobrinha, a pasta de amendoim. Finalize com rodelas de tomate, salsa e cebolinha. Decore com Castanha-do-Pará germinada e ralada e regue um pouco de azeite.
Macarronada de abobrinha e cenoura: 2 abobrinhas médias fatiadas em talharim (opções: chuchu, cenoura), 1 cenoura grande igualmente fatiada, 1 mão cheia de amendoim germinado, salsa picada, 2 tomates picados, sal marinho e azeite extra virgem a gosto. Arrume a abobrinha num refratário junto com a cenoura. Em separado misture o amendoim germinado (meio quebrado no processador) com os demais ingredientes. Coloque como o molho sobre os fios de abobrinha e cenoura. Decore com folhinhas de salsa e castanha-do-Pará ralada.

Molho de Tomate Natural: 2 tomates crus (bem vermelhos) e picados, 10 metades de tomate seco (compra-se seco, sem óleo e temperos), 1 colher (sopa) de pimentão vermelho picado, 5 tâmaras sem caroço e 1 xícara (chá) de água morna. Para acertar a cremosidade use linhaça germinada (1 colher sopa da semente de molho por 4-8 horas em 5 colheres sopa de água filtrada) suficiente. Deixe o tomate seco e as tâmaras de molho na água morna ou chá de flor dos hibiscos por uns 20-30 minutos. Coloque tudo no liquidificador e bata até textura cremosa. Tempere a gosto com sal marinho (ou missô), pimenta do reino, gotas de limão e alho. Dura na geladeira até 48 horas. 

Canapés: rodelas de abobrinha verde - lave e seque uma abobrinha verde pequena. Não precisa descascar. Fatie em rodelas de 2-3 milímetros de espessura.

Maionese de Castanha de Caju: Deixe 1/2 xícara (chá) da castanha de caju crua (a torrada está tri-morta e não gera leite ou maionese) em meia xícara (chá) de água filtrada por 4 horas. Derrame tudo (castanha + água da hidratação) no liquidificador. Faça o leite. Acrescente os seus temperos como salsa, cebolinha, alho, azeitona, tomate seco, sal ou missô, enfim... esta é a sua parte. Depois de obtido o creme temperadinho vá adicionando o fio de azeite extra-virgem até obter a textura desejada. Quanto mais azeite colocar, mais firme será a maionese. Ou seja, se você deseja só preparar um molho de salada, coloque menos azeite.
Enroladinhos: lâminas de abobrinha verde marinada, recheados com maionese de castanha de caju, patês de sementes.


Fontes: livro Alimentação Desintoxicante – Conceição Trucom – Ed. Alaúde


Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br
Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, o que possibilitará o consumo desta fruta e a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário