quinta-feira, 1 de março de 2012

Couve Marinada com Gergelim Germinado

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ingredientes

3 colheres de gergelim natural
2 molhos de couve cortadinha a mineira (ou 2 saquinhos comprados...rs)
½ cebola
1 dente de alho pequeno bem amassadinho
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
3 colheres de sopa de shoyo
2 pitadas de sal

Preparo:
Germine: o Gergelim é previamente germinado. Deixe de molho em água limpa por 8 horas, enxague e coloque por 8 horas no ar. Reserve.

Couve Marinada com Gergelim Germinado
Prepare: Fatie a cebola bem fina ou use o ralo liso de um ralador manual. Lave em agua filtrada em temperatura ambiente, use um coador de plástico para ajudar. Escorra bem e tire o excesso de água com pano limpo. Num pote a parte misture a cebola e o shoyo, usando as mãos. Deixe de molho até a hora de amornar. Amasse o alho até liquefazer.

Marine: Numa panela misture todos os ingredientes, exceto o azeite, marine, apertando o alimento entre as mãos, perceba o calor que seu corpo transmite ao alimento, note que ele mudará de textura. Repita isso em toda a couve até ganhar aspecto de “cozido”, ou seja, macio, tenro e com coloração verde mais escura.

Amorne: Use o fogo na chama mínima, mantenha as mãos dentro da panela, mexendo suave e constantemente até a temperatura que suas mãos suportem confortavelmente. Quando terminar, apague o foto e retire a panela do fogão. Só então acrescente o azeite e misture delicadamente.

Sirva: Limpe os borrões das bordas internas da panela com um pano limpo. Sirva na panela tampada. Quando ninguém estiver se servindo mantenha a panela tampada, ajudará a preservar o alimento amornado.

Sugestão de acompanhamento: Farofinha Viva de Cenoura e Gergelim Germinado. Não tem problema repetir as sementes germinadas, ao contrario até facilita a vida! :O)

Sugestão de variação de germinados: quinua germinada por 6 horas na água.

Um comentário: