terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Vitamina C para o rosto - Solução caseira


Veja 3 benefícios da vitamina C para o rosto

Vitamina C para o rosto pode rejuvenescer a pele.



Todo mundo sabe que a vitamina C é essencial para a saúde. Mas nem todos desconfiam de sua importância para a beleza da pele
A pele é muito bem tratada por esse elemento presente em frutas, legumes, verduras e outros alimentos de fácil acesso. Então, que tal conhecer cinco benefícios da vitamina C para o rosto?

Como adotar a vitamina C para o rosto

Existem versões manipuladas e industrializadas que podem ser adotadas na vitamina C para o rosto. Ambas podem ter formulações que protegem a integridade dos ativos.
vitamina-c-para-o-rostoVitamina C pode ser usada em cremes tópicos, por exemplo. Foto: Shutterstock



No caso do manipulado, há opções de produtos que apresentam uma boa estabilidade como, por exemplo, o Ascorbosilane C, que é uma vitamina C associada ao silício orgânico, que possibilita ao ativo permear as camadas da pele e apresentar ação mais efetiva. Sobre a eficácia, tanto um tipo quanto o outro trata a pele. Muitos cremes atuais vêm com a vitamina C microencapsulada, o que a protege da fácil degradação na sua forma simples.
Seja qual for a versão, o ideal é seguir uma orientação médica. O dermatologista sabe as marcas que contêm a molécula em sua melhor forma de absorção, assim como os produtos que, além da vitamina C, possuem outros agentes antioxidantes que potencializam sua ação, como a vitamina E e o ácido ferúlico.
Frágil
A vitamina C é um ativo muito vulnerável, isto é, ao menor contato com o ar, se oxida e tem suas propriedades alteradas, o que reduz sua eficácia. Por isso, a embalagem dos cosméticos que contêm o ativo faz toda a diferença. De qualquer modo, é bom ter cuidado. Vale lembrar que não é bom armazenar o frasco em ambientes úmidos e quentes.

Benefícios da vitamina C para o rosto

1 - Colágeno
Alguns testes clínicos mostraram que a vitamina C no rosto estimula a síntese de colágeno, uma das fibras de sustentação da pele. Existem diversas enzimas relacionadas à produção de colágeno que necessitam da vitamina C para atuar em sua forma plena; sendo assim, acredita-se que o uso tópico da substância, em cremes e outros cosméticos, possa influenciar positivamente a sua produção.
2 - Efeito clareador
Por inibir uma das etapas da fabricação de pigmento, o uso tópico da vitamina C no rosto promove um leve efeito clareador, o que faz dela um bom coadjuvante nos tratamentos de clareamento, apesar da sua ação ser menor do que a da hidroquinona (comumente usada para clarear a pele), com a vantagem de não trazer os efeitos colaterais associados ao uso da substância mais poderosa. A vitamina C no rosto melhora a distribuição dos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação, e é uma boa alternativa para os pacientes que não toleram clareadores à base de hidroquinona.
3 - Antioxidante poderoso
O poder de proteção contra o envelhecimento é indiscutível. É o princípio ativo mais eficaz depois do ácido retinoico, sob o ponto de vista tópico. A vitamina C para o rosto combate os radicais livres e melhora as defesas da pele, pois fortalece a imunidade das células cutâneas. Além disso, tem ação hidratante e aumenta o tônus do rosto. O efeito preventivo também é intenso. Por ser um poderoso antioxidante, a aplicação regular da vitamina C tópica é muito útil para a prevenção do desgaste cutâneo em suas diversas formas.


Soluções caseiras

Há quem prefira a opção por cremes feito em casa, o que sempre é uma opção barata e que pode apresentar bons resultados. Para fazer uma máscara caseira de vitamina C para o rosto, você precisa de uma pastilha efervescente de vitamina C, uma gema de ovo e uma colher de mel.
Bata a gema de ovo e o mel, até obter uma mistura homogênea e depois misture com uma pastilha de vitamina C dissolvida em uma colher de água. Aplique no rosto com um pincel largo e deixe agir por 15 minutos, enxaguando na sequência com água morna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário