terça-feira, 27 de agosto de 2013

24/09/2012 :: “LÁCTEOS” por Sônia Hirsch

Você ainda toma leite?


Acontece que o consumo de leite de vaca e seus derivados - yogurte, coalhada e principalmente queijo - está cada vez mais associado a asma, urticária, renite, alergias em geral, artrite, inflamação intestinal, problemas renais, diabetes insulino-depententes, linfoma não-Hodgkin e câncer, especialmente de pâncreas pulmões e ovários. A questão é a proteína do leite, dificílima de digerir, que sobrecarrega o sistema imunológico e a três por dois inflama as amígdalas e adenoídes, dá sinusite, catarro, resfriados constantes, gases e prisão de ventre. Para piorar, essa proteína - destinada a constituir chifres, pelos e rabo, num animal de meia tonelada - chega à nossa mesa acompanhada de uma quantidade absurda de hormônios e antibióticos que as pobres vacas tomam para dar mais leite e não ficarem doentes.
Já notou como as meninas de hoje desenvolvem os seios mais cedo, menstruam logo e têm muito mais displasia mamária? Se você tem alguns dos sintomas descritos acima, faça a prova dos nove; uma semana sem laticínios. E chocolate, só meio-amargo. Ah! Mas e o cálcio? De onde você vai tirar o cálcio para não Ter osteoporose se não tomar leite nem comer queijo? Dos vegetais, ora essa. Do melado (2 colheres de sopa fornecem 270 mg de cálcio, o que é mais da metade das necessidades diárias segundo a Organização Mundial de Saúde). Da casca do ovo em pó - seca, moída, peneirada, e você todo dia deixa de molho uma colherinha deste pó em sumo de limão durante meia hora e mistura no suco, no prato de sopa, no seu feijão. Obter cálcio não é problema.
Assimilar é que são elas. Dica: caminhar muito e tomar sol de manhã. Porque aí os ossos vão pedir ao sangue o cálcio que você comeu, e o sol em contato com a pele vai produzir vitamina D para ajudar no processo. Outra dica: cigarros, refrigerantes e excesso de proteína fazem você eliminar mais cálcio que deveria.

Retirado do livro "Só Para Mulheres" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário