sexta-feira, 3 de julho de 2015

Incríveis propriedades da batata doce

Incríveis propriedades da batata doce

Incríveis propriedades da batata doceMuita gente não sabe que a batata doce é muito usada na alimentação de atletas, em especial, de fisiculturistas. Mas o real motivo ainda é segredo para muitas pessoas.
Este alimento é ótimo para o aumento da massa corporal. A preferência pela batata doce por este público está diretamente relacionada ao seu poderoso índice glicêmico, que nada mais é que a interpretação da velocidade que a glicemia aumenta na nossa corrente sanguínea.
No geral, quanto maior é este índice nos alimentos, mais rapidamente é absorvido, só que em forma de glicose, aumentando a glicemia. Em relação a batata inglesa, este alimento apresenta um índice glicêmico menor e por este motivo está um passo a frente.

Nutrientes

Na batata doce encontramos boas fontes de vitaminas, como A e B e altos índices de sais minerais, como fósforo, ferro, cálcio e potássio.

As partes da batata doce

A batata doce pode ser consumida em sua totalidade, já que no geral, apresenta muitos benefícios. incluindo raízes e folhas. As raízes podem ser consumidas assadas, fritas e até mesmo cozidas. Uma ótima opção é comer as folhas em sopas ou refogadas.
sweet potato
As raízes podem ser consumidas assadas, fritas e até mesmo cozidas. Uma ótima opção é comer as folhas em sopas ou refogadas.

Vantagens em comer

Atua como retardante do envelhecimento porque contém uma proteína específica que atua como antioxidante; Tem poder anti-inflamatório em partes do cérebro e no sistema nervoso.
E mais, apresenta em sua composição beta-caroteno, que é precursor da vitamina A e atua diretamente no nosso sistema imunológico, além de melhorar a pele.
A coexistência  desses dois importantes compostos, o beta-caroteno e antioxidantes, resulta em benefícios incríveis, uma vez que alimentos que apresentem esses compostos ajudam o oxigênio a seguir seu fluxo em nosso corpo da maneira correta, estimulando a atividade cerebral e destruindo os radicais livres.
E é por isso que a batata doce é um alimento muito indicado para aquelas pessoas que querem fortalecer a memória e mante-la ativa por muito tempo.
Apesar de carregar a palavra doce no nome, esta batata é uma importante alidada dos diabéticos, pois é capaz de diminuir os níveis de açúcar na corrente sanguínea.
A presença da vitamina B6 faz aumentar a produção de anticorpos, que são os principais responsáveis pelo combate à várias doenças.
Esta mesma vitamina consegue regular nosso sistema nervoso e acelerar a produção de hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio no nosso corpo.
Está esperando o quê? Depois de tantos benefícios que este alimento traz, já passou da hora de você ir ao mercado, incluir este alimento em suas compras e ter uma vida bem mais saudável.

Máscaras para alisar o cabelo naturalmente

Máscaras para alisar o cabelo naturalmente

Máscaras para alisar o cabelo naturalmenteSem dúvida que o sonho de muitas mulheres é de ter um cabelo liso e sedoso, como o das modelos nas propagandas, passarelas e revistas. Entretanto, os procedimentos usados até o momento fazem muito mal ao couro cabeludo, porque o queimam. Conheça no seguinte artigo quais são as melhores máscaras para alisar o cabelo de maneira natural e poder dizer adeus às chapinhas ou as químicas.

Máscaras para alisar o cabelo

Para poder ter um cabelo liso, cumprido, brilhante e forte, não hesite em usar as seguintes receitas de máscaras, deixe de lado os tratamentos conhecidos até agora e esqueça da genética.
  • Máscara de coco para alisar o cabelo: Este creme caseiro para o cabelo mais lisos requer de alguns ingredientes fáceis de conseguir em qualquer mercado. Você irá precisar de meio coco fresco, uma colher de aveia moída, uma colher de amido e meia xícara de leite. Coloque todos os ingredientes (exceto o amido) em um processador e peneire. Dilua o amido em um pouco de água, leve ao fogo e deixe ferver, acrescente  antes os outros ingredientes misturando. Continue mexendo até obter um creme. Aplique no cabelo desde as pontas até a raiz e cubra com papel alumínio ou uma sacola plástica (pode ser até uma tolha). Deixe que atue durante 25 a 30 minutos e depois lave seu cabelo como de costume.
  • cabelo oleoso
  • Máscara de azeite de oliva para alisar o cabelo: Sem dúvida, o azeite de oliva é um aliado na beleza (assim como na gastronomia). Para fazer esta receita você irá precisar de 30 gramas deste azeite, uma cápsula de óleo de jasmim (ou uma colher de óleo essencial) e 30 gramas de condicionador sem amoníaco ou de preferência neutro e natural. Misture estes três ingredientes até que se forme um creme bem homogêneo. Aplique sobre o cabelo depois lave com shampoo e antes do condicionador, deixe atuar 20 minutos e enxágue completamente. Penteie normalmente, sem usar o secador de cabelo.
  • Máscara de mel e frutas para alisar o cabelo: O mel é um produto natural que tem dezenas de propriedades, proporcionando umidificação e proteção contra as intempéries (sol, frio, vento) ou os processos químicos e térmicos (cloro, chapinha, secador, tintura). As frutas são antioxidantes por excelência, oferecem uma boa dose de vitaminas e minerais, nutrem o cabelo, evitam o ressecamento e, como consequência, deixam de lado o tão odiado “frizz”. Para fazer esta receita você irá precisar de cinco colheres de mel puro de abelha, uma banana e meia e duas laranjas. Descascar e picar as bananas; obter o suco das laranjas e acrescentar tudo no liquidificador, bata até conseguir uma mistura homogênea. Lave o cabelo e seque, depois coloque esta máscara em toda a sua extensão. Deixe atuar por uma hora e lave novamente com shampoo e condicionador de costume.
Pasar chapinha no cabelo
  • Tratamento de aipo para alisar o cabelo: Você precisa de umas folhinhas de aipo. Triture um pouco com água fria no liquidificador e coe o líquido. Guarde em uma garrafa de vidro durante toda a noite, pela manhã aplique em todo o cabelo massageando até que todo ele esteja bem úmido. Enxágue e lave como de costume.
  • Tratamento com leite para alisar o cabelo: Você irá precisar simplesmente de uma xícara de leite e meia xícara de água. Coloque em um borrifador e aplique de maneira uniforme por todo o cabelo. Deixe atuar uns 25 minutos e depois seque com a toalha. Penteie bem, lave e enxágue. Você pode repetir esta alternativa até três vezes por semana para obter melhores resultados.
  • Tratamento de leite e limão: Misture um copo de leite com duas colheres de suco de limão e leve a geladeira. Quando tenham adquirido uma consistência espessa aplique de maneira uniforme e massageando bem. Penteie e cubra a cabeça com uma toca de banho. Deixe que seque (uns 30 minutos). Enxágue com a ajuda de um pente. Se você repetir duas ou três vezes por semana obterá além disso um cabelo brilhante.
  • Creme caseiro de coco e limão para alisar o cabelo: Embora não deixe o cabelo bem liso, o bom é que te ajudará a eliminar o frizz e o deixará mais suave, menos “esponjoso”. Misture uma xícara de leite de coco com o suco de um limão e coloque na geladeira por algumas horas. Aplique no cabelo e deixe atuar entre 45 minutos a uma hora, depois enxágue e lave como de costume. Te servirá pra diminuir as ondas do cabelo.
  • Crescimento do cabelo
  • Creme caseiro de óleos para alisar o cabelo: faça um tratamento de óleos quentes (coco, amêndoas ou oliva) para massagear o couro cabeludo. Depois embrulhe em uma toalha quente e deixe atuar alguns minutos antes de lavar normalmente.
  • Creme caseiro de leite e mel: Misture algumas colheres de leite com outras de mel e alguns morangos amassados. Coloque no cabelo e deixe atuar duas horas antes de enxaguar.
  • Creme caseiro de óleo para alisar cabelos muito enrolados: Coloque para esquentar algumas colheres de óleo de amêndoas, o suficiente para cobrir o cabelo, até ficar morno, depois aplique no cabelo e envolva em uma toalha por 20 minutos. Penteie todos os nós e volte a cobrir por mais meia hora.  Ao retirar a toalha e pentear pela segunda vez, você notará que o cabelo alisou bastante, e se precisar utilizar a chapinha, pelo menos seu cabelo não irá sofrer tanto.
  • Cabelo preto

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Sobre a Tapioca

Tapioca é fonte de energia, mas pobre em nutrientes

Ao contrário do que muitos acreditam, ela não emagrece e pode até favorecer o ganho de peso

Saiba tudo sobre a tapioca - Foto: getty Images
Saiba tudo sobre a tapioca
A tapioca é feita com a fécula da mandioca que é aquecida na frigideira e derrete um pouco, formando uma casca que pode ser utilizada como um crepe. O principal macronutriente presente na tapioca é o carboidrato. 
Este alimento tipicamente brasileiro está em destaque nos últimos anos por não conter glúten. Assim, a tapioca tem sido muito utilizada como substituta do clássico pãozinho. O glúten é uma proteína encontrada junto com o amido em cereais como o trigo, centeio, cevada e malte. Assim, todos os alimentos derivados destes cereais, como o pão francês, possuem glúten. Apesar de muitas pessoas acreditarem que o glúten favorece o ganho de peso, isto não é verdade. 

Principais nutrientes

A tapioca é rica em amido que é uma ótima fonte de carboidratos. Ao ingerimos carboidratos, temos glicose na corrente sanguínea constantemente, esta é a principal molécula que fornece energia para as células do corpo. 
Os carboidratos também são essenciais para o funcionamento do cérebro. Eles ainda são aliados do bom humor. A diminuição do consumo de carboidratos pode afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor capaz de influenciar o humor e o bem-estar dos indivíduos. A tapioca também conta com um pouco de zinco e potássio. 

Benefícios da tapioca

O principal benefício da tapioca é ser uma fonte rápida e prática de energia para o organismo. Assim, ela é boa para quem acabou de realizar uma atividade física intensa, pois fornece com velocidade a energia que havia sido perdida. Também é uma ótima alternativa para pessoas que tem intolerância ao glúten, já que não possui esta substância. 

Os problemas do consumo da tapioca

A tapioca possui altos índice e carga glicêmicos. Carga glicêmica é a quantidade de glicose que o alimento possui, enquanto o índice glicêmico é a velocidade com que a glicose entra no organismo. 
Quando um alimento possui carga e índice glicêmicos altos isto pode levar a problemas de saúde como: obesidade, diabetes tipo 2, problemas na cognição e problemas cardiovasculares. A obesidade ocorre porque com maiores carga e índice glicêmicos, a quantidade de insulina no corpo aumenta. Esses excesso de insulina no corpo leva ao acúmulo de gorduras. O excesso de peso favorece o diabetes tipo 2. Além disso, se o corpo produzir insulina em excesso constantemente, torna-se necessário uma quantidade cada vez maior deste hormônio para cumprir sua função. Isto pode gerar uma sobrecarga no pâncreas, que é o responsável por secretar a insulina, o que causa o diabetes tipo 2. Por isso, a tapioca não é orientada para pessoas com diabetes ou pré-diabetes. 

Pão X tapioca

Atualmente, há a crença de que a tapioca seria mais saudável do que o pão. Contudo, isto só é válido para pessoas com intolerância ao glúten. Tanto os pães quanto a tapioca possuem muitas calorias. 100 gramas de pão francês contam com 300 calorias, segundo a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos da Unicamp, enquanto a mesma quantidade de tapioca possui 240 calorias, de acordo com a TACO. O pão francês possui um índice glicêmico um pouco menor do que a tapioca. Assim, ambos são fontes de carboidratos e afetam o organismo de forma similar. 
Contudo, o pão integral é uma escolha mais saudável do que a tapioca. Isto porque ele possui um índice glicêmico muito menor do que a tapioca e ainda tem proteínas e vitaminas do grupo B. 

Quantidade recomendada

Não há uma orientação sobre o consumo da tapioca especificamente. Mas há uma recomendação sobre a quantidade de cereais ingeridos no dia. Recomenda-se entre duas e quatro porções, sendo que o melhor é manter a média de três porções no dia. 

Como consumir

Como a tapioca não possui muitos nutrientes, é importante adicionar fontes de fibras e proteínas nela. Boas opções de fibras são chia, aveia, linhaça e gergelim que podem ser adicionados na massa. Para o recheio, boas opções são atum, frango desfiado, ovo (desde que não seja frito), queijo branco e outros. Vegetais e legumes também podem ser adicionados no recheio.  

Contraindicação

A tapioca não é orientada para pessoas com diabetes e também pré-diabetes. Quem tem obesidade também deve evitar grandes quantidade de tapioca, já que ela favorece o ganho de peso. 

Fonte consultada:

Roberto Navarro, médico nutrólogo e clínico geral, especialista Minha Vida. 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Alimentos que podem aumentar o risco de câncer

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14669-conheca-oito-alimentos-que-podem-aumentar-o-risco-de-cancer

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Unhas Fracas - Por que ?

Unhas que descamam: causas e tratamentos


A descamação das unhas é um problema com diversas causas, desde o estresse até a má alimentação, problemas na tireoide ou o fato de deixarmos as mãos na água por muito tempo. Conheça nesse artigo as causas, tratamentos e soluções para este problema tão comum.

Por que as unhas descamam?

Como dito anteriormente, as causas para o descamação das unhas são variadas. É aconselhável consultar um médico, entretanto, existe a opção de realizar um tratamento caseiro para solucionar e prevenir o problema.
Se a origem do problema está relacionada com uma má alimentação, provavelmente o que falta no organismo é o cálcio. Nesse caso, para solucionar o problema é preciso consumir lácteos tais como o iogurte, leite, queijo, além de outro alimentos tais como espinafre, acelga e todas as verduras de folhas verdes.
Também é importante evitar o consumo de bebidas gasosas, mate, café, chá, etc. pois esse tipo de bebida não permite uma absorção ótima do cálcio. Outra opção é consumir complementos de vitamina A, B e D, ou cálcio.
unhas2
Ainda, se a origem do problema é a falta de hidratação, é recomendável consumir frutas, líquidos (água e sucos) e tomate, além de outros vegetais, para prevenir que a descamação seja maior.
Além disso, aplique um creme hidratante nas unhas, se possível antes de se deitar ou depois de permanecer em contato com água por muito tempo (lavando roupa a mão, louça, dando banho nas crianças etc.).
Essa opção também é aplicável no caso de pessoas que comem ou roem as unhas, afinal, dessa maneira, as unhas permanecem constantemente em contato com a saliva, além dos pedaços de unha que se perdem.
Quanto à estética, alguns tratamentos ou práticas podem danificar a saúde das unhas como, por exemplo, aplicar unhas postiças, lixar exageradamente, usar esmaltes de má qualidade ou com muito formol, secar as unhas quando estão úmidas repetidas vezes, tirar o esmalte com químicos muito agressivos (a acetona também faz mal à pele quando ambas entram em contato), não deixar passar um ou dois dias sem usar esmalte para que as unhas “respirem”, etc.
Outra das causas para a descamação das unhas é o contato com produtos químicos, tais como desinfetantes e demais produtos de limpeza, sem usar luvas. Tal prática deve ser evitada sempre, pois tais produtos provocam irritação na pele e descamação das unhas.
unhas3
A doença da tireoide também pode desencadear um problema com a dureza das unhas. Nesse caso é preciso procurar um endocrinologista para que receite o tratamento correspondente à doença.
Por fim, outra causa pode ser o estrese ou a falta de sono. Esses dois fatores podem ser modificados simplesmente deixando que os problemas do trabalho fiquem no trabalho, procurando o lado positivo das discussões entre aqueles com quem nos relacionamos, pensando de que maneira solucionar a falta de dinheiro, etc.
Para dormir melhor existem inúmeros tratamentos naturais, como ervas para preparar infusões e relaxar o corpo e a mente.

Recomendações para fortificar as unhas

  • Não utilize esmaltes de má qualidade, muito baratos, porque podem conter produtos químicos prejudiciais às unhas, debilitando-as;
  • Use esmaltes específicos para evitar a descamação. Existem muitas marcas de cosméticos que oferecem produtos para tratar esse problema, dentro de suas linhas “terapêuticas”;
  • Aplique um fortalecedor de unhas três vezes por semana;
  • Evite cortar ou tirar as escamas para que não danifique ainda mais a matriz da unha;
  • Submerja os dedos em um recipiente com água e vinagre de maçã por 3 minutos, duas vezes por semana;
  • Use uma lixa especial para lixar as unhas lentamente e tirar as escamas, deixando-as mais lisas. O uso frequente da lixa não é recomendável, pois a unha ficará muito fina;
  • Embeba um algodão com azeite de oliva e passe-o nas unhas para hidratá-las e selar as escamas.
unhas4

 omo preparar fortalecedores caseiros

Aqueles que sofrem com unhas frágeis, que quebram a todo o momento, um bom fortalecedor será ideal para fortalecer as unhas e torná-las saudáveis em pouco tempo. É possível encontrar uma grande variedade de marcas e modelos de fortalecedores para unhas no mercado, porém, existem receitas caseiras igualmente eficazes, mais econômicas e naturais.
  • Creme fortalecedor para as unhas: esse creme é preparado com 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 colher de sopa de mel, 1 pitada de sal e 1 gema de ovo. Misture todos os ingredientes e aplique sobre as unhas. Deixe atuar por 20 minutos e depois enxágue com água morna. O procedimento pode ser repetido três vezes por semana.
unhas5
  • Azeite de oliva extra virgem: mergulhe as unhas em um recipiente com esse azeite, deixe por vários minutos antes de se deitar, ou embeba um algodão no azeite e massageie as unhas todas as noites. Se o azeite de oliva for misturado com o óleo de amêndoas, teremos o complemento ideal para que suas unhas fiquem mais fortes (2 colheres de sopa de cada um). Aplique nas unhas e cutículas e deixe atuar por 10 minutos.
  • Fortalecedor “recarregado”: se você já comprou um fortalecedor em uma farmácia ou perfumaria, adicione nele um dente de alho socado, 5 gostas de suco de limão e 5 de iodo branco. Misture bem, deixe repousar 2 dias e aplique por duas semanas seguidas nas unhas.
  • Cebola: corte uma cebola ao meio e coloque as unhas dentro dela por 5 minutos. Depois retire-as e deixa-as secarem ao ar livre.

INCA recomenda redução progressiva do uso de agrotóxicos

INCA recomenda redução progressiva do uso de agrotóxicos

Instituto defende que uso de agrotóxicos aumenta o risco de câncer e pode causar outros problemas de saúde

POR MINHA VIDA PUBLICADO EM 09/04/2015
O Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde, se posicionou pela 1ª vez pela diminuição do uso de agrotóxicos. Ele recomendou o estabelecimento de ações que visem à redução progressiva e sustentada do uso de agrotóxicos, como está previsto no Programa Nacional para Redução do uso de Agrotóxicos. 

Em substituição, o INCA apoia um modelo que otimize a integração entre a capacidade produtiva, uso e conservação da biodiversidade e dos demais recursos naturais essenciais à vida. Isto porque este modelo, de acordo com o INCA, além de incentivar a produção de alimentos livres de agrotóxicos tem como base o equilíbrio ecológico, a eficiência econômica e a justiça social, fortalecendo agricultores e protegendo o meio ambiente e a sociedade. 

Agrotóxicos e a saúde 

De acordo com o INCA, uso de agrotóxicos pode causar intoxicações agudas e crônicas. As agudas são aquelas que afetam principalmente pessoas expostas em seu ambiente de trabalho e são caraterizadas por: irritação da pele e olhos, coceira, cólicas, vômitos, diarreia, espasmos, dificuldades respiratórias, convulsões e morte. Já as intoxicações crônicas, segundo o INCA, podem afetar toda a população. Isto porque elas são decorrentes da presença de agrotóxicos nos alimentos e no ambiente, geralmente em doses baixas. 

Os efeitos da exposição crônica aos agrotóxicos podem aparecer muito tempo depois, o que dificulta a relação com os agrotóxicos. Entre as consequências da exposição crônica a ingredientes ativos de agrotóxicos estão: infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer. 

Agrotóxicos e o câncer 

Em março de 2015 a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer publicou um estudo após a avaliação da carcinogenicidade de cinco ingredientes ativos de agrotóxicos por uma equipe de pesquisas de 11 países. Eles classificaram que o herbicida glifosato, os inseticidas malationa, diazinona, tetraclorvinfós e parationa como possíveis agentes carcinogênicos. Sendo que a malationa, a diazinona e glifosato são autorizados e amplamente usados no Brasil, de acordo com o INCA. 

Os agrotóxicos nos alimentos 

Os últimos resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos da Anvisa revelou amostras com resíduos de agrotóxicos em quantidades acima do limite máximo permitido e com a presença de substâncias químicas não autorizadas para o alimento pesquisado. Também foi observada a presença de agrotóxicos que estão em processo de banimento pela Anvisa ou nunca tiveram registro no Brasil. 

O INCA destaca que a presença de resíduos agrotóxicos não ocorre apenas nos alimentos in natura, mas também em muitos produtos alimentícios processados pela indústria, como biscoitos, salgadinhos, pães, pizzas, cereais matinais, lasanhas e outros que tem como ingredientes o milho, o trigo ou a soja. Os agrotóxicos também podem estar presentes em carnes e leites de animais que se alimentam de ração com traços de agrotóxicos. 

Por isso a preocupação com os agrotóxicos não deve significar a redução do consumo de frutas, legumes e verduras. Estes alimentos são essenciais para a alimentação saudável e de grande importância para a prevenção do câncer. Contudo, é importante ingerir esses alimentos sem agrotóxicos. Veja outros benefícios dos alimentos orgânicos quando comparados com aqueles que tem agrotóxicos:  

Alimentos convencionais e a dieta:

a exposição a agrotóxicos interfere na atividade de alguns neurotransmissores cerebrais. "Em decorrência disso temos distúrbios de comportamento e também resistência à perda de peso", explica a nutricionista Roseli Rossi. Sendo assim, o consumo de agrotóxicos pode, indiretamente, dificultar a perda de peso. 

Orgânicos e a dieta: a alimentação orgânica não emagrece, como algumas pessoas chegam a pensar. Mas a origem mais saudável dos alimentos contribui para que sua alimentação tenha mais qualidade e favoreça o organismo, de modo geral. 

Ameixas contra a perda de massa óssea

Ameixas  


Sempre nos dizem que é conveniente tomar muito cálcio para evitar a perda de massa óssea, e que a melhor forma de fazê-lo é tomando leite e lacticínios. Mas, isso será verdade?
Nesse artigo, explicamos a você outra maneira de entender o problema da falta de cálcio e propomos um alimento que vai surpreender por seus grandes benefícios para os ossos: as ameixas.

A verdade do cálcio

Quando falamos de problemas ósseos, como acontece, por exemplo, com a osteoporose, estamos acostumados a escutar elogios em quanto aos benefícios do cálcio.  É certo que esse mineral é fundamental, mas saibam que também há outros importantes para sua assimilação. Por isso não é saudável começar a consumir alimentos com cálcio adicionado, mas sim tentar ter uma alimentação equilibrada e escolher aqueles alimentos que contribuem com o cálcio e os outros nutrientes que precisamos. As ameixassão um deles.
queij-ulterior-epicure

A acidificação

Você já deve ter ouvido falar do pH alcalino ou ácido no nosso organismo, e como em geral estamos acostumados a estar mais acidificados devido à má alimentação (principalmente pelos açúcares, frituras e farinhas refinadas), maus hábitos (tabaco ou álcool), emoções negativas, estresse ou contaminação.
Pois bem, essa acidez excessiva provoca que nosso corpo ‘roube’ o cálcio dos nossos ossos e o elimine através da urina para tentar compensar o pH.
E aqui é onde as ameixas mostram seu primeiro benefício: elas são altamente alcalinizantes.

Outros nutrientes

Além disso, as ameixas também são ricas em potássio, magnésio, boro, manganês, cobre e ferro, e também em  vitaminas A e K; todos nutrientes imprescindíveis para a nossa saúde óssea. Curiosamente, elas não contêm cálcio, mas várias pesquisas demonstraram que o consumo diário de ameixas pode diminuir o risco de sofrer doenças ósseas.
As ameixas, tanto as frescas como as secas, também são excelentes para combater a constipação e são muito nutritivas, por isso é ideal comê-las de manhã ao acordar.
ameixas-Tony-Hisgett-500x409

Como ingeri-las?

A maneira mais saudável de comê-las consiste em colocá-las de molho, em meio copo de água, de noite. No dia seguinte, de manhã em jejum, bebemos a água e também comemos a fruta.
A quantidade ideal é entre 3 e 5 ameixas por dia.
Se não quisermos ingeri-las sozinhas, podemos batê-las com outras frutas maduras ou bebidas vegetais. Também podemos incluí-las em sobremesas, como bolos ou tortas, já que elas vão contribuir com umidade e doçura e assim evitamos acrescentar tanto açúcar.
ameixas-passas-Hellebardius-500x314

Complete a dieta

Finalmente propomos a vocês outros alimentos também benéficos para os seus ossos graças ao seu conteúdo em vitaminas e minerais, especialmente em cálcio, e muito mais assimiláveis do que os lácteos ou os produtos com cálcio adicionado:
  • Gergelim: contém mais cálcio que o leite e é muito mais assimilável. Podemos ingerir o gergelim cru moído ou na forma de gomásio (moído e torrado com sal), azeite de primeira prensagem em frio e cru, ou o tahine (massa de sésamo). O tahine também pode ser batido com água, limão, canela e mel para termos nossa própria bebida de sésamo.
  • Maca peruana: contém muito cálcio e ferro e, além disso, é um excelente regulador hormonal. Deve ser tomado com cuidado pelas pessoas com hipertensão não controlada e pelas que têm alta sensibilidade do sistema imunológico.
  • Cenoura cozida: muito mais rica em cálcio do que crua.
  • Rabo-de-cavalo: muito rica em silício. Podemos tomar duas ou três xicrinhas por dia.
  • Água de mar: um suplemento natural e muito equilibrado que podemos encontrar em herbanários e dietéticas. Recomendamos tomar uma colher de sopa antes de cada comida.

Vitamina para os ossos

Prove essa deliciosa receita para fortalecer seus ossos:
Triture uma colher de sopa de sementes de gergelim com um copo de água durante pelo menos um minuto, com a ajuda de uma batedeira.
Peneire o leite de gergelim e separe a fibra (que pode ser usada em outras receitas).
Bata de novo a bebida de gergelim com três ameixas deixadas previamente de molho.
Acrescente um pouco de canela em pó.
Você já tem sua vitamina: deliciosa para tomar no café da manhã ou no lanche e para surpreender toda a família com uma receita muito saudável.