terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dicas de como deixar alimentos sem resquícios de agrotóxicos


Dicas de como deixar alimentos sem resquícios de agrotóxicos

Publicada em 24/09/2012

“Colocar verduras e hortaliças de molho no vinagre é suficiente para matar microrganismos e retirar resquícios de agrotóxicos?” Frederico Peres, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da ENSP, responde. Lavar bem as folhas e cascas, ou mesmo descascar o alimento, ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos. O melhor, no entanto, é conhecer a origem dos alimentos e preferir os orgânicos.


A lavagem de frutas, verduras e hortaliças em solução de vinagre e água é uma medida eficiente para o controle de vários microrganismos, como o vibrião que causa a cólera. Essa medida é indicada, principalmente, para aqueles produtos consumidos com casca e ao natural, ou seja, sem qualquer cozimento, como tomates e alface. Esse processo de higiene não é eficaz, entretanto, para eliminar resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Grande parte dos agrotóxicos utilizados na lavoura é de uso tópico, concentrando-se, após a aplicação, na superfície do alimento. Lavar bem as folhas e cascas, ou mesmo descascar o alimento, ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos.

Alguns estudos mostram ainda que deixar o alimento de molho em uma solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de potássio (vendido em saquinhos no supermercado, junto aos temperos) por 30 minutos também ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos.

Essas dicas podem ajudar o consumidor a ingerir alimentos com menos resquícios de agrotóxicos. Mas a melhor delas é conhecer a origem dos alimentos e, quando possível, dar preferência aos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos, principalmente se for ingeri-los sem cozimento.

*Crédito foto: Portal Fiocruz
Fonte(s): Ciência Hoje

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Você sabe qual é o exame de sangue mais pedido pelos médicos?



Acertou quem disse que é o hemograma. Entenda: o sangue é composto por várias substâncias. O hemograma é como se fosse uma “fotografia” dos 3 principais tipos de células que circulam pelo sangue. São elas:

1. As hemácias, ou glóbulos vermelhos, que tem a função de transportar o oxigênio para todo o organismo;


2. Os leucócitos, ou glóbulos brancos, que são nossas células de defesa;

3. As plaquetas, que são responsáveis pela coagulação do sangue.


Quer ver como é fácil entender o que isso significa?

A série vermelha mostra toda a situação das hemácias. A quantidade e a qualidade. Para transportar o oxigênio direitinho, as hemácias precisasm estar perfeitas. Exatamente como um carro que deve estar com pneus, óleo e motor funcionando direitinho. Sabe o que acontece quando as hemácias diminuem ou não estão em boas condições ? O oxigênio não é transportado e não chega às células. Aí, as células não trabalham e , consequentemente, o organismo não funciona direito. Isso é anemia. Por isto, com a análise da série vermelha o médico tem muitas informações importantes e pode orientar o tratamento correto se houver algum tipo de anemia.

A série branca ou os leucócitos mostram a defesa do nosso organismo contra os agentes infecciosos que, na maior parte das vezes são vírus ou bactérias. Por isto é que o hemograma mostra também os tipos e a quantidade de células que nos defendem destes agentes. As principais células de defesa são os neutrófilos e os linfócitos. São nosso exército. E dependendo das porcentagens que aparecem, o médico pode entender o que está acontecendo conosco.

Por último vem as plaquetas. E elas são importantíssimas também. Quando nos machucamos e sai sangue, significa que um vaso sanguíneo se rompeu. Rasgou. Quem aparece para “costurar”? Isso mesmo: as plaquetas! Imediatamente se forma uma espécie de “rede” que tapa o ferimento do vaso e impede o sangue de sair.

Entender o funcionamento do nosso corpo é fascinante. Não há “máquina” mais perfeita. Por isso, cuide dela! Saúde!