sexta-feira, 3 de julho de 2015

Incríveis propriedades da batata doce

Incríveis propriedades da batata doce

Incríveis propriedades da batata doceMuita gente não sabe que a batata doce é muito usada na alimentação de atletas, em especial, de fisiculturistas. Mas o real motivo ainda é segredo para muitas pessoas.
Este alimento é ótimo para o aumento da massa corporal. A preferência pela batata doce por este público está diretamente relacionada ao seu poderoso índice glicêmico, que nada mais é que a interpretação da velocidade que a glicemia aumenta na nossa corrente sanguínea.
No geral, quanto maior é este índice nos alimentos, mais rapidamente é absorvido, só que em forma de glicose, aumentando a glicemia. Em relação a batata inglesa, este alimento apresenta um índice glicêmico menor e por este motivo está um passo a frente.

Nutrientes

Na batata doce encontramos boas fontes de vitaminas, como A e B e altos índices de sais minerais, como fósforo, ferro, cálcio e potássio.

As partes da batata doce

A batata doce pode ser consumida em sua totalidade, já que no geral, apresenta muitos benefícios. incluindo raízes e folhas. As raízes podem ser consumidas assadas, fritas e até mesmo cozidas. Uma ótima opção é comer as folhas em sopas ou refogadas.
sweet potato
As raízes podem ser consumidas assadas, fritas e até mesmo cozidas. Uma ótima opção é comer as folhas em sopas ou refogadas.

Vantagens em comer

Atua como retardante do envelhecimento porque contém uma proteína específica que atua como antioxidante; Tem poder anti-inflamatório em partes do cérebro e no sistema nervoso.
E mais, apresenta em sua composição beta-caroteno, que é precursor da vitamina A e atua diretamente no nosso sistema imunológico, além de melhorar a pele.
A coexistência  desses dois importantes compostos, o beta-caroteno e antioxidantes, resulta em benefícios incríveis, uma vez que alimentos que apresentem esses compostos ajudam o oxigênio a seguir seu fluxo em nosso corpo da maneira correta, estimulando a atividade cerebral e destruindo os radicais livres.
E é por isso que a batata doce é um alimento muito indicado para aquelas pessoas que querem fortalecer a memória e mante-la ativa por muito tempo.
Apesar de carregar a palavra doce no nome, esta batata é uma importante alidada dos diabéticos, pois é capaz de diminuir os níveis de açúcar na corrente sanguínea.
A presença da vitamina B6 faz aumentar a produção de anticorpos, que são os principais responsáveis pelo combate à várias doenças.
Esta mesma vitamina consegue regular nosso sistema nervoso e acelerar a produção de hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio no nosso corpo.
Está esperando o quê? Depois de tantos benefícios que este alimento traz, já passou da hora de você ir ao mercado, incluir este alimento em suas compras e ter uma vida bem mais saudável.

Máscaras para alisar o cabelo naturalmente

Máscaras para alisar o cabelo naturalmente

Máscaras para alisar o cabelo naturalmenteSem dúvida que o sonho de muitas mulheres é de ter um cabelo liso e sedoso, como o das modelos nas propagandas, passarelas e revistas. Entretanto, os procedimentos usados até o momento fazem muito mal ao couro cabeludo, porque o queimam. Conheça no seguinte artigo quais são as melhores máscaras para alisar o cabelo de maneira natural e poder dizer adeus às chapinhas ou as químicas.

Máscaras para alisar o cabelo

Para poder ter um cabelo liso, cumprido, brilhante e forte, não hesite em usar as seguintes receitas de máscaras, deixe de lado os tratamentos conhecidos até agora e esqueça da genética.
  • Máscara de coco para alisar o cabelo: Este creme caseiro para o cabelo mais lisos requer de alguns ingredientes fáceis de conseguir em qualquer mercado. Você irá precisar de meio coco fresco, uma colher de aveia moída, uma colher de amido e meia xícara de leite. Coloque todos os ingredientes (exceto o amido) em um processador e peneire. Dilua o amido em um pouco de água, leve ao fogo e deixe ferver, acrescente  antes os outros ingredientes misturando. Continue mexendo até obter um creme. Aplique no cabelo desde as pontas até a raiz e cubra com papel alumínio ou uma sacola plástica (pode ser até uma tolha). Deixe que atue durante 25 a 30 minutos e depois lave seu cabelo como de costume.
  • cabelo oleoso
  • Máscara de azeite de oliva para alisar o cabelo: Sem dúvida, o azeite de oliva é um aliado na beleza (assim como na gastronomia). Para fazer esta receita você irá precisar de 30 gramas deste azeite, uma cápsula de óleo de jasmim (ou uma colher de óleo essencial) e 30 gramas de condicionador sem amoníaco ou de preferência neutro e natural. Misture estes três ingredientes até que se forme um creme bem homogêneo. Aplique sobre o cabelo depois lave com shampoo e antes do condicionador, deixe atuar 20 minutos e enxágue completamente. Penteie normalmente, sem usar o secador de cabelo.
  • Máscara de mel e frutas para alisar o cabelo: O mel é um produto natural que tem dezenas de propriedades, proporcionando umidificação e proteção contra as intempéries (sol, frio, vento) ou os processos químicos e térmicos (cloro, chapinha, secador, tintura). As frutas são antioxidantes por excelência, oferecem uma boa dose de vitaminas e minerais, nutrem o cabelo, evitam o ressecamento e, como consequência, deixam de lado o tão odiado “frizz”. Para fazer esta receita você irá precisar de cinco colheres de mel puro de abelha, uma banana e meia e duas laranjas. Descascar e picar as bananas; obter o suco das laranjas e acrescentar tudo no liquidificador, bata até conseguir uma mistura homogênea. Lave o cabelo e seque, depois coloque esta máscara em toda a sua extensão. Deixe atuar por uma hora e lave novamente com shampoo e condicionador de costume.
Pasar chapinha no cabelo
  • Tratamento de aipo para alisar o cabelo: Você precisa de umas folhinhas de aipo. Triture um pouco com água fria no liquidificador e coe o líquido. Guarde em uma garrafa de vidro durante toda a noite, pela manhã aplique em todo o cabelo massageando até que todo ele esteja bem úmido. Enxágue e lave como de costume.
  • Tratamento com leite para alisar o cabelo: Você irá precisar simplesmente de uma xícara de leite e meia xícara de água. Coloque em um borrifador e aplique de maneira uniforme por todo o cabelo. Deixe atuar uns 25 minutos e depois seque com a toalha. Penteie bem, lave e enxágue. Você pode repetir esta alternativa até três vezes por semana para obter melhores resultados.
  • Tratamento de leite e limão: Misture um copo de leite com duas colheres de suco de limão e leve a geladeira. Quando tenham adquirido uma consistência espessa aplique de maneira uniforme e massageando bem. Penteie e cubra a cabeça com uma toca de banho. Deixe que seque (uns 30 minutos). Enxágue com a ajuda de um pente. Se você repetir duas ou três vezes por semana obterá além disso um cabelo brilhante.
  • Creme caseiro de coco e limão para alisar o cabelo: Embora não deixe o cabelo bem liso, o bom é que te ajudará a eliminar o frizz e o deixará mais suave, menos “esponjoso”. Misture uma xícara de leite de coco com o suco de um limão e coloque na geladeira por algumas horas. Aplique no cabelo e deixe atuar entre 45 minutos a uma hora, depois enxágue e lave como de costume. Te servirá pra diminuir as ondas do cabelo.
  • Crescimento do cabelo
  • Creme caseiro de óleos para alisar o cabelo: faça um tratamento de óleos quentes (coco, amêndoas ou oliva) para massagear o couro cabeludo. Depois embrulhe em uma toalha quente e deixe atuar alguns minutos antes de lavar normalmente.
  • Creme caseiro de leite e mel: Misture algumas colheres de leite com outras de mel e alguns morangos amassados. Coloque no cabelo e deixe atuar duas horas antes de enxaguar.
  • Creme caseiro de óleo para alisar cabelos muito enrolados: Coloque para esquentar algumas colheres de óleo de amêndoas, o suficiente para cobrir o cabelo, até ficar morno, depois aplique no cabelo e envolva em uma toalha por 20 minutos. Penteie todos os nós e volte a cobrir por mais meia hora.  Ao retirar a toalha e pentear pela segunda vez, você notará que o cabelo alisou bastante, e se precisar utilizar a chapinha, pelo menos seu cabelo não irá sofrer tanto.
  • Cabelo preto

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Sobre a Tapioca

Tapioca é fonte de energia, mas pobre em nutrientes

Ao contrário do que muitos acreditam, ela não emagrece e pode até favorecer o ganho de peso

Saiba tudo sobre a tapioca - Foto: getty Images
Saiba tudo sobre a tapioca
A tapioca é feita com a fécula da mandioca que é aquecida na frigideira e derrete um pouco, formando uma casca que pode ser utilizada como um crepe. O principal macronutriente presente na tapioca é o carboidrato. 
Este alimento tipicamente brasileiro está em destaque nos últimos anos por não conter glúten. Assim, a tapioca tem sido muito utilizada como substituta do clássico pãozinho. O glúten é uma proteína encontrada junto com o amido em cereais como o trigo, centeio, cevada e malte. Assim, todos os alimentos derivados destes cereais, como o pão francês, possuem glúten. Apesar de muitas pessoas acreditarem que o glúten favorece o ganho de peso, isto não é verdade. 

Principais nutrientes

A tapioca é rica em amido que é uma ótima fonte de carboidratos. Ao ingerimos carboidratos, temos glicose na corrente sanguínea constantemente, esta é a principal molécula que fornece energia para as células do corpo. 
Os carboidratos também são essenciais para o funcionamento do cérebro. Eles ainda são aliados do bom humor. A diminuição do consumo de carboidratos pode afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor capaz de influenciar o humor e o bem-estar dos indivíduos. A tapioca também conta com um pouco de zinco e potássio. 

Benefícios da tapioca

O principal benefício da tapioca é ser uma fonte rápida e prática de energia para o organismo. Assim, ela é boa para quem acabou de realizar uma atividade física intensa, pois fornece com velocidade a energia que havia sido perdida. Também é uma ótima alternativa para pessoas que tem intolerância ao glúten, já que não possui esta substância. 

Os problemas do consumo da tapioca

A tapioca possui altos índice e carga glicêmicos. Carga glicêmica é a quantidade de glicose que o alimento possui, enquanto o índice glicêmico é a velocidade com que a glicose entra no organismo. 
Quando um alimento possui carga e índice glicêmicos altos isto pode levar a problemas de saúde como: obesidade, diabetes tipo 2, problemas na cognição e problemas cardiovasculares. A obesidade ocorre porque com maiores carga e índice glicêmicos, a quantidade de insulina no corpo aumenta. Esses excesso de insulina no corpo leva ao acúmulo de gorduras. O excesso de peso favorece o diabetes tipo 2. Além disso, se o corpo produzir insulina em excesso constantemente, torna-se necessário uma quantidade cada vez maior deste hormônio para cumprir sua função. Isto pode gerar uma sobrecarga no pâncreas, que é o responsável por secretar a insulina, o que causa o diabetes tipo 2. Por isso, a tapioca não é orientada para pessoas com diabetes ou pré-diabetes. 

Pão X tapioca

Atualmente, há a crença de que a tapioca seria mais saudável do que o pão. Contudo, isto só é válido para pessoas com intolerância ao glúten. Tanto os pães quanto a tapioca possuem muitas calorias. 100 gramas de pão francês contam com 300 calorias, segundo a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos da Unicamp, enquanto a mesma quantidade de tapioca possui 240 calorias, de acordo com a TACO. O pão francês possui um índice glicêmico um pouco menor do que a tapioca. Assim, ambos são fontes de carboidratos e afetam o organismo de forma similar. 
Contudo, o pão integral é uma escolha mais saudável do que a tapioca. Isto porque ele possui um índice glicêmico muito menor do que a tapioca e ainda tem proteínas e vitaminas do grupo B. 

Quantidade recomendada

Não há uma orientação sobre o consumo da tapioca especificamente. Mas há uma recomendação sobre a quantidade de cereais ingeridos no dia. Recomenda-se entre duas e quatro porções, sendo que o melhor é manter a média de três porções no dia. 

Como consumir

Como a tapioca não possui muitos nutrientes, é importante adicionar fontes de fibras e proteínas nela. Boas opções de fibras são chia, aveia, linhaça e gergelim que podem ser adicionados na massa. Para o recheio, boas opções são atum, frango desfiado, ovo (desde que não seja frito), queijo branco e outros. Vegetais e legumes também podem ser adicionados no recheio.  

Contraindicação

A tapioca não é orientada para pessoas com diabetes e também pré-diabetes. Quem tem obesidade também deve evitar grandes quantidade de tapioca, já que ela favorece o ganho de peso. 

Fonte consultada:

Roberto Navarro, médico nutrólogo e clínico geral, especialista Minha Vida.