quarta-feira, 28 de maio de 2014

Novo coquetel cura 98% dos casos de hepatite C pesquisados

     
  • PDF
 
hepatite-resumo
Um novo coquetel de dois medicamentos demonstrou ser muito eficaz contra a hepatite C.
É o que mostram os resultados de um teste clínico publicados na semana passada.
Eles revelam que esta infecção crônica do fígado estaria a ponto de ser derrotada.
A notícia é acompanhada com muito entusiasmo nos Estados Unidos, já que a hepatite C mata mais americanos do que a Aids.
Este estudo, que se concentra na combinação de dois antivirais ingeridos oralmente, o daclatasvir e o sofosbuvir, dos laboratórios farmacêuticos Bristol Myers Squibb e Gilead Sciences, mostra que a mistura dos dois supõe uma taxa de cura de 98% sem gerar efeitos colaterais significativos.
Mark Sulkowski, principal autor do estudo publicado na revista New England Journal of Medicine e diretor do Centro de Hepatites Virais da Faculdade de Medicina John Hopkins, disse que a pesquisa abre caminho para tratamentos seguros, bem tolerados e eficazes para a grande maioria dos casos de hepatite C.
— Os medicamentos padrão contra a doença vão ter uma melhora considerável até o ano que vem, o que levará a avanços sem precedentes no tratamento dos doentes.
Teste
O teste clínico de fase 2 foi realizado com 211 homens e mulheres infectados com uma das principais cepas do vírus responsável por esta infecção hepática crônica, que causa cirrose ou câncer de fígado, tornando necessário um transplante desse órgão.
O coquetel foi eficaz mesmo em pacientes de difícil tratamento, para os quais a tripla terapia convencional (telaprevir ou boceprevir, além de peginterferon e ribavirina) fracassou.
Cura
Entre os 126 participantes infectados pelo genótipo 1 do vírus da hepatite C que não receberam um tratamento prévio, 98% ficaram curados.
Essa cepa é a mais frequente nos Estados Unidos.
Além disso, 98% dos 41 pacientes que ainda estavam infectados após uma tripla terapia convencional demonstraram não ter vestígio algum do vírus no sangue três meses depois do tratamento experimental.
A taxa de cura foi similar nos outros 44 participantes do estudo, infectados pelos genótipos 2 e 3 do vírus, menos comum nos Estados Unidos.
Os participantes tomaram de forma habitual uma combinação de 60 miligramas de daclatasvir e 400 miligramas de sofosbuvir, com ou sem ribavirina, durante um período de três a seis meses.
Aprovação
Em dezembro, a Administração de Alimentação e Medicamentos americana, FDA, aprovou a comercialização de sofosbuvir combinado com peginterferon e ribavirin, para o tratamento da hepatite C, devido ao genótipo 1 e combinado unicamente com ribavirina para tratar a hepatite C de genotipo 2 e 3.
O daclatasvir ainda não foi autorizado pela FDA.
Se a agência der luz verde à comercialização de declatasavir e outras novas moléculas eficazes contra a hepatite C, as injeções semanais tão temidas de peginterferon poderiam se tornar coisa do passado, segundo Sulkowski.
O tratamento da hepatite C também seria simplificado, passando de 18 comprimidos por dia a uma injeção semanal ou dois comprimidos diários, destacou.
Algumas ONGs, como a Médicos do Mundo, veem uma "grande esperança" nestes medicamentos, especialmente o sofosbuvir da Gilead, mas seu alto custo (mais de 70.000 dólares para um tratamento de 12 semanas) o deixa fora do alcance da maioria dos doentes dos países em desenvolvimento.
Pelo menos 185 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus da hepatite C no mundo.
Com informações da AFP e R7.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Para manchas no rosto

Máscara de casca de laranja e grão-de-bico elimina manchas e clareia pele

-->

Muitas pessoas sofrem com manchas no rosto.

Essas manchas são causadas por vários motivos, como a exposição excessiva ao sol, alterações hormonais, estresse ou até mesmo a má alimentação.

Clarear a pele se tornou muito fácil com a variedade de hidratantes que há no mercado.

Entretanto, sabemos que esses produtos químicos são agressivos, principalmente se você for alérgico(a).

Sabendo disso, fomos em busca de uma receita natural que não apenas limpa, como também suaviza a pele.

Quer aprendê-la?

Vamos lá...

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de farinha de grão de bico (ver receita abaixo).

1/4 colher (chá) de casca de laranja (rale a casca e triture no liquidificador)

1 colher (sopa) de iogurte batido

1 colher (chá) de azeite oliva

MODO DE PREPARO

Misture bem os ingredientes até virar uma pasta.

Aplique a pasta em seu rosto até que ela seque na pele.

Espere agir por 15 minutos.

Lave o rosto primeiro com água morna e depois com água fria.

Isso vai remover todas as manchas da pele e torná-la macia e suave.

Experimente!

RECEITA DE FARINHA DE GRÃO-DE-BICO

INGREDIENTES

500 g de grão-de-bico

MODO DE PREPARO

Ponha o grão-de-bico em uma bacia com água e deixe de molho de um dia para o outro. 

Rtire da água e deixe secar.

Coloque os grãos no liquidificador e bata até virar uma farinha bem fininha.

RECEITA DA CASCA DE LARANJA EM PÓ

INGREDIENTES

Casca de 12 laranjas (1 dúzia) lavadas e secas

MODO DE PREPARO

Pique as cascas em lascas médias e leve para secar em forno baixo.

Quando estiverem secas (quebradiças ao toque), triture as cascas no liquidificador.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A dieta do doutor Barcellos contra o câncer

A dieta do doutor Barcellos contra o câncer e todas as alergias

-->

Raul Barcellos foi um médico carioca que passou metade da vida demonstrando clinicamente que os sintomas do câncer podem ser combatidos com dieta e eliminação dos vermes.

UM RESUMO DO QUE ELE EXPLICA

O câncer pode ser causado por uma série de fatores, genéticos ou adquiridos. Os genéticos se devem a um problema qualquer nos genes, unidades hereditárias situadas no cromossomo que determinam as características do indivíduo e que estão sendo estudadas agora. Os fatores adquiridos vêm da radiação (de todos os tipos, inclusive solar), da poluição química do ar, da água e do solo, dos campos eletromagnéticos à nossa volta, do estresse, que provoca excesso de oxidação no organismo, da comida, da bebida, das drogas - da vida, enfim.


Dr. Barcellos
Existem basicamente quatro tipos de câncer: carcinomas, sarcomas, linfomas e leucemia. Carcinomas surgem na pele, nas membranas mucosas, nas glândulas e na maioria dos órgãos; sarcomas surgem nos ossos, músculos e tecidos conectivos; linfomas são a forma de câncer do sistema linfático; e leucemia é o câncer do sangue. Dentro desses quatro tipos há mais de cem variedades de câncer.

Mas todo câncer começa pequenininho. Uma turminha de células destrambelhadas escapa de ser vista e comida pelo sistema imunológico, e como células adoram se multiplicar, elas crescem e se multiplicam, formando um tecido anormal. Falta a elas a intervenção do sistema imunológico, e falta também uma parte do código genético que diz ao tecido quando ele deve parar de crescer. Por exemplo, um osso: o tecido ósseo sabe a forma exata daquele osso. Todos os dias ele se refaz do mesmo jeito. Isso porque cada célula carrega dentro de si o código genético apropriado dentro de uma molécula minúscula chamada DNA, ou ácido desoxirribonucléico.

Faz parte também da sapiência da célula a coleta de nutrientes na corrente sangüínea, e entre esses nutrientes estão os aminoácidos, que se agrupam em combinações diferentes para formar proteínas. Existem cerca de 500 tipos de proteínas pesquisadas, e todas derivam de alguma combinação entre os vinte e poucos aminoácidos conhecidos. Elas participam de absolutamente tudo na vida orgânica, inclusive de processos hormonais, enzimáticos e genéticos; mas sua principal função é formar tecidos. Osso é tecido, sangue é tecido, cabelo é tecido, assim como pele, membrana mucosa, unha, músculo, tendão, nervo. A proteína forma a trama e os outros nutrientes a preenchem. O sangue vai passando com a matéria-prima e as células de cada tipo de tecido - inclusive do sangue e da linfa - vão recolhendo aquilo de que precisam para sua renovação, ao mesmo tempo que jogam de volta à corrente sangüínea aminoácidos e outras substâncias que estiverem sobrando, numa espécie de respiração celular.

No caso do câncer, segundo a teoria do Dr. Barcellos, as células desvairadas recolhem do sangue justamente os aminoácidos que vão ajudá-las a crescer em delírio. Por isso, só tem um jeito: jejum nelas. A dieta vai alimentar o corpo, mas não o tumor - já que, na ausência daqueles aminoácidos, seu padrão de crescimento não consegue se manter. Começa uma regressão, que ao mesmo tempo é a degeneração do tecido canceroso, e isso aumenta a descarga de resíduos tóxicos no sangue. Daí a importância que o Dr. Barcellos dá à desintoxicação.

NÃO PODE:
  • leite e laticínios, como queijo, coalhada, requeijão e receitas que levam leite (pode manteiga, porque é gordura, não tem proteína);
  • feijão de qualquer tipo, inclusive ervilha, lentilha, grão-de-bico, vagem, feijão-verde, soja e seus subprodutos, broto de feijão;
  • tubérculos: batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa (mandioquinha), cará, inhame, aipim/mandioca (e farinha de mandioca);
  • carnes de porco, lagosta, camarão (e talvez outros invertebrados do mar, como polvo, lula, marisco);
  • aveia, abacate, castanha portuguesa, vitamina C sintética.
PARA DESINTOXICAR

Três cápsulas diárias de 200 mg de metionina, que se encontra em farmácias de manipulação, para tomar com as refeições.

Metionina e cisteína são aminoácidos que contêm enxofre, e enxofre é desintoxicante do fígado e dos rins. Tiamina e biotina, que são vitaminas, também têm enxofre. Metionina se encontra em ovo de galinha, leite humano e de vaca*, carne de boi; enxofre em couve, couve-de-bruxelas, brócolis, repolho, espinafre, nabo, couve-flor com as folhas, todos cozidos e em porções generosas, e no agrião cru; biotina em fígado de galinha, fígado de boi, gema de ovo, e tiamina (vitamina B1) em pinhões, farinha de trigo-sarraceno integral, farinha de trigo integral, farinha de soja*, quinua, quefir, levedo de cerveja, sementes de girassol, milho verde, germe de trigo. A absorção de biotina e tiamina é impedida ou reduzida na presença de álcool, avidina (proteína da clara crua do ovo), cafeína, sulfa, oxidação.

(*alimentos proibidos na dieta do Dr. Barcellos.)

O caldo de alga kombu é muito valorizado por seu alto teor desintoxicante, nutritivo, regulador da flora intestinal, bom contra hipertensão arterial. Mas para obter o melhor sabor não se deve ferver a alga, já que o calor faz com que os polissacarídeos se desmanchem e liberem substâncias desagradáveis ao paladar. Basta deixar a alga de molho em água limpa, fria, durante duas horas, para obter um extrato contendo quantidades importantes de manitol, iodo, cálcio, magnésio e ácido sulfúrico. A alga é então retirada e usada em refogados rápidos, ou simplesmente cortada e temperada com shoyu, ou serve para enrolar bolinhos, ou volta para a própria sopa, etc. O caldo, complementado com macarrão e vegetais previamente cozidos, deve ser aquecido somente até o ponto anterior à fervura. Missô (massa salgada de soja, gostosa e nutritiva) é o tempero tradicional desse caldo; como é proibido na dieta do dr. Barcellos, use um pouquinho de sal.
O suco de aloe vera (um tipo de babosa) também é grande desintoxicante dos intestinos, do fígado e dos rins.


SOBRE OS VERMES

Os vermes entram no organismo o tempo todo pelas mãos, água, beijos e alimentos contaminados. Se tiverem permissão para ficar, vão se reproduzindo, avançam pelas correntes sanguínea e linfática e alojam-se em centros vitais, como coração, fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, olhos e cérebro. Podem produzir constipação, diarréia, gases, flatulência, síndrome do cólon irritável, dores musculares e articulares, problemas de pele, distúrbios do sono, fadiga crônica e quadros graves de convulsões, vertigens, cefaléias, pseudomeningites, anemia profunda, gastrite crônica, gripes, resfriados, sinusites, alergias e disfunções imunológicas em geral. Muitas doenças podem ser diagnosticadas equivocadamente quando o médico não conhece a sintomatologia das parasitoses.

O Dr. Barcellos ressalta a capacidade dos vermes em provocar lesões e deficiência nos vários tecidos do organismo, oferecendo ambiente propício à formação das neoplasias malignas. Vermes destroem células mais rápido do que elas conseguem se regenerar; liberam toxinas que danificam os tecidos e as células, produzindo dores e inflamações; com o tempo deprimem e exaurem o sistema imunológico. O Dr. Barcellos destaca os helmintos cestóides (tênias solium, saginata e nana), as lombrigas (ascaris lumbricoides), o oxiúro vermicular e a triquina.

A cientista canadense Dra. Hulda Clark diz que 100% dos pacientes de câncer têm vermes, sobretudo um helminto trematóide chamado facíola (fasciolopsis buskii), que se aloja no fígado.


ALIMENTOS CONTRA OS VERMES
HORTALIÇAS

ABÓBORA (Cucurbita moschata)
Sementes tostadas no forno combatem os vermes, principalmente a tênia. As sementes devem ser frescas, sem a pele, moídas e misturadas com mel.
ALHO (Allium sativum)
Três a quatro dentes por dia. Em doses elevadas, o alho pode produzir cefaléia, gastralgia, vômito, tontura, diarréia e cólica intestinal. É contra-indicado (quando ingerido em grande quantidade) para mães que amamentam, porque pode provocar cólicas intestinais nos bebês. Também é contra-indicado para pressão baixa. O cheiro é combatido comendo salsa crua ou bebendo suco de limão com igual quantidade de água meia hora antes da ingestão do alho.
CEBOLA (Allium cepa)
Fazer o suco e misturar a uma pequena quantidade de mel. Tomar 1 colher de sobremesa uma vez ao dia em jejum.
CENOURA (Daucus carota)
Ralar uma quantidade de cenoura suficiente para encher um pires, misturar com alho picado e um pouco de erva-doce e ingerir pela manhã em jejum, durante 3 a 5 dias.
CHICÓRIA (Chicorium endivia)
Tomar 3 a 5 xícaras de chá ao dia.

COUVE (Brassica oleracea acephala)
Suco, várias colheres de sopa por dia.

HORTELÃ-PIMENTA (Mentha piperita)
Chá por infusão, 1 xícara em jejum, diariamente por uma semana.

MAXIXE (Curcumis anguris)
Fruto ao natural, em saladas cruas.

RABANETE (Raphanus sativus)
Sementes, em chá por decocção, 3 a 5 vezes por dia.


FRUTAS

ABACAXI (Ananas sativus)
Ao natural ou em sucos, várias vezes ao dia.

AMÊNDOA (Amygdalus communis)
Dez amêndoas em jejum

AMORA (Morus nigra, Morus alba)
Casca da raiz, chá por infusão 3 a 5 vezes ao dia.

AZEITONA (Olea europea)
Folhas e casca do tronco, chá por infusão 3 a 5 vezes ao dia.
CIDRA (Citrus medica)
Chá por infusão das sementes ligeiramente tostadas e moídas, juntamente com sementes de outros cítricos. 1 xícara pela manhã, em jejum.

COCO (Cocos nucifera)
1 colher das de sopa de coco verde ralado, diariamente em jejum.

FIGO (Ficus carica)
Folhas e talos, suco diluído em igual quantidade de água, 2 colheres das de sopa em jejum, durante 1 semana.

MAMÃO (Carica papaya)
Látex do fruto – leite que se obtém ao se cortar o mamão. Pegue 20 gramas, dilua em uma xícara de água, adoce com mel e tome em jejum pela manhã.

PÊSSEGO (Prumus persica)
Flores, chá por infusão, 1 xícara 3 a 5 vezes ao dia.

PITANGA (Stenocalyx pitanga)
Folhas, chá por decocção, 1 xícara 3 a 4 vezes ao dia.

ROMÃ (Punica granatum)
Casca do tronco - chá por decocção, um copo pequeno de 3 em 3 horas, durante alguns dias.

SAPOTI (Achras sapota)
Casca do tronco, chá por decocção, 1 xícara 3 a 4 vezes ao dia.

TAMARINDO (Tamarindus indica)
Folhas, chá por decocção - 1 xícara 3 vezes ao dia.


ERVAS MEDICINAIS

AGRIÃO (Nasturtium officinale)
Folhas e talos, suco, 1 xícara das de café duas vezes ao dia.

ARTEMÍSIA (Artemisia vulgaris)
Folhas e raízes. Chá por infusão, 15 gramas em 1 litro de água, tomado aos goles durante o dia.

BELDROEGA (Portulaca oleracea)
Sementes - comidas em jejum ou preparadas sob a forma de chá por decocção, 50g a 100g para 1 litro de água.

CARQUEJA (Baccharis trimera)
Planta toda - chá por infusão ou decocção, 3 a 5 vezes ao dia. Nos casos de diabetes faz diminuir o açúcar do sangue, até sua completa normalização.

ERVA DE SANTA MARIA (Chenopodium ambrosioides)
Folhas, flores e sementes. Chá por infusão, 10g em 1 litro de água. Tomar 1 colher das de sopa de hora em hora, por 1 a 3 dias. Após tomar essa infusão, ingerir 2 ou mais colheres das de sopa de óleo de rícino. Deve ser empregada com cautela, pois em doses excessivas é muito tóxica.

LOSNA (Artemisia absinthium)
Chá por infusão, 20 g de losna para 1 litro de água, tomando-se 2 colheres das de sopa de hora em hora. Jamais usar o suco da losna, pois é altamente tóxico ao natural. A infusão elimina parte desse efeito. O uso excessivo pode produzir efeitos neurotóxicos, com perturbações da consciência e convulsões.

PICÃO (Bidens pilosa)
Folhas. Chá por infusão ou decocção, 3 a 5 vezes ao dia.


Infusão
É quando se põe a água quase fervendo sobre as folhas, abafando e esperando 10 a 15 minutos para tomar.

Decocção
É quando se ferve durante quinze minutos, ou mais, as cascas, sementes e raízes da planta.

Texto adaptado de
http://correcotia.com/cancer/index.html

Chás que eliminam miomas


Chás que eliminam miomas



Mito ou verdade? Há quem não espere pela resposta definitiva. Na rota dos pesquisadores, foi encontrado o uxi-amarelo, árvore que alguns brasileiros consideram quase milagrosa.

“A casca do uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas. É feito um chá, que deve-se deixar ferver bastante. No caso específico do tratamento para mioma e cisto, é necessário tomar meio litro de uxi-amarelo de manhã e meio litro de unha-de-gato pela tarde”, ensina o botânico.
A unha-de-gato é considerada um poderoso anti-inflamatório natural, usado contra gripes e viroses. A erva fortalece o sistema imunológico e também é recurso no tratamento de tumores.
Uxi-amarelo e unha-de-gato. Quantas vezes essa mistura já surpreendeu médicos e pacientes? A professora Carla Ribeiro e a vendedora ambulante Maria Neide Oliveira não se conhecem, mas estão unidas para sempre por histórias muito parecidas.
No consultório médico, a professora e o marido olham emocionados mais uma ultra-sonografia. Durante sete anos, o casal tentou, sem sucesso, ter um filho. Os miomas, tumores benignos no útero, não deixavam.
Carla fez várias cirurgias para extrair os miomas. Mas, depois de um tempo, eles surgiam novamente. Já desanimada, começou a tomar o chá de uxi-amarelo e unha-de-gato.
“O chá foi para redução dos miomas. Comecei em maio e em junho eu engravidei. Um mês depois”, conta Carla.
A gravidez é normal. A cada exame, Carla e Mailer ficam mais ansiosos pela chegada do bebê, que já ganhou um nome.
“É um milagre, uma emoção maravilhosa. Por isso, colocamos o nome de um anjo: Gabriel”, revela Carla.
“Acredito que a gravidez signifique que o chá uxi-amarelo e unha-de-gato atuou e, de alguma maneira, reduziu os miomas que a impediam de engravidar. Com a minha experiência, hoje posso afirmar que ele dá um bom resultado”, diz o médico Afrânio Melo Lins.
“Gabriel é forte. Com certeza, ele quer muito vir ao mundo. Agora que ele está perto de nascer, só quero ver a carinha dele”, diz Carla, ansiosa.
Outro Gabriel também é forte, saudável. O xodó da mãe.“Isso aqui é uma benção. Ele é um anjo na minha vida”, exalta Neide.

Um anjo que chegou de surpresa. Em agosto de 2001, o Globo Repórter mostrou o início desta história. Naquela época, Neide só queria acabar com um incômodo provocado pelos miomas. Eram tantos que ela tinha sido aconselhada por médicos a fazer uma histerectomia radical – a retirada cirúrgica do útero, ovário e trompas. Foi quando começou a tomar os chás de uxi-amarelo e unha-de-gato. Cinqüenta dias depois, o susto.
“Eu achava que estava com outra doença, mais grave ainda. Depois de um mês sem menstruar, voltei ao consultório e disse para o médico que achava que estava doente”, lembra Neide.
A resposta do médico foi desconcertante.
“Ele disse que eu estava com o mioma, mas que aquele mioma chorava, tomava mingau. Pensei que ele estivesse brincando comigo”, diz Neide.
Enquanto estiver amamentando Yanno Gabriel, Neide não vai tomar os chás. Mas diz que os últimos exames revelaram que o uxi-amarelo e a unha-de-gato continuam e controlando os miomas.
“Posso assegurar que 90% das pacientes que utilizaram os chás tiveram resultado satisfatório”, diz o médico Afrânio Melo Lins.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Bebendo o inimigo leite


Reportagem da revista VEJA ! Dr. OZ

Dr. Oz & Veja: uma entrevista bem coerente
Considero estra entrevista realizada pela Revista VEJA com o cirurgião cardíaco Dr. Mehmet Oz bastante coerente. Um médico americano, tão popular, mas que se coloca diante das questões colocadas com muita lucidez. Gostei!
A especialidade do cirurgião cardíaco turco e cidadão americano Mehmet Oz, de 47 anos, é retardar ao máximo os efeitos da idade em seus pacientes.  Diretor do Programa de Medicina Integrada da Universidade Colúmbia, em Nova  York, ele é consultor da famosa clínica antienvelhecimento do médico Michael  Roizen, criador do conceito de que é possível manter o organismo mais jovem  do que aponta a idade cronológica. Oz e Roizen também assinam a quatro mãos uma série de livros de sucesso que ensinam como manter um estilo de vida que  adia a velhice. O mais recente deles, You Staying Young (Você Sempre  Jovem), lançado há um mês nos Estados Unidos, já vendeu meio milhão de  exemplares. Nos últimos quatro anos, Oz se tornou uma celebridade ao  participar de um quadro fixo no programa de TV da apresentadora Oprah  Winfrey. Ele também apresenta documentários no Discovery Channel. Nos dois  casos, dá dicas aos telespectadores sobre como viver mais com boa saúde.  Esse é justamente o tema da entrevista que ele deu a VEJA.
Veja - Existe uma fórmula para se manter jovem por mais tempo?
Oz - Sim. Há catorze agentes principais envolvidos no  envelhecimento. Sete retardam o processo, como os antioxidantes, e sete nos enfraquecem, como a atrofia muscular. É preciso manter esses agentes sob controle. O primeiro passo para alcançar esse objetivo é pensar não na possibilidade de ficar doente, mas na necessidade de manter o organismo  saudável. Deve-se tirar o foco da prevenção dos males e direcioná-lo para a  preservação da saúde. Se ninguém mais morresse de câncer e de doenças  cardiovasculares, a expectativa de vida média do ser humano subiria apenas  nove anos. Isso mostra que, para aumentar consideravelmente a expectativa de  vida, não basta evitar doenças. É preciso cuidar do corpo para que ele não  enfraqueça. Quando uma pessoa envelhece, doenças potencialmente fatais, como  o câncer e o infarto, não aparecem de imediato. Antes que elas se instalem,  o corpo torna-se mais frágil e vulnerável.
Veja - O que fazer para evitar que o corpo se torne frágil e  vulnerável?
Dr. Oz - Meu novo livro, You Staying Young (Você Sempre Jovem, ainda sem previsão de lançamento no Brasil), trata exatamente desse tema. Os exercícios físicos são uma ferramenta essencial. Eles combatem o primeiro  sinal do envelhecimento, que é a perda de força muscular. Outros recursos  importantes são alimentar-se bem e meditar. Uma boa recomendação é a prática  do tai chi chuan, exercício oriental que combina equilíbrio, coordenação  motora e também meditação. Se todos adotassem essas medidas, a vida média da  população poderia subir para 110 anos. Quanto à alimentação, não podem  faltar nutrientes como o resveratrol da uva e o licopeno do tomate, que são poderosos antioxidantes. O principal, mas também o mais difícil, é controlar  a quantidade dos alimentos. De qualquer forma, todo mundo deve comer um  pouco menos do que tem vontade.
Veja - Fazer várias pequenas refeições por dia, como recomendam alguns  médicos, faz bem para a saúde? 
Dr. Oz - Deve-se comer de três em três horas. Se o intervalo é maior, a taxa de hormônio grelina, que estimula a fome, começa a subir. O problema é  que, após uma refeição, ainda demora trinta minutos para que a taxa desse  hormônio volte a baixar. Em conseqüência disso, acaba-se comendo mais do que  se deveria. O mais importante, além de comer alguma coisa a cada três horas,  é trocar as refeições grandes por pequenas, intercaladas por lanchinhos.  Esse conceito não foi criado por mim. É o que mostram as pesquisas  científicas.
Veja - O que o senhor considera refeições grandes e pequenas?
Dr. Oz - Uma refeição grande ultrapassa 1 000 calorias. Uma pequena tem, no máximo, 500. Quem consome por volta de 2 000 calorias diárias pode fazer  duas refeições de 300 calorias cada uma e outra maior, de até 800. Os  lanchinhos podem ter até 250 calorias.
Veja - O que deve ficar de fora do cardápio?
Dr. Oz - Existe uma regrinha fácil de ser usada, a regra dos cinco. Para isso, é preciso examinar o rótulo dos alimentos. Cinco ingredientes não podem estar entre os primeiros listados no rótulo. São eles: gorduras saturadas, gorduras trans, açúcar simples, açúcar invertido e farinha de trigo enriquecida. Dois desses nutrientes são gorduras, dois são açúcares.  Os dois tipos de gordura podem estimular processos inflamatórios no fígado  que forçam a produção de substâncias deletérias, como o colesterol. Também  fazem com que o fígado fique menos sensível à insulina, aumentando o risco  de diabetes. Os açúcares listados fazem mal por estimular a produção de  insulina, o que aumenta o depósito de gordura corporal. O pior é que esses  cinco itens são os mais comuns nas dietas atuais. 
Veja - O  cardápio básico do brasileiro, composto de arroz, feijão, carne e salada, é  saudável?
Dr. Oz - A princípio, sim. Esse cardápio contém exatamente os nutrientes para os quais a digestão humana está preparada. Mas os brasileiros comem  carnes muito gordas, o que é errado.. Antigamente, no mundo inteiro, quando  os métodos de criação do gado eram mais simples, a porcentagem de gordura  dos melhores cortes da carne bovina era, em média, de 4%. Hoje é de 30%.  Outro problema dos hábitos alimentares do brasileiro é que ele come arroz em  excesso, o que não traz nenhum benefício. Melhor seria adotar o arroz  integral. Os alimentos integrais têm mais fibras, o que os mantém mais tempo  no intestino e diminui a absorção de açúcar pelo organismo. Uma vantagem dos  brasileiros é ter à disposição enorme variedade de frutas e vegetais  maravilhosos, por preço razoável.
Veja - Os hábitos que o senhor propõe para prolongar a vida são relativamente simples, mas exigem controle estrito sobre as atividades do  dia-a-dia. Como exercer esse controle?
Dr. Oz - A palavra-chave é automatizar. Ou seja, fazer desses hábitos uma rotina, sem precisar pensar muito neles. Acordar, escovar os dentes e passar o fio dental, para reduzir a quantidade de bactérias prejudiciais à saúde. Beber muito líquido ao longo do dia, principalmente água e chá verde.  Dormir ao menos sete horas por noite. Durante o sono se produz o hormônio do  crescimento, essencial mesmo para quem já é adulto, pois prolonga a  juventude. Caminhar meia hora por dia e praticar exercícios que façam suar  três vezes por semana. Meditar cinco minutos diariamente, o que pode estar  embutido na prática de ioga ou tai chi chuan. Evitar alimentos que estejam  na regra dos cinco, que mencionei anteriormente. Uma última coisa: estreitar  o relacionamento com as pessoas próximas e abster-se de julgá-las. Em vez de  julgar os outros, é melhor tomar conta de si próprio.
Veja - Abster-se de julgar os outros ajuda a manter a juventude?
Dr. Oz - Sim, da mesma forma que resolver situações de conflito. O conflito não traz nada de positivo. É apenas desgastante. Costumo recomendar a meus pacientes que procurem as pessoas com quem mantêm uma relação de  animosidade e tentem resolver o impasse. Essa é uma atitude para o bem-estar  próprio. Não há nada de altruísta nela. É uma atitude egoísta.
Veja - O que o senhor acha das dietas para emagrecer que surgem e viram  moda a cada seis meses?
Dr. Oz - Essas dietas fazem sucesso, mas são péssimas para a saúde. A alimentação não deve ser encarada como uma maratona para a perda de peso.  Uma dieta que tenha como chamariz o emagrecimento rápido não é confiável.  Comer menos do que o corpo necessita é uma agressão à fisiologia. Ou seja,  aos processos químicos que fazem o organismo funcionar. Quando a fisiologia  é desprezada, os resultados das dietas são transitórios.
Veja - Por que o senhor recomenda cuidados com o jantar?
Dr. Oz - Na verdade, há uma única regra a observar: deve-se jantar pelo menos três horas antes de dormir. Deitar logo após a refeição facilita o acúmulo de gordura, principalmente na cintura. Além disso, comer muito tarde  prejudica o sono.
Veja - O senhor recomenda beber muita água durante o dia. Quanto se deve  beber exatamente?
Dr. Oz - Deve-se beber uma quantidade suficiente para que a urina esteja sempre clara. Isso varia de um dia para o outro. Em dias quentes, sua-se muito e, por isso, é preciso beber mais água. Para quem não abre mão da cafeína, sugiro chá verde. Em lugar de quatro cafezinhos por dia, beba  quatro copos de chá verde. Essa bebida concentra muitos antioxidantes e  nutrientes bons para a saúde.
Veja - Muitos ambientalistas condenam o consumo de água engarrafada. Do ponto de vista da saúde, ela é melhor que a água da torneira?
Dr. Oz - Eu acho um erro beber água engarrafada. Há dois problemas principais com ela. O primeiro é que, se a garrafa plástica não for reciclada, pode contaminar os mares e os rios. Isso prejudica o meio ambiente e, indiretamente, a saúde. O plástico das embalagens vai parar nos  peixes que comemos. O resultado é que 97% das pessoas apresentam resíduos de  plástico no organismo, o que interfere no sistema hormonal. Esses resíduos  estimulam os receptores de estrogênio, o hormônio feminino. Em excesso, o  estrogênio pode causar câncer e outros problemas. As toxinas contidas no  plástico também aceleram o envelhecimento. O segundo problema é que, como a  água engarrafada não apresenta vantagens com relação à água da torneira, trata-se de um desperdício de dinheiro.
Veja - O senhor recomenda exercícios físicos que provoquem suor. Exercícios leves são inúteis?
Dr. Oz - Essas recomendações visam à saúde cardiovascular. Para essa finalidade, apenas os exercícios moderados ou intensos, que fazem suar,  apresentam benefícios. Mas os exercícios suaves e de baixo impacto têm  valor. Mesmo a caminhada movimenta grandes músculos, como os das coxas e dos  quadris, que consomem muita energia. Como o gasto calórico muscular é maior  durante o exercício, a queima de calorias aumenta.
Veja - Os suplementos vitamínicos são criticados em muitos estudos científicos. O que o senhor acha deles? 
Dr. Oz - Eles são eficazes, mas prometem mais do que cumprem. Na verdade, os médicos saem da faculdade sem conhecimentos suficientes sobre os  suplementos e são forçados a tirar suas próprias conclusões. De modo geral,  uma suplementação só é necessária quando as vitaminas não são obtidas  naturalmente com a alimentação. Por outro lado, acredito que determinadas  vitaminas podem melhorar a qualidade de vida e a longevidade. Entre elas  estão as vitaminas A, B, C, D e E, além de cálcio, magnésio, selênio e  zinco. A vitamina D é importantíssima, pois previne câncer e osteoporose.  Principalmente nos países mais frios, onde a exposição solar é restrita, os  suplementos são essenciais.
Veja - Além dos procedimentos já descritos nesta entrevista, o que mais o senhor faz para adiar o envelhecimento?
Dr. Oz - Minha receita principal de juventude é brincar com meus filhos. Também procuro descobrir coisas novas todos os dias. Aprendo ao conversar  com os outros e, apesar de ser muito assediado para responder a perguntas,  por causa de minha atuação na TV, prefiro perguntar, saber como é a vida das  pessoas, como elas trabalham. Isso faz minha mente exercitar-se.
Veja - Nos últimos anos, o aperfeiçoamento do tratamento clínico fez cair o número de cirurgias cardíacas. Essa é uma tendência em outras especialidades médicas além da cardiologia?
Dr. Oz - Sem dúvida. Os recursos clínicos tornaram-se mais eficazes  tanto para a prevenção de doenças quanto para seu tratamento. Por isso, assim como na cardiologia, a cirurgia deixou de ser a primeira opção em outras áreas. Há poucos anos, quando o paciente machucava o joelho, ia  direto para a sala de operação. Agora, ele vai para a sala de fisioterapia.  Essa tendência também é evidente nos casos de diverticulite, uma inflamação  do intestino, que passou a ser tratada com o consumo de fibras. O mesmo  acontece com pacientes que apresentam doença arterial obstrutiva periférica. Antes eles iam para a faca. Agora, recebem como orientação deixar de fumar e  caminhar. Mesmo que sintam dor num primeiro momento, essa é uma maneira de estimular o crescimento de novos vasos sanguíneos para substituir os danificados.
Veja - O senhor já esteve no Brasil. Como foi sua experiência no país?
Dr. Oz - Visitei o Brasil há muitos anos, quando ainda era estudante de medicina. Fui ao Rio de Janeiro e conheci o doutor Ivo Pitanguy. Também  fiquei deslumbrado com as frutas brasileiras e com as lojas de sucos. Elas  misturam frutas e outros vegetais, uma combinação pouco convencional.  Conheci o açaí, que até hoje está no meu cardápio. Compro açaí em Nova York  mesmo. É um dos alimentos com maior concentração de antioxidantes. Planejo  voltar ao Brasil em meados do ano que vem para gravar um programa. Quero muito ir à Amazônia e conhecer as plantas medicinais da região.
Dr. Mehmet Oz nasceu em Cleveland, Ohio (EUA), filho de pais turcos. Casado e pai de quatro filhos, se formou da Harvard Univesity em 1982, depois fez mestrado e MBA na Universidade de Pennsylvania. É autor de mais de 350 publicações e vários livros. Em maio de 2005 estava na lista da New York Times Bestseller.

Lista Anti-Envelhecimento do Dr. Oz

Lista Anti-Envelhecimento do Dr. Oz



Siga-me no Twitter e Facebook.

Esta é a Checklist de coisas a fazer para envelhecer bem e de forma saudável, feita pelo Dr. Oz, o médico fantástico que certamente já viram nos programas da Oprah.


Lista do Dr. Oz "Anti-Idade" para abastecer o frigorífico e despensa:

• Antioxidantes - Dr. Oz sugere 5 porções diárias, por exemplo: Frutos Vermelhos como Mirtilos, Amoras ou Morangos, Batata Doce, Tomate, Bróculos e Açaí (uma fruta tropical com o dobro dos antioxidantes dos frutos vermelhos).

• Chá Verde ou Branco - 4 chávenas por dia.

• Vinho Tinto - 1 copo por dia.


Lista do Dr. Oz de especiarias "Anti-Idade":

• Canela - para diminuir níveis de açúcar no sangue e também o colesterol.

• Gengibre - para diminuir a pressão arterial, ajuda na dor da artrite e reduz o risco de cancro.

• Caril - também ajuda na dor da artrite e ajuda reduzir o risco da doença de Alzheimer.

• Paprika / Pimenta - para diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação.

• Rosmaninho - Dr. Oz explica que a esta erva pode ajudar na concentração e aprendizagem.


Outros Alimentos Anti-Envelhecimento:

Fibra: Dr. Oz sugere que as mulheres comam 25 gramas de fibra por dia, enquanto que os homens necessitam de 35 gramas, pode ingerir alimentos como: farelo de aveia, arroz, massas e pão sempre 100% integrais, feijão, e vários tipos de sementes que tenham elevado teor em fibra, magnésio, cálcio e ácidos graxos ômega-3.

Ômega-3: O ômega 3 é um tipo de gordura muito benéfica para o coração e que pode ser encontrado em: sementes de linho (que deve ser triturado ou torrado para libertar os óleos), nozes, algas do tipo "spirolina" (Alguns peixes tem ômega-3 por se alimentarem desta alga)

Azeite: Dr. Oz recomenda 1-2 colheres diariamente, mas não cozinhado (frito), pois perde os seus benefícios, deve ser colocado cru sobre os alimentos depois de cozinhados de preferência, ou então envolver os alimentos antes de os cozinhar.


Lista de Exercícios para adiar o envelhecimento:

Exercício Cardiovascular: 20 minutos de cardio na sua freqüência cardíaca ideal, 3 vezes por semana é o que o Dr. Oz sugere. A fórmula para calcular o seu ritmo cardíaco ideal é 220 menos a sua idade, multiplicado por 0,8! Ex: 220-30x0,8 = 152

Musculação: Os músculos queimam 50 vezes mais calorias do que a gordura, por isso o Dr. Oz aconselha 30 minutos de treino de força por semana, faça abdominais, flexões, e levante pesos - são exercícios simples que podem ser feitos em casa.

Flexibilidade: Dr. Oz aconselha as posições de yoga como uma forma de se tornar mais flexível.

Meditação: 5 minutos de meditação por dia ,segundo diz o Dr. Oz, servem para "reiniciar o motor e voltar ao caminho certo" pode rezar ou encontrar um lugar calmo e fazer uma vibração sonora ou concentrar-se na sua respiração.


É Necessário Dormir Bem e Ter Sexo para Envelhecer Bem:

Dr. Oz diz que falta de sono é um factor que causa envelhecimento mais rapidamente. Ele sugere que se prepare para dormir tratando da sua higiene - pode tirar 2-5 anos da sua verdadeira idade. Dr. Oz também explica que ver televisão ou trabalhar no computador trabalho deixa o seu corpo e mente alerta, portanto, faça apenas coisas que o ajudem a adormecer antes de se deitar.

Segundo o Dr. Oz, Ter sexo 2-3 vezes por semana - dentro de um relacionamento amoroso - pode tirar quase 3 anos da sua verdadeira idade.


Lista de Vitaminas do Dr. Oz's

• Vitamina D: Promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), éessencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes.

• Cálcio: O cálcio pode deixá-lo com prisão de ventre, por isso sugere que o tome juntamente com magnésio - 600mg de cálcio e 200mg magnésio duas vezes ao dia.

• DHA Omega-3: É semelhante ao óleo de peixe, mas o DHA ômega-3 vem em comprimidos e não tem os efeitos secundários do óleo de peixe -, ele recomenda 600mg por dia.

• Aspirina infantil: 2 Aspirinas infantis por dia para pessoas com mais de 40 anos é o que Dr. Oz sugere - 2 aspirinas infantis têm metade da quantidade de 1 aspirina normal.

• Multivitaminas:
 Corte o comprimido em metade e tome metade de manhã e metade à noite - assim as vitaminas são absorvidas com mais eficácia. 

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Café dá mais energia


Café dá mais energia

"A cafeína bloqueia a ação de uma substância calmante no cérebro chamada adenosina, conforme comprovou um estudo feito na Universidade de Ciências da Saúde, em Maryland, Estados Unidos", diz a nutróloga Sylvana Braga. Durante o dia, essa substância se acumula no organismo, aumentando a vontade de dormir. Para cortar esse efeito, a cafeína, ao entrar em contato com as células do cérebro, se instala exatamente no local reservado para a adenosina, impedindo-a de agir e deixar a pessoa sonolenta. Tudo acontece em cerca de 45 minutos, tempo que o café leva para cair na corrente sanguínea após o primeiro gole da bebida. Em tempo: a cafeína também é boa pedida para dar um up no desempenho mental e físico e fornecer energia para os músculos.

Quanto consumir: duas xícaras pequenas, com adoçante para não comprometer a dieta, claro. Melhor se elas forem divididas pela manhã e pela tarde, já que a ação da cafeína dura cerca de seis horas. Assim, você se sente energizada o dia todo.


* Matéria original publicada em www.elle.com.br em agosto de 2009 

Maçã acelera a perda de peso



Maçã acelera a perda de peso

A grande estrela, na verdade, é a pectina, presente na casca. Trata-se de um tipo de fibra que se transforma em gel ao chegar ao estômago e envolve parte da gordura ingerida, que é eliminada sem ser absorvida pelo organismo. Além disso, a pectina diminui o apetite por até quatro horas e controla os níveis de açúcar no sangue, evitando os acessos de fome. Atentos a isso, cientistas da universidade japonesa Nippon Sport Science fizeram análises com cobaias e constataram que, após três semanas comendo uma maçã por dia, houve a redução de até 20% da gordura corporal! Outros bons motivos para incluir a fruta na sua dieta: ela traz uma boa dose de potássio, um mineral que ajuda a combater o inchaço provocado pelo excesso de sal no organismo, e ferro, cuja carência prejudica a concentração e dá sonolência e cansaço.

Quanto consumir: uma maçã com casca (80 calorias).


* Matéria original publicada em www.elle.com.br em agosto de 2009 

Shitake aumenta a imunidade



Shitake aumenta a imunidade

O cogumelo virou alvo de cientistas das universidades de Michigan, nos Estados Unidos, e Osaka, no Japão, por conter lentinan. "A substância aumenta a produção das células de defesa do organismo, que são ativadas quando uma bactéria ou qualquer outro agente estranho invadem o corpo, ameaçando a saúde", justifica a pesquisadora Jocelem Salgado. Quer mais motivos para consumir o cogumelo? Pois bem: ele possui tanta proteína quanto a carne vermelha (quatro colheres de sopa equivalem a um bife pequeno), possui alto teor de fibras, é pobre em gorduras e soma apenas 44 calorias por cada xícara de chá — só não vale consumi-lo refogado na manteiga, que acrescenta nada menos do que 200 calorias à porção! A melhor pedida é usá-lo para incrementar as massas.
Outra vantagem do shitake: seu sabor intenso aciona uma área do sistema nervoso cerebral mandando a mensagem de saciedade.

Quanto consumir: 100 g, o equivalente a dez colheres de sopa de shiitake.


* Matéria original publicada em www.elle.com.br em agosto de 2009 

Frutas vermelhas: up no cabelo



Frutas vermelhas: up no cabelo

Morango, framboesa, amora, romã e outras frutas com coloração avermelhada contêm altíssimas doses de flavonoides, um tipo de antioxidante que, segundo o químico americano Cos Bruyne, em artigo publicado na conceituada revista Current Medical Chemistry, dos Estados Unidos, melhora a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. "Isso favorece a chegada de muito mais nutrientes, água e oxigênio ao bulbo capilar, fazendo com que o cabelo cresça mais forte", explica a nutricionista Daniela Jobst. Os flavonoides também ajudam a retardar o envelhecimento precoce, evitar doenças cardiovasculares, reduzir o colesterol e aumentar a imunidade do organismo.

Quanto consumir: uma porção, o equivalente a uma xícara de chá de morango, amora, framboesa ou acerola (cada uma com cerca de 55 calorias), uma taça pequena de salada de frutas vermelhas (70 calorias) ou duas colheres (sopa) de geleia diet de frutas vermelhas (30 calorias).


* Matéria original publicada em www.elle.com.br em agosto de 2009 

Abacate e iogurte: barriga zero

Abacate e iogurte: barriga zero

A fruta combate a ação do cortisol, um hormônio que favorece o acúmulo de gordura no abdômen e atiça a fome e a vontade de comer doce. O abacate ainda é rico em gorduras monoinsaturadas. "Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine mostrou que esse tipo de gordura ajuda a emagrecer de forma muito mais eficaz do que uma dieta pobre em lipídios", conta a nutricionista Daniela Jobst. Já o iogurte ganha pela presença do cálcio. Uma pesquisa da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, verificou que as pessoas que consumiram três potes de iogurte desnatado por dia, associados a um cardápio de calorias controladas, perderam 20% mais gordura corporal, principalmente no abdômen, do que as que fizeram apenas o regime. Uma das justificativas é que o cálcio se liga à gordura ingerida, formando uma substância que não é absorvida pelo intestino.

Quanto consumir: uma colher (sopa) de abacate (14 calorias) ou três potes de iogurte desnatado (cerca de 85 calorias em cada pote).


* Matéria original publicada em www.elle.com.br em agosto de 2009 

Salmão combate a celulite



Salmão combate a celulite

O peixe ganhou os holofotes da ciência por ser campeão em ômega-3 - um tipo de gordura que o organismo não consegue produzir e tem ação anti-inflamatória. "A celulite surge quando as células estão inflamadas e o ômega-3 facilita a saída da gordura dessas células, deixando a pele mais uniforme. De quebra, alivia a dor nos casos mais graves (os graus três e quatro), além de aliviar a TPM e o estresse e melhorar o funcionamento do intestino", afirma a médica ortomolecular e nutróloga Sylvana Braga, de São Paulo. O pesquisador e dermatologista americano Nicholas Perricone, considerado o pai da teoria da inflamação como agente do envelhecimento e fã incondicional do salmão, garante que o ômega-3 presente no peixe ajuda a queimar as calorias antes mesmo que tenham a chance de ser armazenadas no corpo.

Quanto consumir: uma posta grande, de 200 g, grelhada ou assada, três vezes por semana, de preferência no almoço, devido ao alto valor calórico (580 calorias, cada posta).


* Matéria original publicada em www.elle.com.br em agosto de 2009 

men de trigo x docemania



Gérmen de trigo x docemania

O destaque vai para o cromo, que facilita o metabolismo do carboidrato, que ao entrar na corrente sanguínea se transforma em glicose para alimentar as células. "A carência do mineral não permite ao carboidrato chegar adequadamente à célula, o que pode levar à fome e à compulsão, principalmente por doces", afirma a nutricionista funcional Fernanda Scheer. Prova disso é um estudo realizado pelo departamento de saúde e performance do Pennington Biomedical Research Center, nos Estados Unidos, com mulheres com sobrepeso que suplementaram 1 mg de cromo diariamente. Conclusão: todas tiveram menos vontade de comer doces, fast-food e alimentos ricos em gordura.

Quanto consumir: duas colheres de sopa (100 calorias) de gérmen de trigo, que, por não ter sabor, pode ser misturado a sopa, vitamina, iogurte e suco ou salpicado em uma fruta.


* Matéria original publicada em www.elle.com.br em agosto de 2009 


Frutas cítricas, pele mais bonita

O segredo do sucesso está na grande oferta de vitamina C. Segundo uma pesquisa da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, o nutriente, também conhecido como ácido ascórbico, é essencial para a formação do colágeno. Sem ele, a pele perde a sustentação, cai e... dá-lhe flacidez! "A vitamina ainda age como um fotoprotetor, neutralizando os radicais livres produzidos pela radiação solar. Com isso, a firmeza e a elasticidade cutâneas são preservadas, e o risco de surgirem manchas, reduzido", lembra a nutricionista funcional Daniela Jobst, de São Paulo.

Importante: para fazer efeito, é essencial ingerir a vitamina C diariamente e consumir o alimento logo após descascar a fruta ou preparar o suco, pois o nutriente oxida muito rápido.

Quanto consumir: duas porções, o equivalente a duas laranjas (45 calorias, cada uma), uma taça de morangos (55 calorias) ou um copo de 200 ml de limonada (15 calorias) - com adoçante, please.


* Matéria original publicada em www.elle.com.br em agosto de 2009 

Castanha-do-pará



Castanha-do-pará bate no estresse

Essa fruta oleaginosa ganhou fama por conter um alto teor de selênio. De acordo com a pesquisadora Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (Sbaf), o mineral aumenta a disposição e evita que o organismo sofra com os efeitos dos radicais livres produzidos em situações estressantes. Não é só: "O selênio atua no equilíbrio da tireoide, evitando oscilações de peso, e ajuda a prevenir o câncer de pulmão", completa a especialista.

Quanto consumir: uma castanha por dia (27 calorias) supre todas as necessidades de selênio do organismo e não pesa na balança. Mastigue-a bem para garantir a melhor absorção do nutriente.


* Matéria original publicada em www.elle.com.br em agosto de 2009 

10 alimentos que vão te deixar mais bonita(o)

Vegetais e frutas roxas: anti-idade

A coloração roxa é dada por um pigmento chamado antocianina, que está presente na casca, na folha ou na polpa de alimentos como mirtilo, cereja, berinjela, uva, alface e repolho roxos. "Essa substância tem um potente efeito na remoção dos radicais livres, impedindo que provoquem alterações nas células que culminam no envelhecimento precoce", afirma a endocrinologista e nutróloga Vânia Assaly, de São Paulo.

Quanto consumir: oito unidades de mirtilo, cereja ou uva (cada porção soma cerca de 40 calorias), uma xícara (chá) de alface roxa, repolho roxo ou berinjela com casca (menos de 15 calorias, cada um deles) ou uma taça de vinho tinto (85 calorias).


* Matéria original publicada em www.elle.com.br em agosto de 2009