sábado, 26 de janeiro de 2013

Alimentos para combater o mau-humor


Alimentos para combater o mau-humor

Melhor que remédio! Veja como acabar com aquela nuvenzinha negra

POR ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 24/04/2008

ESCRITO POR:
Fabiana Borrego
Nutrição


ESPECIALISTA MINHA VIDA
Existem alimentos que podem ajudar a diminuir o nervosismo, a ansiedade e o cansaço, eles têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, diminuir a irritação e espantar a tristeza.

Alface: Ótima para amenizar a irritação. O talo da alface possui uma substância chamada lactucina, que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato, a falta deste mineral pode causar depressão, confusão mental e cansaço.

Banana: Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem mais tranqüilo. Tudo isso graças à boa quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique, pois possui vitamina B6, um dos responsáveis por produzir energia.

Espinafre: Contém potássio e ácido fólico, que ajudam na prevenção da depressão. E ajuda a estabilizar a pressão arterial, além de garatir um bom funcionamento do sistema nervoso, graças as vitaminas A, C e do complexo B, fosfato e magnésio.

Frutos do mar: Os alimentos vindos do mar são ricos em zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo ansiedade e cansaço. Também são boas fontes de ômega-3(gordura que auxilia na diminuição de colesterol ruim LDL na corrente sanguínea) e proteínas, ambos essenciais para o bom funcionamento do coração.

Mel: Estimula a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

Laranja: Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, isso devido as boas concentrações de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Essa fruta ainda é energética, previne a fadiga e hidrata.

Uva: A vitamina C e os flavonóides (antioxidantes), retardamo envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol ruim . Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso.é rica em glicose, por isso é um bom energético.

Jabuticaba: É rica em carboidratos, que fornecem energia ao nosso organismo. Também é repleta de ferro não heme e vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do organismo e suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos.

Ovos: As substâncias que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, perda de memória e ansiedade.



Fabiana Borrego é nutricionista especialista em nutrição clínica

Para saber mais acesse: www.chefnutri.com.br

Sobre a deficiência do Magnesium


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Sucos que refrescam no verão

  • Confira as novidades para aplacar a sede durante os dias e noites mais quentes
Simone Candida (Email · Facebook)


Sucos de frutas cítricas, como o de tangerina, e as combinações com menta, são uma opção para refrescar nos dias mais quentes de verão
Foto: Marco Sobral / Divulgação

Sucos de frutas cítricas, como o de tangerina, e as combinações com menta, são uma opção para refrescar nos dias mais quentes de verão Marco Sobral / Divulgação
RIO - Manga com menta, maracujá com sorvete de baunilha, cenoura com abacaxi, água de coco com limão e couve. Bastou a temperatura subir, uma profusão de misturas de frutas, temperos, e ingredientes gelados começa a tomar conta dos cardápios de restaurantes, lanchonetes e bares da cidade. Na rede Cafeína, por exemplo, o suco de cenoura com abacaxi só costuma entrar no cardápio das lojas a partir de dezembro, quando a clientela prefere sabores mais refrescantes. No recém-inaugurado Catrin Gastropub, na Lapa, o bartender Walter Garin, atendendo a pedidos, transformou um de seus drinques (feito a base maracujá, laranja e capim limão) numa bebida sem álcool. Tudo para aplacar a sede durante os dias e noites mais quentes.
Sucos com frutas ácidas e cíticas, ensina o chef Cauê Aguiar, prolongam a sensação refrescante. Ele tem até uma explicação científica para o frescor:
— Estas frutas, como limão, laranja e maracujá, geram uma salivação extra quando consumidas, levando a uma sensação refrescante que se prolonga dentro da boca. Não é à toa que a combinação mate com limão dá tão certo na praia — explica Cauê Aguiar, da rede Boomerang Mix.
Neste verão, Cauê apostou em dois novos sucos para aliviar o calorão de cariocas e turistas: manga com menta e maracujá com sorvete de baunilha. A mistura de manga com menta, diz ele, é perfeita para ser degustada nos dias mais quentes. Já a combinação de maracujá com sorvete resulta num terceiro sabor, pouco doce, meio azedinho, que vem fazendo sucesso.
Segundo a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, algumas receitas, além de afastar o calor, atuam combatendo a retenção de líquidos e o estresse. É o caso do suco feito com água de coco, limão, hortelã, salsa e couve.
Confira algumas receitas dos chefes:
Manga com menta (Boomerang Mix)
Ingredientes: polpa de uma manga, água, calda de menta e gelo.
Junte num liquidificador a polpa de uma manga, 100 ml de água, uma colher de sopa de calda de menta e gelo. Bater e coar!
Maracujá com sorvete de baunilha (Boomerang Mix)
Ingredientes: um maracujá e sorvete de baunilha
Modo de preparo: Pegar um maracujá, cortar ao meio, retirar a polpa (1 concha); bater no liquidificador com semente. Adicionar três bolas de sorvete de baunilha. A proporção é uma concha de polpa da fruta para três bolas de sorvete. Bater e servir. Não precisa coar.
Passion Virgin (Catrin Gastropub)
Ingredientes: 50ml de polpa de maracujá, 50 ml de suco de laranja lima ou bahia, três folhas de capim limão, 1 colher de sopa de açúcar de baunilha, 100 ml de água mineral flavorizada (com sabor) e gelo a gosto.
Modo de fazer: Em um copo longo (tipo de chope), junte os sucos das fruta e as folhas de capim limão, amassar suavemente umas três vezes, adicionar o açúcar e dissolver. Junte gelo (de preferência moído) até quase a borda do copo, completar com a água mineral, decorar com duas folhas de capim tamanho médio e uma rodela de maracujá.
Suco de abacaxi e hortelã com sorbet de limão siciliano (Zacks)
Ingredientes:
4 pedaços de abacaxi.,1 pacotinho de polpa de abacaxi congelada, 500 ml de água, 1 bola de sorbet de limão, açúcar ou adoçante, se desejar.
Modo de fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.
Suco de abacaxi, gengibre e hortelã (Eccellenza Pizzaria)
Ingredientes: 3 rodelas de abacaxi sem o miolo; 15 gramas de gengibre ralado; 5 folhas de hortelã; 5 pedras de gelo
Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador. Decorar com um raminho de hortelã.
Suco de cenoura com abacaxi (Cafeína)
Ingredientes: 300ml de suco de abacaxi natural e meia cenoura.
Como fazer: Bater tudo no liquidificador e adoçar a gosto.
Suco refrescante contra inchaço (receita da nutricionista Andrea Santa Rosa)
Ingredientes: 1 copo médio de água de coco; 1 fatia grossa de limão; 4 colheres de sopa de couve crua; 1 colher de sopa de hortelã; 1 colher de sopa de salsa;1 colher de sopa de limão e 3 cubos de gelo.
Preparo: Bater no liquidificador e servir imediatamente.
Refrescante e Anti ansiedade (nutricionista Andrea Santa Rosa)
Ingredientes: 1 folha de couve média (sem o talo); 1 colher de sobremesa de gérmen de trigo; 1 maracujá; 1 colher de sobremesa de mel; meio copo de água gelada.
Preparo: Bata tudo no liquidificador, coe e sirva ou use diretamente a centrífuga.
Refrex e detox (Andrea Santa Rosa)
Ingredientes: 1 maçã verde, 1 pedaço de pepino (3cm); 1 copo de água de coco; 1 folha de couve; 1 rodela de abacaxi fina.
Preparo: Bater no liquidificador e servir imediatamente.
Resfrescante e calmante (Andrea Santa Rosa)
Ingredientes: 200 ml de suco de uva integral orgânico ou de garrafa de vidro escura; 3 pedacinhos talo ou folha de erva cidreira ou capim limão (do tamanho de uma caneta)
Preparo: Bater no liquidificador e servir imediatamente.
ONDE BEBER:
Boomerang Mix
Via Parque Shopping – 2º piso
Av. Ayrton Senna, 3000
Telefone: 3410-5067 / 2421-1599
Catrin Gastropub
Endereço: Mem de Sá, 63 – Lapa
Tel: 2222-0328
Zacks
Endereço: Praia de Botafogo, 228 – loja 101 – Botafogo
Telefone: (21) 2552-3644
Eccellenza Pizzaria
Rua Visconde de Caravelas, 121 – Botafogo
Tel: 2535-0591
CAFEÍNA
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva 1321 Leblon
Telefones: 2259-6288
Bebidas para desinchar: SOS pré-festas de final de ano

Compartilhar
diuretica animale capa
Lá vem a época mais crítica do ano para se manter em forma! Com tantas confraternizações, festas, mesas fartas, bebidas geladíssimas, todo cuidado é pouco para não aumentar o ponteiro da balança.
Para que o inchaço não faça parte da sua rotina nas comemorações, algumas estratégias para estimular o rim são super válidas, já que ele é o órgão de desintoxicação e equilíbrio do organismo.
Primeira dica que parece boba, mas é fundamental: beba muita água. O líquido quando ingerida em abundância (dois litros por dia), além de hidratar o corpo e a  pele, ajuda a eliminar toxinas armazenadas no nosso organismo e r eduz a retenção líquida.
Beber um copo de água mineral a cada copo de bebida alcoólica também faz toda diferença. No final das contas você bebe a metade do que beberia e evita que o álcool te deixe inchada no dia seguinte.

Beber chá de Cavalinha ou de Hibiscus ao longo do dia também é uma ótima estratégia, eles ajudam a eliminar o inchaço e você logo percebe a diferença. A quantidade de chá, que pode ser gelado, é de 4 xícaras/dia para fazer efeito.

E por último segue uma proposta que tem um excelente resultado: de agora até a semana seguinte do Réveillon, troque os lanches entre o café da manhã e o almoço – e o almoço e o jantar- por dois sucos diuréticos que o Território ensina a receita. Anote aí:
- Suco (1): 3 xícaras de melancia picada + suco de 1 lima da Pérsia + 10 folhas de capim limão + 1 copo de água gelada + 2 cubos de gelo
- Suco (2): 1 rodela grande de abacaxi + 10 folhas de hortelã + 1 xícara de chá de cavalinha gelado + 2 cubos de gelo