sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dicas para emagrecer comendo bem

    Especialistas em dieta revelam dicas para emagrecer que seguem recomendações nutricionais práticas e permitem comer bem

    Atualizado em 28/11/2011
    Reportagem: Celeste Perron e Carolina Botelho - Edição: MdeMulher
    Conteúdo do site Women's Health
     
    Comer bem pode ser sinônimo de emagrecimento
    Foto: Getty Images
    Recomendações gerais de uma dieta, como obedecer à pirâmide dos grupos alimentares, comer de 3 em 3 horas e beber 2 litros de água por dia, não podem ser deixadas de lado. Mas para emagrecer na vida real é preciso mais do que isso, já que a torta de morango sorri para você na vitrine de doces da padaria e seu amado não abre mão da pizza no domingo à noite. Junte a isso o prazer de uma cerveja com batata frita com as amigas e você está perdida. Como não é fácil resistir, alguns especialistas no assunto reuniram os seus mandamentos preferidos para comer bem, cortar calorias e apreciar cada mordida.

    Assuma a paixão pela carne...

    "Caso você compare a quantidade de gordura de um bife de filé-mignon com a de um filé de peito de frango, se surpreenderá: o teor é quase o mesmo, com a diferença de que a carne bovina tem mais zinco, ferro e vitamina B12", afirma a americana Catherine Friend, autora de "The Compassionate Carnivore" (inédito no Brasil). A recomendação de ingestão de proteína para mulheres saudáveis é de 0,8 a 1 g por quilo de peso corporal. Lembre-se: uma porção de 30 g de carne é semelhante ao tamanho da palma da mão de uma mulher adulta.

    ...E cultive o lado vegetariano

    "Para preservar a cintura fina, vegetais devem estar presentes nas refeições", afirma Mark Bittman, autor de "Tudo e Mais um Pouco" (Ed. Leya). Proteínas de origem vegetal, como feijão, lentilha, soja, grão-de-bico, amêndoa e noz, possuem teor reduzido de gordura e quantidade significativa de fibras e ômegas 3 e 6, contribuindo para a ingestão das gorduras boas de que o organismo precisa. Consuma um desses alimentos uma vez ao dia, como uma porção de feijão ou meia xícara de nozes.

    Tome água antes das refeições

    Uma pesquisa da Universidade Virgina Tech, nos EUA, mostrou que tomar 2 ou 3 copos de água antes de sentar à mesa enxuga até 2 kg. "Ingerir mais água e menos bebidas adocicadas é uma estratégia simples de controlar o peso", afirma Brenda Davy, coautora do estudo.

    Faça seu próprio molho de salada

    Da mesma maneira que deve evitar óleo e manteiga para refogar vegetais e legumes, não use temperos prontos em saladas. "Muitos contêm alta taxa de frutose", afirma Stephen Perrine, autor de "The New American Diet" (inédito no Brasil). Além de calóricos, eles abusam de sal e conservantes. Uma saída clássica é fazer um molho de limão com azeite. Deixe a receita mais saborosa acrescentando mostarda, vinagre balsâmico, alho e ervas aromáticas.

    Comece pela sopa

    As sopas geram sensação de saciedade se tomadas antes das refeições. "Deixá-las congeladas vai ser mais prático para o seu dia a dia", afirma a nutricionista Marlise Potrick Stefani, da clínica Nutritécnica, em São Leopoldo (RS). "Aproveite sobras como ossos, pontas de carne, cabos de temperos verdes e casca de cenoura para fazer caldos de carne, galinha e legumes."

    Pense antes de beber

    Não basta trocar o refrigerante pelo suco de laranja ou a cerveja pelo vinho quando se quer perder medidas. "Algumas bebidas, além de apresentarem função antioxidante, são classificadas como termogênicas, ou seja, aumentam o metabolismo por apresentarem mais dificuldade de ser digeridas pelo organismo, como o chá verde", diz Heloisa Guarita, diretora técnica e nutricionista da RG Nutri Consultoria Nutricional, em São Paulo.
    Brócolis e couve-flor ajudam a desintoxiar o fígado
    Foto: Dreamstime

    Limpe o fígado

    Desintoxicar o fígado é peça-chave em dietas. Dois vegetais que ajudam nessa tarefa são brócolis e couve-flor. "Consuma pelo menos duas vezes por semana em forma de salada ou em ingredientes de pratos como macarrão com brócolis, couve-flor gratinada e seleta de legumes", recomenda Tarcila Beatriz Ferraz de Campos, mestre em ciências com ênfase em fisiologia endócrina pela USP.

    Aposte em complementos naturais

    Nada de manteiga ou queijo ralado para dar aquele gostinho especial à comida. Uma porção de parmesão chega a 100 calorias. Marlise recomenda acrescentar sementes de linhaça ao prato, uma maneira fácil de incluir no cardápio fibras, ômega 3 e ácidos graxos. Se não gostar do seu sabor, experimente sementes de abóbora ou girassol, fontes de fibra e gordura saudável.

    Preserve o gostinho de quero mais

    Pare de comer antes de sentir a barriga cheia e pesada. Para saber o momento certo, use a regra: em uma escala de 1 a 10, você fica muito estufada com 10. Largue o garfo quando estiver no nível 8. Aos poucos, tente fazer isso na escala 6. Você vai se sentir e parecer melhor e mais saudável.

    Levante e coma

    "Tome um café da manhã que contenha fibra, proteína e um pouco de gordura. A combinação ativa o metabolismo e gera saciedade até a hora do almoço", diz Keri Glassman, autora do "The O2 Diet" (inédito no Brasil). "Minha primeira refeição do dia é uma fatia de torrada integral com pasta de amendoim ou ovos mexidos e uns morangos." Bonus: uma pesquisa mostrou que tomar café da manhã ajuda a perder peso sem sofrer do efeito ioiô.

    terça-feira, 12 de junho de 2012

    Os 10 melhores alimentos eleitos nos EUA e Europa


    01/06/2012
    Imagine uma seleção de alimentos que são deliciosos, nutritivos e bom para você - ou seja, eles reduzem seu risco de desenvolver doenças.

    De acordo com vários inquéritos e fontes diferentes na América do Norte e Europa Ocidental, os dez seguintes alimentos são geralmente considerada a mais saudável.

    1) As maçãs
    As maçãs são uma excelente fonte de antioxidantes, que combatem os radicais livres, danificando substâncias geradas no corpo que causam alterações indesejáveis e estão envolvidos no processo de envelhecimento e algumas doenças.

    Alguns estudos com animais constataram que um antioxidante encontrado em maçãs (polifenóis) pode prolongar a expectativa de vida. Testes em moscas descobriram que os polifenóis também ajudá-los a preservar sua capacidade de andar, subir e se mover.

    "Uma maçã por dia mantém o médico longe" uma velha expressão , ainda atual.

    2) Amêndoas
    As amêndoas são ricas em nutrientes, incluindo ferro, cálcio, vitamina E, fibra, riboflavina e magnésio.
    Uma revisão científica publicada em Comentários Nutrição no ano passado descobriu que as amêndoas como alimento pode ajudar a manter níveis saudáveis de colesterol.


    3) Brócolis
    O brócolis é rico em fibras, folato, cálcio, potássio e fitonutrientes. Os fitonutrientes são compostos que reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e alguns cânceres. Brócolis também contém beta-caroteno, um antioxidante, bem como a vitamina C.


    Brócolis ebulição por muito tempo pode destruir grande parte de seus nutrientes vitais

    Tem a mirosinase e sulforfano importantes no ANTICANCER.


    4) Amoras e morangos
    Contem fitonutrientes, antioxidantes e fibras.

    De acordo com um estudo realizado na Harvard Medical School, os idosos que comem muita amoras e morangos são menos propensos a sofrer de declínio cognitivo, em comparação com outras pessoas da sua idade que não.
    Reduzem ainda o desenvolvimento de células de gordura (adipogênese).


    5) Os peixes gordos
    Exemplos de peixes oleosos incluem salmão, truta, cavala, arenque, sardinha e anchovas.
    Estes tipos de óleo de peixe têm nos seus tecidos e em torno do intestino.
    Contem ômega-3 . Estes óleos são conhecidos para proporcionar benefícios para o coração, bem como o sistema nervoso.
    Os peixes gordos são também conhecidos para fornecer benefícios para os pacientes com doenças inflamatórias, tais como a artrite.

    Os peixes oleosos também contêm vitaminas A e D.

    Cientistas da UCLA Jonsson Comprehensive Cancer Center descobriram que a progressão do câncer de próstata foi significativamente desacelerados quando os pacientes foi em uma dieta de baixa gordura com suplementos de óleo de peixe. (Link para o artigo)


    Peixes oleosos são ricos em ômega-3 os ácidos gordos


    6) Os vegetais de folha verde
    Estudos têm demonstrado que uma alta ingestão de vegetais de folhas escuras, como espinafre ou couve podem diminuir significativamente o risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2. .

    O espinafre, por exemplo, é muito rico em antioxidantes, especialmente quando não cozidos no vapor ou levemente cozidos. É uma boa fonte de vitaminas A, B6, C, E e K, bem como o selénio, niacina, zinco, fósforo, cobre, ácido fólico, potássio, cálcio, betaína, manganês e ferro.


    7) A batata-doce
    As batatas doces são ricas em fibra alimentar, beta-caroteno, carboidratos complexos, vitamina C, vitamina B6, assim como caroteno (cor de rosa, amarelas).

    A batata-doce classificada como número um, quanto as vitaminas A e C, ferro, carboidratos, proteínas, cálcio e complexo foram considerados.




    8) de gérmen de trigo

    Germe de trigo é elevada em vários nutrientes essenciais, tais como a vitamina E, ácido fólico (folato), tiamina, zinco, magnésio, fósforo, bem como os álcoois gordos e ácidos gordos essenciais.

    O germe de trigo é também uma boa fonte de fibra.

    9) Abacates
    Muitas pessoas evitam abacates devido ao seu alto teor de gordura, pois eles acreditam que, para evitar todas as gorduras leva a uma melhor saúde e mais fácil de controle de peso corporal - isso é um mito. Aproximadamente 75% das calorias em abacate provenientes de gordura, gordura monoinsaturada em sua maioria.


    Peso-para-peso, abacates têm de potássio 35% a mais do que bananas.

    Abacates são também muito ricos em vitaminas B, bem como a vitamina K e vitamina E.

    Abacates também têm um teor de fibra muito elevado de 25% solúvel e 75% de fibra insolúvel.

    Estudos têm demonstrado que o consumo regular de abacate reduz os níveis de colesterol no sangue.

    Extratos de abacate estão actualmente a ser estudado em laboratório para ver se eles podem ser úteis para o tratamento de diabetes ou hipertensão.

    Pesquisadores da Ohio State University descobriram que os nutrientes extraídos abacates foram capazes de impedir que as células do câncer de boca, e até mesmo destruir algumas das células pré-cancerosas.

    10) Aveia
    Aveia é refeição feita a partir de aveia em flocos ou moídos, ou mingau de aveia em flocos.

    O Interesse em aveia tem aumentado consideravelmente nos últimos vinte anos por causa de seus benefícios de saúde.

    Estudos têm mostrado que se você comer uma tigela de mingau de aveia todos os dias os seus níveis de colesterol no sangue, especialmente se eles são altos demais, vai cair, por causa do conteúdo de cereais de fibra solúvel. Quando os achados foram publicados na década de 1980, uma "mania de farelo de aveia" spread entre os EUA ea Europa Ocidental. A mania aveia deixados na década de 1990.

    Em 1997, o FDA (Food and Drug Administration), concordou que os alimentos com altos níveis de aveia em flocos ou farelo de aveia pode incluir dados em seus rótulos sobre os seus benefícios cardiovasculares cardíacas se for acompanhado com uma dieta de baixa gordura. Isto foi seguido por um outro aumento da popularidade farinha de aveia.

    Cpngressos Medicos
    credito a Medical News,2012

    Os 10 Melhores Alimentos Para Comer

    Enquanto a maioria das pessoas pensa que para adotar uma alimentação saudável ou perder peso, deve-se apenas eliminar os alimentos ruins, acabam se esquecendo de incluir os bons alimentos em sua dieta.
    A chave para obter a melhor alimentação possível é focar nos alimentos que você deve comer, e não nos que não deve comer. Certifique-se que a sua cozinha esteja repleta dos alimentos abaixo.

    PERU

    O peru possui uma proteína magra, com baixíssimas calorias. Além disso, o peru é rico em selênio, que aumenta nossa imunidade, previne câncer e ajuda a controlar a tireóide.

    MORANGOS

    Morangos são repletos de antioxidantes que oferecem proteção para as células, evitando danos e reduzindo o risco de câncer. Além de inúmeros benefícios a saúde, o morango é a fonte ideal de fibras solúveis e vitamina C.

    TOMATE

    Os tomates contêm uma elevada quantidade de licopeno, que é um potente antioxidante. O licopeno ajuda a proteger o organismo contra danos celulares.

    BRÓCOLIS

    Os Brócolis, assim como outros vegetais como couve-flor, ajudam a reduzir vários tipos de câncer.

    ESPINAFRE

    O Espinafre está entre os melhores alimentos porque contém luteína, que é conhecido por ajudar a prevenir a catarata. Além disso, também ajuda na luta contra a degeneração macular relacionada ao envelhecimento, que muitas vezes leva a cegueira dos idosos.

    FRUTAS CÍTRICAS

    As frutas cítricas, como a laranja e limão, contém bioflavonoides, que também ajudam a prevenir o câncer. Além disso, alguns estudos mostram que os bioflavonoides também atuam como anti-inflamatório e inibem a coagulação do sangue.

    SALMÃO

    O salmão, bem como outros peixes gordos, contém gorduras boas e ômega3, que ajudam a evitar derrames e doenças cardíacas, reduzindo o risco de coágulos de sangue.

    ALHO

    O alho tem sido objeto de numerosos estudos. Pesquisas indicam que o consumo do alho em uma base regular pode diminuir a pressão arterial. O alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol e evitam a aderência excessiva no sangue.

    AVEIA

    A aveia ajuda a reduzir o colesterol. Estudos indicam que apenas uma tigela de mingau de aveia por dia pode reduzir o colesterol efetivamente em mais de 20%. A aveia é ideal para pessoas diabéticas.

    NOZES

    As nozes são uma excelente fonte de gorduras boas e ômega3 e ajudam a reduzir os níveis de colesterol.
    Referências: 24hrfitness

    Os 10 piores alimentos para o corpo

    Nas épocas de festas, abusamos do nosso corpo, ingerindo alimentos cheios de toxinas. No documentário "Ano Novo Sem Toxinas", que vai ao ar no dia 2, às 23h15, a nutricionista Gillian Mckeith´s lista os piores alimentos para o nosso organismo. Confira abaixo.
    • 1
      Refrigerante
      Se você beber um copo de refrigerante por dia estará ingerindo de 6 a 7 colheres de chá de açúcar. Muitos refrigerantes são repletos de aditivos, o que pode gerar inchaço, dores de cabeça, asma, hiperatividade e falta de concentração. Além disso, o refrigerante, seja a versão normal, zero ou light, não possui nutrientes como vitaminas e minerais de que o corpo precisa para o metabolismo funcionar.
    • 2
      Sal em excesso
      Uma das consequências do consumo excessivo do sal é a hipertensão, responsável pelo maior índice de infartos e acidentes vasculares cerebrais. Além disso, o sal retém líquido, deixando a pessoa inchada. O recomendado é ingerir no máximo 6g por dia, contando com o sal já adicionado à comida, como arroz e feijão.
    • 3
      Fast food
      Os fast food, como pizza, hambúrguer e comida chinesa delivery, têm excesso de calorias, gordura saturada, sódio e proteína. As refeições trazem gordura trans, que contribui  para  problemas cardíacos, e excesso de açúcar.
    • 4
      Açúcar em excesso
      Cuidado! O açúcar pode estar escondido em comidas que você nem imagina, como em um molho de frango, uma comida congelada ou um pote de iogurte. Quando você ingere todos os dias esse açúcar, força os seus órgãos a trabalhar mais. Primeiro, para digerir. Segundo, para normalizar a taxa de glicose no organismo. É assim que você acaba ficando diabético. Os sintomas do diabetes são sede excessiva, urina frequente, pele seca ou com coceira e fadiga extrema.
    • 5
      Pão branco
      O sabor do pão branco pode ser melhor do que o do integral, o pão branco é cheio de produtos químicos que fazem dobrar a quantidade de fermento em seu organismo. Isso pode causar infecções vaginais ou de outros tipos. Além disso, o pão branco causa inchaço, gases intestinais e problemas digestivos. Opte sempre pelo integral.
    • 6
      Carne processada
      A salsicha é um exemplo. Geralmente, essa carne processada tem até pelo do porco - da orelha, do focinho, da pálpebra ou do tecido conjuntivo. Ou seja, você nem sabe ao certo o que está comendo. Além disso, a carne processada leva água, amido, conservantes, gelatina e aditivos.
    • 7
      Salgadinhos
      Os salgadinhos e os petiscos de bar são fontes de gordura trans. Este tipo de gordura pode levar ao aumento de peso, entupimento de veias, pressão alta e até diabetes do tipo 2.
    • 8
      Chocolate
      Chocolates, doces e biscoitos têm alto teor de açúcar refinado e zero de nutrientes e vitaminas para o corpo. E ainda contêm enorme quantidade de calorias vazias. Se você comer uma barra de chocolate todos os dias, pode engordar cerca de 12 kg em um ano. E para queimar as calorias de uma barra de chocolate é preciso pedalar 45 minutos em uma bicicleta.
    • 9
      Bebida alcoólica
      O limite tolerável para as mulheres é de 14 doses por semana. Já para os homens é de 21. Uma caneca de chope pode conter a mesma quantidade de calorias de uma rosquinha doce. Se você tomar todos os dias um chope, pode engordar 6 kg em um ano.
    • 10
      Cafeína
      Café, refrigerante e bebidas energéticas contêm alto nível de cafeína, que é uma droga estimulante. Se você não estiver acostumado a ingerir cafeína em grande quantidade, sua pressão arterial pode subir, deixando você ansio