sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Auto-Hemoterapia funciona mesmo ?


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Importâcia Da Dieta Para Quem Tem Câncer






A medicina ortodoxa quer que você acredite que 95% dos casos de câncer se originam nos genes que você herdou. Acontece que mais importante que sua herança genética, nesse caso, é saber como os seu genes vão reagir a certas influências ambientais. Essa é uma área de pesquisa conhecida como epigenética.

Alguns alimentos têm a capacidade de fazer com que alguns genes combatentes do câncer reduzam muito suas funções. Da mesma maneira, há alimentos que fazem o contrário: tornam os genes combatentes do câncer ainda mais fortes.


Alimentos causadores de câncer ou alimentos que fortalecem seu sistema imunológico são assuntos de váriso livros ou mesmo sites que só tratam desse assunto. As informações são inúmeras e no final é tanta coisa na nossa cabeça que chega um ponto que não se sabe mais o que é bom ou ruim.





Sem querer me alongar muito vou passar apenas duas dicas que são poderosas para quem tem câncer ou para aqueles que se preocupam em preveni-lo. A primeira dica é bem fácil de fazer e a mesmo tempo dificílima. Com certeza são poucos que vão conseguir fazê-la, mas quem a fizer vai dar um salto gigantesco para a cura:


Dica 01: Evite ou reduza ao máximo o consumo de açúcar:
Nâo disse que ia ser difícil? E tem mais: isso não quer dizer que você tenha que substituir o açúcar pelo aspartame ou outros adoçantes artificiais que são verdadeiros venenos. Nessa caso você está saindo de canto nenhum para chegar em bulhufas! Isso inclui também os xaropes de milho que são riquíssimos em frutose (HFCS) e os grãos refinados.

Essa dica você encontra com mais detalhes no livro do Dr.David Servan Schreiber, "Anticâncer". É uma leitura que recomendo a todos. Inclusive, evitar o açúcar é um dos melhores remédios para Acne! Mas essa descoberta cabe ao Dr. Otto Warburg, ganhador do Prêmio Nobel. Ele descobriu que as células cancerosas se multiplicam em ambientes com glicose e morrem em ambientes ricos em oxigênio.

As células cancerosas são células que perderam sua capacidade de usar oxigênio para metabolizar como as células normais. Então, elas passam a fermentar a glicose para metabolizar e se multiplicar. E como é que a indústria do câncer respondeu a esta descoberta do doutor ganhador do Prêmio Nobel? Ela simplesmente ignorou o doutor...Afinal, pra que dar uma notícia dessas? Qual é o lucro de uma informação como essa?

O Dr.David Servan Schreiber no seu livro Anticâncer diz que todos nós temos células canceroras. O que acontece é que alguns organismos perdem a capacidade de se defender contra elas, e ai a doença, cada vez mais forte, a doença se alastra. E um organismo vivo, seja bom ou ruim, precisa se alimentar. Retirando a alimentação, o organismo morre ou fica muito fraco. É o que o Dr. Schreiber quer dizer com a expressão matar as células cancerosas de fome. Mesmo assim existem muitos médicos que afirmam que a nutrição não é importante e deixam seu pacientes comerem pudins, biscoitos, bolos açucarados...chega!!! Eu mesmo já estou com água na boca!! É duro, mas há momentos em que devemos fazer opções nada fáceis. E esse é um dos momentos.

Radioterapia e quimioterapia também resolvem. Fazem um estrago maior no corpo, mas...gera lucro. Uma redução ou abstinência do açúcar pode até ser um aliado nesses tratamentos. As seções poderiam ser menores com melhores resultados.

Dica 02: Consuma curcumina (cúrcuma):
O pesquisador médico Dr. Ajay Goel, PhD, descobriu que a maioria dos cânceres surgem a partir de influências epigenéticas. Assim ele procurou pesquisar alimentos que inibem o crescimento de células cancerosas. E um desses alimentos pesquisados é a curcumina que é a base do curry. É um tempero extremamente barato e fácil de se encontrar. Até em supermercado você encontra. Vá na seção de temperos que você acha.

O Dr.Ajay descobriu que a curcumina é uma grande "assassina" de células de câncer de cólon.

Já um outro médico, o Dr.Goel tem pesquisado a curcumina em outros tipos de câncer e viu que ela é também eficiente na destruição das células cancerosas de outros órgãos. Além disso o Dr.Goel está pesquisando outros codimentos e temperos que podem destruir células cancerosas. Ou seja, vem novidade por aí!

A Índia é um país com gente saindo pelo ladrão, e o índice de casos de câncer é baixíssimo! O curry é uma comida típica de lá, e o Dr.Goel começou a ligar uma coisa com outra. E foi aí que começou a pesquisa. Como disse, a curcumina é um dos principais ingredientes do curry. Além disso outros médicos e pesquisadores estão constatando que a curcumina ajuda na reposição de células cerebrais de pessoas que tiverem AVC além de aliviar os efeitos do Alzheimer.

Outra coisa: se ao procurar curcumina e não achar, procure por açafrão. É a mesma coisa! Além disso a curcumina é um excelente anti-inflamatório. Só que nesse uso há um problema de absorção. A curcumina vai precisar de uma ajudinha da piperina. E o que é isso? É o alcalóide responsável pela sensação picante da pimenta preta. Assim ela consegue chegar mais intácta ao intestino.

Eu não sei quanto a você, mas eu adoro curry! Caso você não goste, existe no mercado cápsulas de curcumina. E qual a dosagem? Bom, isso quem vai lhe dizer será o profissional como um nutricionista, por exemplo.

Óleo De Canola - Um Clássico Exemplo De Fraude Alimentar

terça-feira, 5 de outubro de 2010


Você lembra da margarina? Ela foi e ainda é apresentada como mais saudável que a manteiga .
Eu já vi sites renomados dizendo que devemos trocar a manteiga pela margarina que é mais saudável.
E o pior é que muita gente ainda acredita nisso!
Comer margarina é tão saudável quanto comer plástico derretido...A única diferença é o preço. A margarina é mais barata que plástico, mas o resultado é o mesmo.

Mas no momento não vou falar sobre a margarina, que é um veneno, mas sobre o Óleo De Canola, que está indo no mesmo rumo da margarina.
Você pode até não comprar o óleo achando que está se livrando dele, mas acaba consumindo-o em outros alimentos processados.



Antes de mais nada, vamos ver o que é o Óleo De Canola.
Primeiramente, Canola é um nome híbrido de óleo canadense (Canadian Oil). O tal óleo era processado e exportado principalmente pelo Canadá. Para que esse óleo fosse classificado como GRAS pela tão aclamada FDA, o governo canadense deu a ela...uma "graninha", diga-se de passagem um graninha bem alta.

GRAS significa Generally Recognized As Safe, ou seja, Geralmente Reconhecido como Seguro.


Com essa classificação, o óleo pôde ser produzido sem maiores problemas durante um bom tempo e sem precisar passar por testes de segurança. É como já havia postado: quando o dinheiro é mais importante que tudo, dane-se o resto...

Esse óleo é retirado de uma planta chamada Colza ou Couve - Nabiça, que é a mesma coisa. A colza era subsidiada pelo Canadá. Tanto plantio quanto colheita.
A Colza é uma planta barata, cresce bem e tem uma resistência natural a ataques de insetos. A extração do seu óleo e processamento é bem mais barato que outros óleos que são realmente saudáveis, como o azeite de oliva, por exemplo.


Essa planta tem um ácido extremamente tóxico chamado chamado ácido erúcico. Bom, com um nome desse não podia ser lá boa coisa.
Foi então desenvolvido um híbrido dessa planta com baixos teores de
ácido erúcico. O óleo foi então originalmente chamdo de "lear oil", ou seja um óleo com baixo teor de ácido erúcico.

O óleo de colza é tão tóxico que nem insetos ou animais o ingerem. Caramba...será que eles acompanham meu blog? Mas, vamos em frente...
O óleo de colza foi incialmente usado como um óleo industrial. Olha que beleza! Para quem trocou a manteiga por margarina, agora tem um ótimo acompanhamento: nada como consumir plástico derretido com um bom óleo industrial...

Mas para que esse óleo fosse vendido para consumo ele teve que mudar de nome, é claro. Daí o nome de Canola. O ano do batismo foi 1988.


A colza foi modificada geneticamente para resistir a altas doses de herbicidas como o Roundup da Monsanto.Além da planta que tem um elemento de OGM imprevisível, o óleo é aquecido a mais de 300 graus, como parte de um processo para remover o odor extremamente desagradável. OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados. São vários os processos como degomagem, acidulação em  lote, branqueamento, desinfecção, métodos de extração com solventes químicos, e prensagem de bagaço a altas temperaturas.

O Óleo de Canola é monoinsaturado o que faz com ele seja facilmente comparado aos óleos saudáveis.
Já ouvi gente dizendo: "Está vendo??? É um óleo bom!!! É um óleo monoinsaturado! É tão bom quanto o azeite de oliva extravirgem!"
Nessas horas eu tenho que contar até 10...respirar fundo e engolir uma boa resposta!!!
Falando educadamente, o
Óleo de Canola pode até ser monoinsaturado, mas querer compará-lo com o azeite de oliva extravirgem....é o mesmo que comparar o Bin Laden com Mahatma Gandhi, afinal...os dois são homens!!! Certo??

O azeite de oliva extravirgem não é processado, não contém ácidos graxos trans e nem OGM. 


E eis que vieram alguns testes independentes...


Um dos primeiros testes foi alimentar alguns leitões com comida que contínham o Óleo de Canola.
A coisa foi feia. Houve uma redução drástica nos níveis de vitamina E. Niveis baixíssimos a ponto de fazer esses leitões virarem bacon...
Além dessas redução de vitamina E, as plaquetas desses leitões ficaram extremamente pegajosas impedindo o fluxo sanguíneo. E é esse óleo que dizem ser bom para o coração??? Tô fora!!



O melhor que se pode falar do Óleo de Canola é que não se trata de uma opção saudável.
Quer um conselho? Esquece esse óleo...tem muita coisa boa para usar no lugar dele. Experimente o azeite de oliva extravirgem ou melhor ainda, o óleo de coco. Sua saúde vai agrader!

Fontes:
Ecologia Celular  - Carlos Garbini Jr;
Doenças Cardiovasculares - Verdades e Mitos, Dr. Ségio Puppin;
Vorsicht mit Speiseöl – „Canola-Öl“;
A Fraude do Óleo de Canola
Die Wahrheit über gesättigte Fette
Canola Oil is a Classic Example of Food Fraud

Dra. Budwig E Sua Receita Para Combater O Câncer

terça-feira, 12 de julho de 2011


Antes de entrarmos na receita propriamente dita, é mais que necessário mostrar um pouco quem foi a Dra. Budwig, uma grande mulher que ajudou mais de 2.400 pessoas com todos os tipos de câncer. Se fosse só ajudar já estava muito bom, mas...o seu nível de sucesso ultrapassava os 90% e com todo tipo de câncer!!!

Johanna Budwig nasceu na Alemanha em 1908 e além de ser farmacologista, foi química e fisicista com doutorado em física. Foi considerada a maior autoridade mundial em óleos e gorduras. No Bundesanstalt für Fettforschung (Instituto Federal de Investigação de Gorduras) ela foi a consultora chefe especializada em drogas e gorduras. Faleceu em 2003 aos 95 anos de idade. Ela estudou com muita profundidade o efeito das gorduras hidrogenadas. Só para começo de conversa, a hidrogenação já começa arruinando o valor nutricional dos alimentos. É um processo um tanto quanto complicado onde o alimento é bombardeado com hidrogênio a alta temperatura e pressão. Vou ainda falar mais profundamente sobre isso. Por enquanto saiba que a Dra. Budwig estudou o efeito desses alimentos hidrogenados, em especial as gorduras, e também os alimentos desnaturados, sobre a saúde humana.


O que ela constatou não foi nada bom. O resultado desses alimentos é um verdadeiro desatre! Se eu falar em gordura hidrogenada, provavelmente poucos vão saber ao que me refiro. Portanto, vou falar o seu nome mais famoso: gordura trans.

Em cima desses estudos ela não só descobriu o lado ruim dessas gorduras, como também o lado bom. Ela descobriu que certos óleos podem trazer a cura natural para vários tipos de doenças degenerativas incluindo o câncer.

Escreveu também vários livros sobre o assunto, dentre os quais os livros "Krebs, ein Fettproblem" (Cancer, um Problema de Gordura), "Der Tod des Tumores" (A Morte do Tumor) e "Das Fettsyndrom" (A Síndrome de Gordura), são os mais conhecidos. Além dos livros, a Dra. Johanna Budwig escreveu vários artigos científicos sobre a importâcia dos ácidos graxos corretos e o que eles podem fazer em benefício da saúde. Nâo é a toa que ela foi indicada 7 vezes ao prêmio Nobel.

No intuito de aumentar a vida útil de certas gorduras é que fazem o processo de hidrogenização, como é o caso das margarinas. E a coisa é tão difundida, que eu já vi um site renomadíssimo relacionado à saúde que aconselha a pessoa a usar a margarina no lugar da manteiga! E o site é ganhando prêmio em cima de prêmio! Fazer o que....bom, deixa pra lá.

Acontece que o grande trabalho da Dra.Budwig teve dois problemas: o primeiro problema é que ele funciona e a maioria das pessoas foram curadas até de câncer em estado terminal! O segundo problema é que não havia fins lucrativos no trabalho. Resultado: "calem a boca dela!" Um trabalho desses vai de frente com dois gigantes: a indústria farmacêutica e a indústria alimentícia. Talvez não fosse a sua intenção, mas...infelizmente ela "cutucou a onça com vara curta."

Certa vez, um grupo de médicos vindo dos EUA foram ver seu trabalho de perto na Alemanha e ficaram literalmente de boca aberta. Só que a grande preocupação dessa equipe, que pela lógica seria pensar antes de mais nada na saúde das pessoas, foi encontrar uma maneira de obter os direitos exclusivos sobre seus métodos com o intuito de ganhar dinheiro. Sinceramente eu não sei qual é a finalidade do "Juramento de Hipócrates"...Será que o "Pai da Medicina" era tão ganancioso assim?

No que diz respeito ao seu método e dietas, a Dra.Budwig, como já foi dito, escreveu vários livros e tratados científicos, mas, vou passar um bem básico que pode ser feito facilmente por qualquer um. Não requer prática nem habilidade. Essa receita consiste simplesmente na combinação de dois alimentos bem fáceis de se encontrar: óleo de linhaça e queijo tipo cottage.

Essa dieta é tanto preventiva quanto curativa. Eu mesmo já vi várias maneiras de fazer, mas a que achei mais prática foi a seguinte:

  • Num recipiente de vidro, colque 3 colheres de sopa de óleo de linhaça.
  • Adicione ao óleo 6 colheres de sopa de queijo cottage.
  • Com um mixer bata bem essa mistura. Você pode bater na mão, caso não tenha o mixer. Pronto! Você já está com um creme que, pelo menos eu, acho delicioso!
Procure por óleo não refinado e prensado a frio. Logo, procure esse óleo em casas de produtos naturais e não no supermercado. Você pode comer esse creme puro ou acrescentar em saladas. Mas...como nada funciona sozinho, segue umas recomendações básicas:

  • Infelizmente o café interfere no metabolismo do óleo de linhaça. Logo, evite-o!
  • Caso a pesoa já tenha uma neoplasia, ela deve esfregar na região da neoplasia, um pouco do óleo de linhaça na hora de se deitar.
  • Não use aspartame, glutamato monossódico, sacarina ou cilamato. Quer uma dica? Não use esses veneneos hora nenhuma!
  • Ao comprar verduras, procure as orgânicas! É mais caro, mas valo o investimento.
  • Jamais esqueça também da vitamina C, vitamina E, selênio e o betacaroteno que vai originar a vitamina A

Beterraba É Um Excelente Desintoxicante

sexta-feira, 29 de julho de 2011




Não é a primeira vez que posto sobre a beterraba. Muito boa para regular a pressão, ela possui a capacidade de desintoxicar o seu fígado. Esse post foi baseado num outro que li do site AMIGOS DA CURA. Se você não conhece essse site, não sabe o que está perdendo! E tenho certeza que esse é um site que faz com que a Indústria Farmacêutica juntamente com sua capanga, ANVISA, ranjam os dentes!!! Não deixem de visitar esse site. As dicas juntamente com os testemunhos vão mudar seu conceito de como tratar de sua saúde. O endereço é: http://amigosdacura.ning.com/

Voltando à beterraba, adicioná-la à sua dieta fará com que seu fígado funcione de uma maneira excelente, além de ser um ótimo regulador da pressão arterial. Isso por que a beterraba tem vários "super nutrientes" que irão fazer um enorme benefício para o seu organismo. Que nutrientes são esses? Fibras, ferro, betaína, betalaína, folato, betanina e muito mais. Tudo bem que fibras não são nutrientes, mas sem elas, mesmo que sua dieta faça inveja a um monge tibetano, você tem as mesmas chances de ter um câncer que um fumante inveterado! E uma das fibras que faz uma faxina em seu fígado é a Pectina.

Por causa da Pectina, alguns médicos incentivam o consumo da beterraba crua. Alguns podem até torcer o nariz para isso, mas...não é tão ruim assim. E se você misturar com outros alimentos, fica muito bom! Quer uma dica legal? Procure visitar sites de vegetarianismo. Muitos deles têm receitas maravilhosas! E não é só de beterraba! Tem muitas receitas que vale a pena experimentar.


Outra dica é, obviamente, o suco de beterraba. O suco da beterraba é rico em betaína, uma substância que estimula o seu fígado a se livrar de toxinas. E a coisa não pára por aqui. A betaína também age como um anti inflamatório e com isso diminui a incidência de doenças da artéria coronária e cerebral.

E agora vem o melhor: a beterraba é um grande combatente da homocisteína. Eu já falei várias vezes que o colesterol alto não me preocupa tanto, mas...EU ME PELO DE MEDO da homocisteína! Se você é um leitor assíduo desse blog, já sabe que mais de 85% das pessoas que tiveram um infarto estavam com o colesterol em níveis normais. É o caso do sujeito com todos os exames normais e sem mais nem menos ou tem um AVC ou um infarto.

A homoceisteína é um assunto pora um post inteiro! Ainda vou falar sobre ela, mas, por enquanto, saiba que se trata de um aminoácido que em excesso no sangue provoca o entupimento das veias e artérias e aumenta o risco de coágolos sanguíneos. Essa desgraça também contribui para o depósito de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos. E... por que se fala tanto em colesterol e quase nada sobre homocisteína? Simplesmente por que colesterol, pode ser combatido com estatinas, que podem ser patenteadas. A homocisteína se combate com vitamina B12, B6, e ácido fólico principalmente. Nenhum deles pode ser patenteado. E, como disse, a beterraba vem fazer parte desse time, mas...muitos "doutores" não querem que você saiba disso. Eu ainda acho os nutricionistas mais sinceros nesse assunto e procuram informar os pacientes desse problema.

O Dr.Kilmer McCully, historicamente, foi o primeiro cientista a chamar a atenção para o risco da homocisteína. Isso foi em 1960! O impacto dessa notícia foi algo extraordinário. Pela primeira vez alguém afirmava que o infarto do miocárdio poderia ser desencadeado por um outro fator que não o colesterol. E o melhor! Apenas com a administração de vitaminas o problema poderia ser resolvido! E com isso o Dr. Kilmer ganhou um "grande prêmio": ele foi demitido do cargo de patologista e seu trabalho totalmente renegado e não reconhecido. Infelizmente é assim que a Indústria Farmacêutica age.

Voltando à nossa beterraba, ela também é associada à prevenção de câncer no pulmão, fígado, pele, cólon e baço. O interessante é que esses benfícios não estão ligados diretamente à desintoxicação do fígado, mas, quando um órgão se beneficia, parace que o corpo inteiro também sofre os efeitos. Eu me lembro quando me fixei em ter uma alimentação saudável para o coração. Na minha cabeça, o objetivo era apenas o coração. Pois com isso eu me livrei de uma azia que me deixava louco por anos a fio. Minha pele melhorou muito, o pigarro que não tinha fim e que além de me incomodar, incomodava os que me rodeavam, também acabou e outras coisas mais. Ou seja, você procura beneficiar um órgão e vem muito mais no pacote.

Caso a beterraba não faça parte de sua dieta, pense no assunto com carinho... seu coração e fígado vão agradecer muito.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Alimentação Viva, ela é mais saudável...

Por Luana Martins | 29/05/2008


Ela é mais saudável, natural e, melhor, não prejudica o meio ambiente




Alimentação viva



Enquanto a vida se torna cada vez mais prática e os alimentos industrializados e semi-prontos se apresentam mais atrativos em meio a correria do dia-a-dia, nadando contra a corrente, surge uma alimentação natural baseada em sementes germinadas, algas, frutas e verduras frescas e orgânicas. Trata-se do crudivorismo. Um hábito que promete vida mais longa e saudável. Mas você sabe o que isso significa?
Os crudivoristas são os indivíduos que consomem os alimentos em seu estado natural, isto é, crus, ou no máximo, desidratados. Ao contrário das comidas cozidas e industrializadas que perderam muitos de seus nutrientes no processo de preparo, essas iguarias, conhecidas como alimentos vivos, preservam suas estruturas moleculares intactas e são ricas em vitaminas, sais minerais, enzimas e outras substâncias benéficas ao organismo. "Dependendo do calor progressivo que o alimento sofre, há uma destruição das enzimas e perda das vitaminas e sais minerais. As gorduras cis se transformam em trans, as proteínas são coaguladas e os açúcares podem ficar invertidos. Dependendo dos processos utilizados na industrialização, os alimentos podem agregar substâncias tóxicas nocivas ao organismo", revela a nutricionista e educadora ambiental Ros'Ellis Moraes.
“Os alimentos vivos não consomem quase nenhuma energia de nossos processos digestivos e criam pouquíssimas toxinas ou reações entre si. Eles fermentam muito pouco e são absorvidos com facilidade”
Segundo o professor húngaro Edmond Bordeaux Szekely (1900-1979), que estudou e experimentou os alimentos vivos na cura de várias doenças, os alimentos disponíveis no meio ambiente podem ser divididos em:
- Biogênicos (geradores de vida), que incluem os alimentos vivos: grãos, sementes, leguminosas, cereais e hortaliças;
- Bioativos (mantenedores de vida), do qual fazem parte as ervas medicinais, nozes, frutas cruas e frescas;
- Bioestáticos (diminuidores de vida), que engloba os alimentos cozidos, refrigerados e congelados;
- Biocídicos (destruidores de vida), que são representados pelos alimentos produzidos com a utilização de hormônios, inseticidas, agrotóxicos, corantes, acidulantes e conservantes que retiram por completo os nutrientes dos alimentos.
Para os crudivoristas, os alimentos industrializados (biocídicos) são justamente a causa do envelhecimento celular e de muitas doenças. "A carne vermelha, os laticínios, o açúcar refinado, as gorduras oxidadas e o sal refinado, além de possuírem uma estrutura molecular incompatível com o organismo humano, podem contribuir para o aparecimento de muitas doenças degenerativas. A forma de produção destes alimentos, com agrotóxicos, conservantes e aditivos libera resíduos tóxicos que se acumulam no corpo", esclarece Ros'Ellis.
Os benefícios
A alimentação viva traz muitos benefícios, tanto do ponto de vista nutricional, como do metabolismo humano. As sementes são os alimentos com a maior concentração de nutrientes que a natureza oferece. Quando hidratadas e germinadas (nome dado à fase inicial de crescimento de uma planta), as sementes multiplicam suas vitaminas, sais minerais e enzimas e favorecem o surgimento de muitas outras substâncias, como antioxidantes e hormônios naturais. "Certas sementes chegam a aumentar alguns de seus nutrientes em até vinte mil vezes depois de germinadas", revela o idealizador do Projeto Alquimia Viva e consultor de Alimentação Viva, Bruno Fernandes.
Os frutos oleaginosos hidratados, por sua vez, são ricas fontes de proteínas e ácidos graxos essenciais, superando os alimentos de origem animal. São também uma boa fonte de cálcio. Já as verduras e frutas frescas e orgânicas, além de contribuírem com as vitaminas e sais minerais, complementam a dieta com proteínas, gorduras e carboidratos.
E os ganhos no sistema digestório são imensos. Enquanto os alimentos cozidos e industrializados exigem uma quantidade enorme de enzimas do organismo para sua digestão - já que eles perderam as suas durante o processo de cozimento - os alimentos vivos fornecem os nutrientes em sua forma bioativa, isto é, eles já vêm com enzimas, não sendo necessário que o organismo gaste as suas. "Os alimentos vivos não consomem quase nenhuma energia de nossos processos digestivos e criam pouquíssimas toxinas ou reações entre si. Eles fermentam muito pouco e são absorvidos com facilidade", afirma o professor e economista Mário Sanchez. Os alimentos vivos ajudam, ainda, na reconstituição da flora intestinal, criando um ambiente favorável para o surgimento de bactérias essenciais ao organismo e na desintoxicação do corpo. Segundo Ros'Ellis, este tipo de alimentação, através de seus nutrientes ativos, fortalece a energia dos rins, aumentando a diurese que elimina as toxinas e limpa o sangue. Ela evita também a prisão de ventre e tem o poder de neutralizar os radicais livres.
E os benefícios vão além da saúde. Para Bruno Fernandes, as vantagens são também econômicas e ecológicas. "A indústria alimentícia é uma das que mais polui. Alimentando-nos de sementes, grãos, frutas e vegetais, diminuímos o gasto de água para o cultivo e evitamos o esgotamento do solo, a poluição das águas e o desmatamento. O custo é mais barato para produtor e consumidor", afirma.
A germinação é a fase mais nutritiva da semente. Nela, o valor nutricional dos grãos assemelha-se ao de frutas e verduras e os teores de proteínas, vitaminas e minerais estão elevados. Os brotos disponibilizam ainda uma série de minerais, enzimas, fito-hormônios e antibióticos naturais e funcionam como substâncias alcalinizadoras do organismo. O processo de germinação corresponde a uma espécie de pré-digestão, em que as proteínas são decompostas em aminoácidos, os carboidratos em açúcares e as gorduras em ácidos graxos. Assim, as sementes germinadas são de mais fácil absorção pelo organismo.

Existem relatos de que a germinação de sementes para a alimentação humana já era usada pelos chineses três séculos antes de Cristo, como meio de preservar a saúde. Trigo, centeio, aveia e cevada; leguminosas, como soja, lentilha, grão de bico, feijão e ervilha, além de agrião, rabanete, soja, centeio, abóbora, linhaça, girassol e gergelim podem ser germinados e consumidos em saladas, com frutas, mel, leite, grelhados e em diversos pratos. Sua preparação é simples e requer apenas água, oxigênio e calor.

“Sou adepto 100% do alimento vivo, o que mudou e ampliou por completo a minha forma de enxergar o mundo e a vida. Devemos ampliar o nosso conceito de alimentação. Ir à praia, caminhar, respirar ar puro, ter pensamentos positivos, relações saudáveis e afetivas, estar sempre em contato com ambientes naturais é fundamental”

Para garantir brotos fresquinhos e saudáveis em sua casa, não é preciso muita técnica. Nada de fertilizantes e inseticidas, apenas paciência e dedicação. Primeiramente, escolha algumas sementes. Lave-as e coloque-as em um vidro. Elas devem ocupar apenas 1/8 do recipiente. Cubra com água até a boca. No dia seguinte, escorra a água e lave bem as sementes, colocando-as de volta no vidro sem água. Agora, o recipiente deve ficar inclinado em 45°, com uma tela de filó presa por elástico na boca do vidro para que o ar entre. Deixe o vidro repousando em um local sombreado e fresco. Três vezes por dia, lave as sementes com bastante água potável, até que elas cheguem à fase de broto. Dependendo da semente, a germinação pode variar de quatro a sete dias. Lave e escorra os brotos quando estiverem prontos para o consumo. Para armazená-los, guarde-os no refrigerador em um recipiente forrado com papel toalha para mantê-lo secos e evitar a proliferação de fungos. Você ainda pode fazer farinha com seus grãos germinados. Basta secá-los ao sol, moê-los e coá-los em seguida com auxílio de uma peneira.

Os crudivoristas acreditam que os utensílios usados durante o preparo do alimento influem em sua energia. Portanto, é aconselhável que se dê preferência aos seguintes materiais: vidro, madeira e barro. Mário Sanchez acrescenta a importância de preparar os alimentos na hora do consumo para evitar que a oxidação retire nutrientes dos alimentos.

Mudando os hábitos

Depois de tantos benefícios, talvez você tenha se interessado por esse novo estilo de alimentação. No entanto, mudar de hábitos pode não ser um processo tão simples. "Sair da rotina é difícil porque temos o costume arraigado na mente e no convívio com os outros que também o usam. É vício mesmo!", diz Mário Sanchez. O chefe de cozinha, Bruno Fernandes, adepto da alimentação viva há um ano e meio dá a dica: "Se informe, leia, procure conhecer pessoas que já são adeptas. Comece se observando, vendo como seu organismo reage a determinados alimentos. Faça algumas refeições vivas e veja como se sente. Quando você menos perceber já vai estar só no alimento vivo", aconselha.

O tempo de transição varia de acordo com cada organismo. Pode durar semanas, meses ou anos. Ros'Ellis recomenda, então, que o aspirante à alimentação viva observe as necessidades de seu corpo e, aos poucos, inclua alimentos biogênicos em sua dieta até que eles correspondam a 80% do regime. Ela ressalta a importância de se retirar os alimentos como carne vermelha, bebida alcoólica, alimentos refinados e industrializados, refrigerantes e gorduras hidrogenadas e no lugar, incluir alimentos crus, como frutas, verduras e brotos. "Substitua o leite pelo iogurte natural, o açúcar refinado por mascavo; os cereais refinados por grãos integrais. E inclua ainda sucos de verduras e sementes germinadas", acrescenta a nutricionista.

Bruno Fernandes ressalta ainda a importância da combinação dos alimentos. "Eu sigo uma pequena combinação de alimentos que o meu organismo se adapta melhor. Não misturo alimentos doces (frutas) com alimentos salgados e nem frutas doces com cítricas. Já sementes germinadas podem ser consumidas tanto em pratos doces como salgados", conta. E ele garante que os resultados são surpreendentes. "Sou adepto 100% do alimento vivo, o que mudou e ampliou por completo a minha forma de enxergar o mundo e a vida. Devemos ampliar o nosso conceito de alimentação. Ir à praia, caminhar, respirar ar puro, ter pensamentos positivos, relações saudáveis e afetivas, estar sempre em contato com ambientes naturais é fundamental, pois também nos alimentamos desses ambientes. Com a alimentação viva entrei em contato com a natureza e hoje me sinto muito mais bem disposto e tenho hábitos de vida muito mais saudáveis", finaliza.
A germinação é a fase mais nutritiva da semente. Nela, o valor nutricional dos grãos assemelha-se ao de frutas e verduras e os teores de proteínas, vitaminas e minerais estão elevados. Os brotos disponibilizam ainda uma série de minerais, enzimas, fito-hormônios e antibióticos naturais e funcionam como substâncias alcalinizadoras do organismo. O processo de germinação corresponde a uma espécie de pré-digestão, em que as proteínas são decompostas em aminoácidos, os carboidratos em açúcares e as gorduras em ácidos graxos. Assim, as sementes germinadas são de mais fácil absorção pelo organismo.
Existem relatos de que a germinação de sementes para a alimentação humana já era usada pelos chineses três séculos antes de Cristo, como meio de preservar a saúde. Trigo, centeio, aveia e cevada; leguminosas, como soja, lentilha, grão de bico, feijão e ervilha, além de agrião, rabanete, soja, centeio, abóbora, linhaça, girassol e gergelim podem ser germinados e consumidos em saladas, com frutas, mel, leite, grelhados e em diversos pratos. Sua preparação é simples e requer apenas água, oxigênio e calor.
“Sou adepto 100% do alimento vivo, o que mudou e ampliou por completo a minha forma de enxergar o mundo e a vida. Devemos ampliar o nosso conceito de alimentação. Ir à praia, caminhar, respirar ar puro, ter pensamentos positivos, relações saudáveis e afetivas, estar sempre em contato com ambientes naturais é fundamental”
Para garantir brotos fresquinhos e saudáveis em sua casa, não é preciso muita técnica. Nada de fertilizantes e inseticidas, apenas paciência e dedicação. Primeiramente, escolha algumas sementes. Lave-as e coloque-as em um vidro. Elas devem ocupar apenas 1/8 do recipiente. Cubra com água até a boca. No dia seguinte, escorra a água e lave bem as sementes, colocando-as de volta no vidro sem água. Agora, o recipiente deve ficar inclinado em 45°, com uma tela de filó presa por elástico na boca do vidro para que o ar entre. Deixe o vidro repousando em um local sombreado e fresco. Três vezes por dia, lave as sementes com bastante água potável, até que elas cheguem à fase de broto. Dependendo da semente, a germinação pode variar de quatro a sete dias. Lave e escorra os brotos quando estiverem prontos para o consumo. Para armazená-los, guarde-os no refrigerador em um recipiente forrado com papel toalha para mantê-lo secos e evitar a proliferação de fungos. Você ainda pode fazer farinha com seus grãos germinados. Basta secá-los ao sol, moê-los e coá-los em seguida com auxílio de uma peneira.
Os crudivoristas acreditam que os utensílios usados durante o preparo do alimento influem em sua energia. Portanto, é aconselhável que se dê preferência aos seguintes materiais: vidro, madeira e barro. Mário Sanchez acrescenta a importância de preparar os alimentos na hora do consumo para evitar que a oxidação retire nutrientes dos alimentos.
Mudando os hábitos
Depois de tantos benefícios, talvez você tenha se interessado por esse novo estilo de alimentação. No entanto, mudar de hábitos pode não ser um processo tão simples. "Sair da rotina é difícil porque temos o costume arraigado na mente e no convívio com os outros que também o usam. É vício mesmo!", diz Mário Sanchez. O chefe de cozinha, Bruno Fernandes, adepto da alimentação viva há um ano e meio dá a dica: "Se informe, leia, procure conhecer pessoas que já são adeptas. Comece se observando, vendo como seu organismo reage a determinados alimentos. Faça algumas refeições vivas e veja como se sente. Quando você menos perceber já vai estar só no alimento vivo", aconselha.
O tempo de transição varia de acordo com cada organismo. Pode durar semanas, meses ou anos. Ros'Ellis recomenda, então, que o aspirante à alimentação viva observe as necessidades de seu corpo e, aos poucos, inclua alimentos biogênicos em sua dieta até que eles correspondam a 80% do regime. Ela ressalta a importância de se retirar os alimentos como carne vermelha, bebida alcoólica, alimentos refinados e industrializados, refrigerantes e gorduras hidrogenadas e no lugar, incluir alimentos crus, como frutas, verduras e brotos. "Substitua o leite pelo iogurte natural, o açúcar refinado por mascavo; os cereais refinados por grãos integrais. E inclua ainda sucos de verduras e sementes germinadas", acrescenta a nutricionista.
Bruno Fernandes ressalta ainda a importância da combinação dos alimentos. "Eu sigo uma pequena combinação de alimentos que o meu organismo se adapta melhor. Não misturo alimentos doces (frutas) com alimentos salgados e nem frutas doces com cítricas. Já sementes germinadas podem ser consumidas tanto em pratos doces como salgados", conta. E ele garante que os resultados são surpreendentes. "Sou adepto 100% do alimento vivo, o que mudou e ampliou por completo a minha forma de enxergar o mundo e a vida. Devemos ampliar o nosso conceito de alimentação. Ir à praia, caminhar, respirar ar puro, ter pensamentos positivos, relações saudáveis e afetivas, estar sempre em contato com ambientes naturais é fundamental, pois também nos alimentamos desses ambientes. Com a alimentação viva entrei em contato com a natureza e hoje me sinto muito mais bem disposto e tenho hábitos de vida muito mais saudáveis", finaliza. 

Se você se interessou pela nova cozinha, que tal começar experimentando algumas receitas? 

Alimentação viva

Sopa de ervilha germinada.
Fonte: Bruno Fernandes

Ingredientes:
200g de ervilha germinada (8h na água e 8h no ar)
500g de inhame
1 dente de alho
500ml de água de coco
Sal, shoyo, curry e azeite à gosto

Modo de preparo:

Descasque a ervilha e liquidifique junto com o inhame, o alho e a água de coco. Coloque em um recipiente e adicione os temperos a gosto.
Pavê de Legumes
Fonte: Ana Branco
Ingredientes:
Grão de bico germinado
Nabo germinado
Berinjela
Cenoura
Repolho Roxo
Pimentão amarelo e vermelho
Passas
Para o tempero:
Azeite extra virgem
Missô claro
Manjericão
Canela
Limão
Curry
Alho
Modo de Preparo:
Para fazer o creme, moa o grão de bico descascado com alho, missô e azeite. Reserve. Corte a berinjela descascada em fatias finas e largas. Mergulhe-as na água com limão e escorra. Rale a cenoura e junte o curry. Rale também o repolho roxo e acrescente a ela passas e canela. Pique em pedaços bem pequenos os pimentões. Disponha as fatias de berinjela. Com o creme por cima e o resto dos ingredientes. Decore com o nabo germinado de quatro ou cinco dias sem casca e temperado com manjericão.
Vitamina de leite de castanha-do-pará com banana
Fonte: Bruno Fernandes

Ingredientes:

100g de castanha-do-pará germinada (24h na água)
200 ml de água de coco
Duas bananas
Uma colher de mel

Modo de Preparo:
Liquidifique a castanha-do-pará com a água de coco e coe. Bata o leite das castanhas com as duas bananas e adicione as duas colheres de mel.
Suco de Luz do Sol
Fonte: Ana Branco
Ingredientes:
2 maçãs
1 pepino
Grãos germinados à escolha
Folhas verdes (couve, chicória, hortelã)
Legumes à escolha
Raízes à escolha
Modo de preparo:
Coloque as maçãs picadas sem sementes no liquidificador. Bata com a ajuda de um pepino como socador para auxiliar a extrair o líquido que mora dentro dos vegetais. Acrescente um punhado de grãos germinados, folhas verdes comestíveis, como couve, chicória, hortelã, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coe num coador de pano e beba logo em seguida.
Ricota de amêndoas com ervas
Fonte: Bruno Fernandes

Ingredientes:
300g de amêndoas germinadas (24h na água)
1 dente de alho
Salsa
Cebolinha
Manjericão
Azeite
Sal à gosto

Modo de preparo:

Liquidifique as amêndoas e o alho com o auxilio de uma cenoura (use a cenoura como um socador para ajudar a liquidificar as amêndoas). Coloque em um recipiente e adicione os temperos verdes bem picadinhos, o sal e o azeite e mexa até ficar com consistência de ricota, coloque em um prato de forma de queijo branco.



Comida viva emagrece e dá energia

Sementes em processo de germinação e brotos dão origem a um cardápio nutritivo. Projeto em São Paulo ajuda grupo de obesos a mudar hábitos alimentares.
GUACIRA MERLIN Rio de Janeiro e São Paulo
Tamanho da letra

"Nós todos somos um grupo e temos o mesmo objetivo: alcançar o emagrecimento com saúde. Assim, um ajuda o outro", conta a dona de casa Paula Verônica de Souza e Silva.

Um ritmo diferente transformou a vida e o cardápio de várias pessoas. Todos entraram na dança no Grupo de Estudos e Tratamento do Obeso (Gesto), em São Paulo, e no projeto Terrapia, projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. 
"Quando eu vi, foi como se eu tivesse um choque. Porque é uma coisa muito diferente para mim. Foi uma manhã que me estremeceu toda", lembra a dona de casa Maria Ventura da Silva, que foi sem saber ao certo o que encontraria.

"O Terrapia é um projeto social da Escola Nacional de Saúde Pública. É uma espécie de modelo de centro de saúde ao ar livre, onde as pessoas se juntam para conversar sobre saúde e cuidados ambientais. Temos como modo de trabalho a apresentação da culinária viva", explica a médica da Fiocruz Maria Luiza Branco.

Mas, afinal de contas, o que é essa "comida viva"?

"Eu pensei: 'Não vou comer'. Na preparação do almoço a comida estava tão gostosa que eu comecei a provar. Fiquei tão encantada com tudo que voltei", conta dona Maria Ventura.

Maria Luíza é idealizadora do Terrapia. "O que temos de tão especial são as sementes germinadas. Porque alimento vivo significa sementes em processo de germinação e brotos. Depois, a culinária acontece da brincadeira com esses ingredientes", esclarece.

Dona Maria Ventura já é uma das colaboradoras do projeto. Está 12 quilos mais magra e com as taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose bem diferentes do que os exames indicavam anos atrás. "Os triglicerídeos não baixavam nunca. A pressão e o colesterol estavam sempre altos", relata.

Agora, ela não se descuida mais. "Na última consulta, as taxas tinham baixado. Ela disse: 'Maria Ventura, continue com essa alimentação, porque suas taxas baixaram", conta a dona de casa.

Dia de festa. Uma turma encerrou o ciclo de seminários sobre comida viva. A prova final foi de encher os olhos. A professora Eloisa Helena Reis de Souza já ia aos seminários quando descobriu que estava com a taxa de glicose altíssima. "A desculpa é sempre falta de tempo. Passei para a prática quando eu vi a coisa ficar feia", diz. Assim, tomou uma decisão: "Comecei a arranjar tempo. Acordava mais cedo, fazia o planejamento das sementes. Cada semente tem seu tempinho de germinação". Ela trocou a alimentação que tinha pela comida viva. De manhã, prepara o almoço. Prato do dia: um feijão-tropeiro bem diferente, com feijão germinado. E os exames revelaram: a glicose baixou de 328 para 146 em 15 dias. "Desde que eu estou no Terrapia e comecei a alimentação viva não tomei nenhum remédio", comemora. E tem mais: "Eu emagreci oito quilos em 30 dias. Não me senti fraca, nem desanimada. Muito pelo contrário. A comida natural dá mais energia, você não passa mal".

"Os alimentos são baseados em proteínas, carboidratos, gorduras. E esse conceito nutricional vem sendo questionado por algumas pessoas, como é o caso da turma do alimento vivo. A diferença é olhar sob a ótica da vitalidade dos alimentos. Um alimento que carrega vitalidade satisfaz com mais facilidade", diz Maria Luiza Branco.

Um cardápio diferente. O pessoal de São Paulo também tem uma nova receita de vida. Eles cantam, dançam e aprendem a se alimentar com saúde. É um prazer. Em dia de feira, o grupo animado aprende a emagrecer longe dos consultórios.

"A caminhada já é um exercício. Eles encontram na feira os alimentos que vão melhorar a saúde deles. Vão em busca do objetivo deles, que é emagrecer", diz a nutricionista Maria Sueli Hilário.

Sueli é a nutricionista do Gesto, um projeto da Secretaria de Saúde do Estado. Na feira, a aula é prática. "Eles colocam em prática o que nós conversamos", acrescenta.

"Temos que olhar para a barraca de pastel e seguir. Não pode", alerta a tecelã aposentada Zilda Nascimento.

A mudança no cardápio começa bem longe da cozinha, na hora de escolher os alimentos. Uma lista de compras ajuda a não cair em tentação, garantindo na sacola só o que faz bem à saúde e não pesa na consciência. Juntos, eles aprendem a comprar os melhores ingredientes, com os melhores preços.

"Mexerica não engorda", ressalta Paula Verônica.

Fim de feira. Na volta, começa o mutirão na cozinha e sala de almoço. Hora de aprender a usar tudo em um lanche de baixa caloria: peixe, saladas e pão integral. Que delícia! E que transformação!

"Não é mais sofrimento. Agora é alegria", comemora Zilda Nascimento.

"Eu sofro de verdade, mas é um sofrimento bom. Porque sem sofrimento não vamos a lugar nenhum. Tudo com sofrimento é mais gostoso. E esses quilos que eu perdi foram com sofrimento. Eu mudei hábitos alimentares de 40 anos. Eu não comia verduras, nem frutas. Temos que persistir para alcançar um objetivo. Senão, nunca vamos conseguir. A questão é mudar hábitos alimentares, não tem jeito", revela Paula Verônica.

"O que procuramos, na verdade, desde o tempo da caverna, é carne gorda e fruta doce", observa o biomédico Eduardo Fonseca Pereira.

"Eu tinha preconceito de mim. Acho que as pessoas também tinham. As pessoas têm preconceito de gente gorda. Eu era muito reprimida. Quando me xingavam de gorda, eu chegava em casa chorando. De fato, eu era gorda. Ainda sou gorda. Mas agora não aguento mais desaforo. Agora, eu xingo", diz a artesã Lúcia Shirley Arinciotta.

"Xingar emagrece, porque não engolimos sapo", comenta Paula Verônica.

"Ser um obeso na sociedade tem um peso. Nosso trabalho é que essas pessoas percam algum peso. Mas é muito importante que elas readquiram cidadania e sejam pessoas completas", diz o psiquiatra Ezequiel Gordon.

Agora, se oferecerem alguma guloseima para essa turma... "Parece que a Sueli vem dizer: 'Pode comer de tudo, mas não pode comer tudo'", conta Paula Verônica.

De cantoria em cantoria, todas as pessoas dos dois projetos estão mais saudáveis, mais magras e felizes.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Semente de Girassol

Semente de GirassolOs campos onde ela é plantada são reconhecidos à distância devido ao amarelo vivo de sua flor. Mas não é só pela beleza que o girassol se tornou importante. Sua semente é rica em nutrientes e oferece bem-estar e saúde.

Origem - Arqueólogos afirmam que seu cultivo teve início no ano de 3.000 a.C., onde hoje se localizam os Estados do Arizona e do Novo México (EUA). No dia-a-dia, os indígenas da região aproveitavam praticamente todas as partes dessa flor. Das sementes, eles obtinham uma farinha rica em fibras e proteína e um óleo para tratar os cabelos, o caule fornecia fibras têxteis, as folhas eram utilizadas como alimento para os animais e de suas flores eles extraíam um tipo de corante.

Acredita-se que o girassol chegou na Europa no século XIV, levado pelos espanhóis para servir como planta ornamentária. Mas foi na Rússia, no século XVIII, que se popularizou devido à adaptabilidade e resistência ao clima temperado das estepes do leste europeu. A partir de 1830, o país começou a produzir o óleo de girassol em larga escala e hoje é o maior produtor mundial, à frente da Argentina e dos EUA. Suas plantações ocupam cerca de 20 milhões de hectares ao redor do mundo e suas flores ficam mais bonitas sob temperaturas entre 18 e 30°C.

Propriedades nutricionais - O óleo de girassol refinado vem ganhando a preferência dos consumidores graças aos baixos índices de gordura saturada, grande vilã das doenças cardíacas. Sem ser refinado, ele é utilizado na fabricação de sabonetes e velas. A semente contém gordura poliinsaturada (gordura de boa qualidade) vitaminas do complexo B, E, minerais, como fósforo, potássio, ferro, zinco e magnésio. Em 100 gramas são encontrados 30 gramas de fibras, 20 de proteínas e 120 mg de cálcio. Porém, além de muito nutritiva, a semente também é calórica: uma porção de 10 gramas contém 60 Kcal.

Propriedades medicinais - Na medicina natural, suas flores e folhas são usadas para acelerar o processo de cicatrização de feridas e machucados, além de combater doenças da garganta e pulmonares. As sementes, ricas em ômega-6 previnem problemas cardíacos e são recomendadas para o tratamento de esclerose múltipla. Já o óleo do girassol é a base de uma terapia que promete aliviar dores de cabeça, bronquite, tromboses, artroses, eczemas, úlcera de estômago, problemas intestinais, cardíacos e renais.

Segundo o fitoterapeuta Luiz Carlos Costa Sequeira, que mantém um site a respeito de terapias alternativas (ahau.org), a terapia do óleo de girassol foi elaborada por um médico bacteriologista ucraniano, Dr. Karach, e divulgada em 1991. A técnica consiste em realizar bochechos, de 15 a 20 minutos, com o óleo vegetal obtido por meio de compressão a frio. "Ao colocarmos o óleo na boca ele é grosso, mas conforme vamos bochechando-o, ela vai se tornando cada vez mais fluído e branco. É nesse momento então, que devemos cuspi-lo", informa Sequeira, que recomenda o uso de no mínimo uma colher de chá e no máximo, uma colher de sopa, de preferência antes do café da manhã.

Curiosidades - Pertencente à família das Compostas (Asteráceas), o girassol possui 920 gêneros e mais de 19.000 espécies. Nos EUA, a flor é símbolo oficial do Kansas onde ela cobre grande parte das planícies do estado. Entre os incas, representava o terreno do sol e seu formato servia de modelo para as jóias de ouro confeccionadas por esse povo. Hoje, mais de 90% de sua produção mundial destinam-se à produção de óleo, somente 10% é utilizado como alimento.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bicarbonato x Câncer - Estudos científicos

Bicarbonato x Câncer - estudos científicos
 
Há algum tempo escrevi um comentário sobre um spam, rodando pelos emails, citando um tratamento utilizando bicarbonato de sódio na cura do câncer.
O autor do citado tratamento (Dr. Tullio Simoncini) dizia que o tratamento funcionava mas não era divulgado por lobby de indústrias farmacêuticas querendo proteger seu quinhão de clientes cancerosos.
Critiquei a falta de embasamento científico do citado tratamento, afirmando que seria fácil montar um experimento em animais provando ou não a eficácia do bicarbonato. Mas, na época, ninguém apareceu com fatos científicos.
Porém, foi noticiado recentemente um trabalho em uma revista científica importante, (ver anexo abaixo) mostrando os benefícios possíveis do controle do pH em tumores. Na verdade foram dois trabalhos, um com modelo animal e outro com modelo computacional. Claro que choveram comentários dos entusiastas do bicarbonato.
Bem, li os artigos.
Vamos aos fatos citados na introdução:
  • • Tumores tem pH mais ácido - o pH ideal do corpo humano é 7,2 a 7,4. Nos tumores o pH é de 6,6 a 7,0. Isto se deve ao fato das células tumorais não terem acesso fácil a vasos sanguíneos, assim, na falta de oxigênio, elas recorrem à respiração anaeróbica, o que acaba gerando ácido lático e outros metabólitos ácidos.
  • • Ambientes ácidos favorecem tumores - células tumorais pré-cultivadas em pH baixo produzem proteínas associadas ao crescimento celular e parecem ser mais invasivas quando injetadas em animais.
  • • Células normais não toleram pH ácido - em detrimento às células tumorais que conseguem se desenvolver nesses ambientes ácidos.
Assim surgiu um modelo de invasão tumoral dependente de acidez: o tumor cresce; sem oxigênio suficiente passa a respirar anaerobicamente, deixando o ambiente ácido; células normais em volta morrem; células tumorais que resistem à acidez invadem os tecidos adjacentes.
Vamos aos resultados do trabalho in vivo:
Camundongos foram inoculados com células tumorais para desenvolverem tumores e divididos em dois grupos: os que receberam o tratamento de bicarbonato e os de controle, ou seja, sem  tratamento com bicarbonato. Resultados:
  • • Mudar a acidez não afetou crescimento de tumores primários. Mas reduziu o número e o tamanho das metástases no pulmão, intestino e diafragma. Assim os animais tratados com bicarbonato acabaram vivendo mais.
  • • Não houve alteração na acidez do sangue ou de órgãos normais.
  • • Dois tipos de células tumorais foram injetadas sistemicamente (na veia) dos animais. Uma delas formou menos tumores em camundongos tratados comparando com os animais sem tratamento. O outro tipo não mostrou diferença entre os tratados e não-tratados com bicarbonato.
Portanto este é o primeiro trabalho científico que registra beneficio do uso de bicarbonato de sódio no tratamento de metástases.
Boa notícia, já que o bicarbonato já é usado por pessoas em quantidade não muito diferente da que usaram proporcionalmente nos camundongos (equivalente a 12,5 g/dia para uma pessoa de 70 kg), e não é relatado nenhum efeito colateral importante devido a este uso.
Teoria do fungo e da conspiração
Agora quanto ao caso do ex-médico Tullio Simoncini que prescrevia bicarbonato a seus pacientes permanece o alerta. A via de ação do bicarbonato apresentada aqui por este trabalho parece muito interessante e não tem absolutamente nada a ver com a idéia de Simoncini de fungos causando tumores.
Este trabalho também mostra que não existe um lobby velado da indústria farmacêutica impedindo pesquisas e publicações com substâncias que possam ir contra seus ganhos. A pesquisa com bicarbonato foi feita e publicada nesta revista muito conceituada no meio científico. Existe lobby sim, mas ele atua de outras formas, e não impedindo pesquisa básica independente.
Fique também claro que este trabalho, apesar de parecer ter sido bem conduzido, ainda precisa ser confirmado por outros laboratórios. A repetição de resultados é a última garantia de que aquele dado é realmente confiável. Aguardemos mais boas notícias.
Os Autores: Rafael Soares - Biólogo formado pela UNESP - Rio Claro e doutorando pela Biotecnologia da USP. Realiza pesquisa na área de terapia gênica do câncer.
Gabriel Cunha - Outra cria da Biologia UNESP/RC, começando o Doutorado em Biologia Molecular na UNIFESP. Também é professor e anda viciado em criação de conteúdo.

ANEXO
Bicarbonato de sódio confina tumores, sugerem pesquisas
Por Eduardo Geraque - Folha de S. Paulo em 16/06/2009
A importância do uso do bicarbonato de sódio para frear o surgimento de metástases tumorais ganha força com resultados recentes de experimentos feitos em camundongos. A substância eleva o pH do ambiente tumoral, o que dificulta a proliferação das células.
"Os testes em animais mostram que o bicarbonato deixa o tumor confinado", afirma Andres Yunes, pesquisador do Centro Infantil Boldrini, em Campinas, interior paulista.
Os animais tomaram bicarbonato via oral. A acidez dentro de um ambiente tumoral (pH mais baixo) torna a doença mais agressiva, como várias pesquisas já demonstraram.
Com os dois estudos publicados no periódico "Cancer Research", que reuniu grupos americanos (Arizona e Flórida) e um brasileiro (Boldrini), a hipótese que associa acidez a metástases fica mais robusta.
A tendência é que ela seja examinada em testes em humanos, que devem ser feitos nos EUA, no curto prazo.
De acordo com Yunes, que participou dos estudos ao ajudar a desenvolver um simulador computacional de tumor, existem argumentos para que testes clínicos com o bicarbonato em humanos possam ser feitos também no Brasil.
O modelo de computador, desenvolvido pelo engenheiro Ariosto Silva, hoje na Universidade da Flórida, corrobora a importância da acidez.
A ferramenta simulou o crescimento de um tumor de mama em três dimensões a partir de cenários reais. A substância ideal para neutralizar o tumor teria de ter um pH por volta de 7. O bicarbonato tem um pH de 6,1. Não é o ideal, mas serve.
Porém, os caminhos para frear tumores agressivos, diz Yunes, são vários. Uma saída é interferir diretamente na resistência do tumor à acidez.
"Tudo indica que essa maior resistência é por causa de uma proteína específica", diz Yunes. Portanto, pode-se pensar em uma droga que aja diretamente sobre ela. O resultado esperado é que o ambiente ácido, antes benéfico, acabe agora se voltando contra as células tumorais.

Por Conceição Trucom

ALCALINIZAÇÃO MILAGROSA - Dr. Robert O. Young

ALCALINIZAÇÃO MILAGROSA - Dr. Robert O. Young



Nossos corpos albergam uma grande quantidade de bactérias e fungos que vivem, crescem e sobrevivem em harmonia quando estamos comendo e vivendo saudavelmente. Porém, podem tornar-se altamente daninhos
quando o meio onde vivem se altera.
 
A alteração desse meio é fomentada por dietas altas em açúcar
ou em hidratos de carbono, também por água e ar contaminados, ou pela destruição de nossa flora intestinal causada pelo uso de antibióticos ou outros medicamentos (quimioterapia).
 
As bactérias e fungos se alimentam das mesmas substâncias de que se alimenta o nosso cérebro. Quando ingerimos em exceso, alimentos ricos em
glicose, também estamos alimentando em excesso às bactérias e fungos que crescem e se multiplicam desproporcionadamente.

O consumo de substâncias por parte dessa excesiva população desproporcionada provoca que o cérebro não receba suficiente alimento, e
como o cérebro é quem manda, imediatamente emite as ordens reclamando sua ração. Aí é quando sentimos a urgência de correr para
ingerir algo doce, ou hidratos de carbono (se convertem em glucose), ou álcool.
 
Começa assim o círculo vicioso: ao ingerir mais, cresce a provisão de açúcares,
e com ele cresce a multiplicação de bactérias e fungos, e essa população em crescimento reclama mais alimentos e sentimos a necessidade de ingerir mais, e mais, e mais, e mais.....
 
Sucede que assim como as bactérias e fungos obtem seu alimento de nosso sangue, também jogam nele seus desperdícios, toxinas que tornam cada vez mais ácido o meio e com o tempo chegam a “envenenar” os tecidos.
 
Para poder processar as toxinas, o fígado as converte em álcool (ácido) e esse excesso de álcool em nosso organismo, produz uma sensação como a de estar bêbado... mareado, desorientado, mentalmente confundido.
 
A acumulação excessiva de bactérias e fungos reduz a provisão de potássio e magnésio do corpo com a consequente redução da energia celular que provoca fadiga em excesso, redução das forças e da clareza de pensamento, acaba o
entusiasmo, a ambição, a estamina; causa a liberação de radicais livres os quais são coadjuvantes do processo de envelhecimento.
 
Outros sintomas de acumulação de bactérias e fungos são os ataques de pânico, ansiedade, depressão, irritabilidade, dores de cabeça, dores
nas articulações, inflamação nas vias respiratórias, sinusite, stress glandular e
problemas menstruais.
 
Muitos estudos científicos coincidiram em que as bactérias e fungos podem chegar a causar enfermidades quando se lhes permite desenvolver-se em um terreno doentio(ácido).
 
Através de diferentes estudos científicos (*) analizando as células vivas do sangue, se observou formas de bactérias que vivem em nosso organismo (algumas inclusive trabalham ajudando o corpo) dependendo do meio em que se desenvolvem, as vezes cresciam e se alargavam tornando-se patógenas.
Em alguns casos, mudando de “bactéria” a “fungo”.
 
(*) Dr. Gunther Enderlein, Alemania
Dr. Robert Young, USA
Dr. Federico Ituarte, Argentina
 e outros
 
Poucos sabemos porém...
o pH dos tecidos de nosso corpo deve ser o selo distintivo do câncer
e de outros desequilíbrios da saúde tais como: enfermidades cardiovasculares,
problemas cerebrovasculares, patologias dos rins, transtornos inflamatórios e enfermidades do pulmão.
 
Acidez
 O investigador Sang Whang, com 50 anos de experiência no estudo do balanço ácido–alcalino, sustenta que: É o excesso de ácido em nosso corpo que
cultiva o câncer. E formula os seguintes postulados:

1) As células saudáveis são alcalinas.
2) Um ambiente ácido contêm menos oxigênio
que um ambiente alcalino.
3) As células saudáveis morrem em um ambiente ácido,
enquanto que as células cancerosas morrem em um
ambiente ALCALINO.
 
Sugere que todo tratamento contra o câncer deveria começar
mudando o ambiente ácido por um ambiente alcalino.
 
O Dr. Robert O. Young, atualmente o microbiólogo mais reconhecido a nível
mundial concorda com muitos cientistas de que: “A Enfermidade é a expressão de um excesso de ácidos no corpo humano"
 
Robert O.Young é Doutor em Medicina, Microbiologia e Nutrição.
 Há 30 años realizando análises de sangue, sua investigação sobre o câncer foi validada por um estudo científico britânico. Diariamente atende a 14 pacientes em seu Centro "Milagroso pH" localizado perto de San Diego, CA.
 
Seu protocolo de “Estilo de Vida Alcalino” conta com 100% de efetividade em quem o aplicou e conseguiu reverter um sem número de enfermidades metabólicas.
 
Dr. Young, criador do conceito da “Nova Biologia”, é autor de
reconhecidos best sellers: "El Milagroso pH", "Enfermo y Cansado",
“El Milagroso pH para Diabetes”, “El Milagroso pH para
Perder Peso” e "El Milagroso pH para el Cancer”
 
Como cada dia mais cientistas, o Dr. Robert O. Young sustenta
que: “Nosso organismo fabrica e utiliza bicarbonato de sódio como um
sistema natural para manter o desenho alcalino para prevenir a
degeneração do tecido ". (Recordemos o característico sabor do bicarbonato que muitas vezes sentimos na boca antes do vômito)
 
“A hiper-alcalinização dos tecidos corporais com bicarbonato de sódio é a maneira mais segura, eficaz e natural para freiar qualquer condição cancerosa
e muitas enfermidades e processos inflamatórios”
 
Por anos, o Dr.Tullio Simmoncini, oncólogo italiano, esteve tratando o câncer e destruindo tumores mediante o uso de bicarbonato de sódio.
 
Dr. Simmoncini manifesta; “O bicarbonato de sódio é um remédio seguro, extremamente barato e inegavelmente efetivo quando se trata de tecidos
cancerosos”
 
A maioria de nós iniciamos nossas vidas como seres sãos. Conforme envelhecemos, e em grande parte por causa de nossos estilos de vida pouco
saudáveis, bactérias e fungos se acumulam constantemente em nosso organismo, rompendo o equilíbrio saudável em um círculo vicioso cada vez mais grave.
 
As bactérias e fungos envenenam, estressam e debilitam nosso sistema
imunológico. Está comprovado que a maioria das enfermidades imunológicas e
condições infecciosas, são causadas ou pioradas pela presença de bactérias e
fungos.
 
O Dr. Robert Young manifesta: “Durante anos tenho observado o impacto que provoca aquilo que ingerimos no delicado balanço do pH de
nosso sangue. Através de minhas investigações comprovei que a combinação de 4 maravilhosos sais de bicarbonato (sódio, magnésio, potássio e cálcio) ocorre naturalmente em todos os fluidos de um corpo são, com o propósito de manter o balanço alcalino-ácido natural e atuando como anti-oxidantes que retardam o processo de envelhecimento. Uma adequada provisão destes quatro sais de bicarbonato é a melhor proteção contra o envelhecimento e toda enfermidade, incluindo o câncer. Melhoram o rendimento atlético e ao melhorar
a saúde em geral, melhoram também o estado de ânimo e as energias.
 
"Durante os recentes jogos olímpicos em Beijing, vários dos principais atletas melhoraram seu rendimento e inclusive romperam alguns records, ingerindo 1 colher de bicarbonato de sódio”
 
Para frear o envelhecimento e recuperar a saúde é necessário reverter o dano do ácido nas células mediante uma dieta alcalinizante.
 
É hora de fazer as mudanças necessárias em nosso estilo de vida para que nosso corpo volte a um estado de equilíbrio e harmonia.
 
Beba ao menos um litro de água por dia ao qual tenha agregado uma colher de
sopa de bicarbonato de sódio. Isto ajudará a enxugar seu sistema e a liberá-lo da acidez acumulada.
 
Para reverter casos de pneumonia, asma, sinusite, faça nebulizações de água com duas gotas de bicarbonato de sódio líquido, 2 ou 3 vezes por dia.
 
Para prevenir a acumulação de bactérias na boca, faça bochechos com uma mistura de uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo d’água.
 
Para eliminar os resíduos químicos de seu cabelo, agregue uma colherinha de bicarbonato de sódio a seu frasco de shampoo.
 
Para combater os efeitos de uma ingesta ácida, beba antes ou depois da
mesma, um copo d’água com uma colher de cháde bicarbonato de sódio
e .... que sejam 2 colheres se se excedeu com o álcool.
 
De acordo com Dr. Robert O. Young: “se mantemos nosso corpo
com um pH alcalino entre 7.3 e 7.4 nos manteremos livres de enfermidades”
 
Tome seu bicarbonato de sódio todos os dias...
 
É VERDADEIRA PREVENÇÃO